Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

[Seminários] Seminário avançado debate as complexas relações entre Arte, Paisagem, Cultura, Natureza e Tecnologia

Seminário avançado debate as complexas relações entre Arte, Paisagem, Cultura, Natureza e Tecnologia

IV BNB AGOSTO DA ARTE

SEMINÁRIO AVANÇADO DE ARTE (inscrições gratuitas na recepção do CCBNB-Fortaleza até amanhã - quinta-feira, 19)
  

ARTE E PAISAGEM

Dia 19, quinta-feira, 18h

Palestrantes: professora e curadora Glória Ferreira e artista Nelson Felix


Dia 20, sexta-feira, 18h

Palestrantes: Jailton Moreira e Projeto Nuvem (Chang Chi Chai, Lin Lima e Begué).


Há algumas décadas, artistas vêm migrando dos espaços convencionais da arte como ateliês, galerias, museus, para se confrontarem com a imensidão do deserto e das planícies, o macrocosmo dos espaços e tempos infinitos, o microcosmos de um ecossistema.  Alguns fazem das longas distâncias a percorrer a questão de sua poética, outros realizam obras efêmeras que necessitam a mediação tecnológica ou que apenas a fotografia ou o vídeo preservará o rastro.
A excursão dos artistas para fora dos meios e espaços artísticos convencionais teve como efeito a interrogação dos signos e dos sistemas a priori que pretendiam traduzir arte e mundo em verdade. Não apenas as noções de paisagem e natureza, mas também as de lugar, espaço e tempo, sítio e fronteiras (das fronteiras tradicionais da arte àquelas políticas), seriam colocadas em constante interrogação. Como pensar na atualidade, além da tradicional noção de paisagem, as relações complexas entre arte e natureza, arte e paisagem, natureza e cultura, natureza e tecnologia?

Dia 19 (quinta-feira), às 18h

Palestrantes:
Glória Ferreira
Nelson Felix

Glória Ferreira é Doutora em História da Arte, crítica de arte e curadora independente.  Entre suas publicações, organizou os livros: Trilogias. Conversas entre Nelson Felix e Glória Ferreira, 2005 e Wilton Montenegro. Notas do Observatório, 2006.  Co-organizou as coletâneas Clement Greenberg e o debate crítico, 1997, e Escritos de artistas 1960/1970, 2006.  Organizou a coletânea Crítica de arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas, 2006.

Título da palestra: Paisagem na tangente

Nelson Felix (1954, Rio de Janeiro, RJ) é escultor e desenhista. Sua obra é analisada nas publicações Nelson Felix, com texto de Rodrigo Naves, pela editora Cosac & Naify, em 1998; Nelson Felix, com textos de Glória Ferreira, Nelson Brissac e Sônia Salzstein, pela editora Casa da Palavra, em 2001; e Trilogias: Conversas entre Nelson Felix e Glória Ferreira, pela editora Pinakotheke, em 2005.  Alguns de seus trabalhos recentes se pautam pelo desdobramento da escultura e suas coordenadas expandidas pelo mundo. Entre 1986 e 2003, realizou Cruz na América, intervenções artísticas em quatro paisagens da América do Sul: na floresta amazônica, no pampa gaúcho, no litoral cearense e no deserto do Atacama. Em 2006, expôs no Museu Vale (ES) e, em 2009, nas Cavalariças do Parque Lage (RJ). Entre a exposição de 2006 e a de 2009, realizou uma série de inserções artísticas em diversos locais do mundo definidas por rebatimentos abstratos no mapa: Anguilla e República Dominicana, no Caribe; a ilha de Dong-sha, no mar da China; Karratha na costa australiana; o vulcão Hekla na Islândia.

Dia 20 (sexta-feira), às 18h

Palestrantes:
Jailton Moreira
Grupo Nuvem

Jailton Moreira (São Leopoldo, RS, 1960) é artista plástico, professor e curador. Como artista participou de diversas exposições como a III e V Bienal do Mercosul, o Panorama da Arte Brasileira de 2001, 2003 e 2005 no MAM, SP.  Criador do Torreão (1993/2009), juntamente com Elida Tessler.  Curador do Rumos Visuais do Itaú Cultural (1999/2003). Como professor ministrou cursos de história da arte e orientação de trabalhos em diversas cidades do Brasil.
Grupo Nuvem é formado pelos artistas Chang Chi Chai, Lin Lima e Begué. O grupo realiza projetos artísticos que têm, como questão, a relação arte e natureza. Os trabalhos são elaborados a partir da imersão em um ambiente em seu sentido mais amplo (físico, ecológico, cultural, afetivo), dos deslocamentos geográficos, do encontro com espaços gigantescos e temporalidades diversas, das conexões e fragmentações que se estabelecem a partir desses contatos.

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE - FORTALEZA
Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - Fortaleza - Ceará - CEP: 60025-130
Fone (85) 3464.3108 - Fax (85) 3464.3177
ENVIE SUA MENSAGEM   - VISITE NOSSA HOMEPAGE   - SIGA NOSSO TWITTER
cultura@bnb.gov.br - www.bnb.gov.br/cultura - www.twitter.com/ccbnb

Nenhum comentário: