Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

[Grátis - CE] Programação cultural gratuita da Prefeitura de Fortaleza

DIA 19 – QUINTA
CUCA CHE GUEVARA\\
O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, o CUCA Che Guevara, equipamento modelo da Prefeitura de Fortaleza destinado à integração e à formação de jovens de 15 a 29 anos, abriga um grande leque de atividades culturais, em diversas áreas. Toda quinta-feira, às 16h, é dia de Sessão Cineclube, com exibições de filmes de curta, média ou longa metragem, sempre aberto ao público em geral seguido de bate-papo. No mês de agosto, será realizada a Mostra Circuito Tela Verde, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente.

DIA 20 – SEXTA
SOL MAIOR\\
O projeto Sol Maior, que leva atrações diversas ao Passeio Público, recebe nesta sexta-feira o ensaio fotográfico “Brasil um espaço para imagem”, de Celso Oliveira. O fotógrafo vai fazer uma projeção, inicialmente, com os livros que publicou pela editora Tempo d’Imagem. A proposta é passar para os iniciantes no campo da fotografia que o espaço e a riqueza do país levam a um mergulho na identidade nacional. “Por muito tempo ficamos descobrindo, praticamente sozinhos, que direção iríamos dar ao nosso trabalho. Eu diria hoje que a fotografia feita no Brasil tem um olhar próprio e singular. Agora o espaço é vasto e a maneira de ver tem que ser também. Nesse país todos são irreverentes, na verdade nós somos o tema”, resume o fotógrafo.

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro). A praça é a primeira da cidade a oferecer internet banda larga sem fio gratuitamente. O serviço está disponível para computadores portáteis que possuem adaptador wireless interno.

CHORINHO NO MERCADO\\
Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o nosso chorão referencial, o Macaúba.

O show do dia 20 é com o Regional Cordas que Falam, grupo que existe desde 1997 e, com a atual formação, há oito anos. Formado por Fernando do Pandeiro, Luis José no cavaquinho, Márcio Ramalho no violão de sete cordas, Manuel Guerreiro no violão de seis cordas e Saraiva do Bandolim, o Cordas que Falam executa pérolas do gênero, incluindo grandes nomes do choro no repertório. 

Serviço
Chorinho no Mercado - Dia 20 show com Cordas que Falam, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

DIA DO FOLCLORE\\
No dia 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore, data em que todas as tradições, lendas e crenças brasileiras são exaltadas em vários cantos do país. A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) se integra ao calendário de celebrações nacionais e apoia uma programação especial para os festejos, realizada pelo Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas. O grupo vai promover o III Encontro dos Grupos Tradicionais Populares, batizado esse ano como “Folgança - Uma Festa de Ritmos e Alegria”. A comemoração será no dia 20, no Centro de Cidadania César Cals, às 19h. O evento também conta com o apoio da Comissão Nacional de Folclore, Comissão Cearense de Folclore, Fórum Cearense de Cultura Tradicional Popular e Ong Movimento Pro-Cultura.

Serviço
Dia Nacional do Folclore - III Encontro dos Grupos Tradicionais Populares / Folgança - Uma Festa de Ritmos e Alegria – Dia 20, às 19h, no Centro de Cidadania César Cals (Rua Cel. Matos Dourado, 1499 - Pici). Informações: (85) 8776.3640.

DIA 21 - SÁBADO
SOL MAIOR\\
O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (21), a partir das 12h30, o músico Rafael Magoo. O jovem guitarrista começou seus estudos de violão e guitarra aos 14 anos. A maior parte de sua formação é autodidata, mas em 2004 e 2005 participou do Festival de Música da Ibiapaba, quando estudou harmonia, improvisação, composição e arranjo com grandes professores e músicos do cenário brasileiro. Apesar de jovem, já acompanhou diversos artistas cearenses como David Duarte, Edinho Villas Boas, Joana Angélica, Lucio Ricardo, Daniel Costa, Murano, entre outros.

Participou do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga e também do primeiro Ceará Instrumental realizado em 2009, tocando com grandes músicos. Atualmente, realiza um projeto experimental, chamado “Panth e as Rochas”, com Pantico Rocha (baterista do cantor Lenine), onde são misturados instrumentos de percussão, cavaquinho e guitarra elétrica. Desenvolve um intenso trabalho na cena local com a Banda Locomotiva (www.locomotiva-ce.net). Também já dividiu os palcos com alguns artistas nacionais e internacionais como Raimundo Fagner (com quem trabalha atualmente), Toni Garrido (ex-integrante do grupo Cidade Negra) , Afonso (ex- integrante do grupo Dominó), Jorge Vercilo, Jorge Israel (Kid Abelha), Marcelo Bonfá (Legião Urbana) e JJ Jackson. Rafael Magoo está produzindo seu primeiro disco instrumental, que reunirá suas maiores influências desde a música brasileira ao pop britânico.

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro). A praça é a primeira da cidade a oferecer internet banda larga sem fio gratuitamente. O serviço está disponível para computadores portáteis que possuem adaptador wireless interno.

GIBITECA\\
A Gibiteca Municipal de Fortaleza, equipamento inserido dentro da Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, é uma biblioteca segmentada, com acervo e programação voltada para o universo das Histórias em Quadrinhos, e, ao mesmo tempo, um lugar de convergência para os diversos públicos que interagem com essa forma de arte. Demanda do Orçamento Participativo (OP) 2006, a Gibiteca conta com um acervo de mais de três mil gibis de várias editoras. Em agosto, conta com uma programação especial.

No dia 21, das 14h às 15h30, haverá uma reunião do Fórum Nona Arte, reunião de pessoas da comunidade de Histórias em Quadrinhos (Nona Arte) para discutir assuntos de interesse comum, como: Mapeamento Cultural do Segmento, II Panorama Nona Arte, Convenção de Quadrinhos, entre outros.

Serviço
Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira/ Gibiteca Municipal – Av. da Universidade, 2572 – Benfica. Informações: 3105.1299

CUCA CHE GUEVARA\\
O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, o CUCA Che Guevara, equipamento modelo da Prefeitura Municipal de Fortaleza destinado à integração e à formação de jovens de 15 a 29 anos, abriga um grande leque de cursos e atividades culturais, em diversas áreas. Em agosto, o CUCA Che Guevara começa a implantar a programação permanente em seus espaços nas diferentes linguagens artísticas. Todas as atividades são gratuitas.

>> Terceiro Ato - O programa Terceiro Ato, voltado para acolher as produções em Artes Cênicas, privilegia espetáculos da cena teatral e da dança para que o público conheça a diversidade das produções locais em gêneros variados, como balé clássico, dança flamenca, dança contemporânea, teatro de bonecos e comédias, entre outros.
Todos os sábados de agosto às 18 horas, no Cineteatro.

>> Encontros Musicais - O programa Encontros Musicais recebe, a cada sábado, dois grupos que dialogam e trocam experiências. A cada semana, um gênero musical diferente: rock, reggae, samba rock, rap, hip hop.
Todos os sábados, às 19 horas, no Anfiteatro.

Serviço
CUCA Che Guevara: Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará.  Maiores informações: (85) 3237.4566 e programacaocucacheguevara@gmail.com.

DIA 22 – DOMINGO
PIQUENIQUE NO PASSEIO PÚBLICO\\
Um lanche fora de casa com ares bucólicos. A toalha xadrez vermelha no chão, bolos, sucos, frutas, sanduíches e a família reunida. Gostou da ideia? Que tal reunir a família e os amigos para um programa que, cada dia mais, é esquecido? O piquenique é uma atividade tão fácil de preparar quanto de se apreciar. E ainda mais de for no Passeio Público, praça mais antiga e arborizada da Cidade que agora abre seus portões aos domingos pela manhã para mais esta novidade. O Passeio Público, com suas árvores centenárias, quiosque, bancos e chafariz, está aberto a mais essa troca afetiva e simbólica. Aproveite a dica e organize um saboroso encontro, regado a brisa, mar e cantos dos passarinhos.

Neste domingo 22, a atração é o espetáculo teatral “A menina dos brincos de ouro”, dirigido, escrito, produzido e encenado por Edivaldo Batista e Paula Yemanjá. A peça conta a história de Maria do Socorro, filha de uma lavadeira que sonha em ser cantora. Sua vida muda quando é raptada por Venâncio, homem inescrupuloso, que a obriga a cantar em troca do seu belo par de brincos de ouro. A historia é uma livre adaptação do conto homônimo recolhido da cultura popular pelo folclorista Câmara Cascudo que narra as desventuras da menina sequestrada pelo "velho do saco".

Serviço
Piquenique no Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n, Centro - ao lado da Santa Casa de Misericórdia). Todos os domingos, a partir das 9h. Informações: 8766-5633.

PROJETO ENSAIO ABERTO \\
Todos os domingos, sob as árvores centenárias do Passeio Público, a mais antiga praça da Cidade, artistas e coletivos realizam ensaios abertos de seus trabalhos em desenvolvimento nas diversas linguagens artísticas, seja na música (samba, chorinho, afoxés, maracatus, forró, entre outros), no teatro ou na dança. Neste domingo, ensaio é do Afoxé Acabaca.

Fundado em maio de 2006 com o intuito de divulgar as religiões de matriz africana e lutar contra todo tipo de preconceito, o Bloco de Afoxé Camutuê Alaxé (Acabaca) pretende preencher um espaço no meio cultural cearense e se propõe a ser mais um componente na diversidade cultural do Estado. Embalado pelo toque dos agogôs, abês e atabaques, o Acabaca canta e dança para os Orixás e para todos aqueles que admiram, respeitam e se identificam com a cultura afrobrasileira.

Serviço
Projeto Ensaio Aberto – Todos os domingos, a partir das 15h30, no Passeio Público
(Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro)

DOMINGO DA LIBERDADE \\
Todos os domingos é dia de dançar e tocar os ritmos do afoxé no Parque da Liberdade (Parque das Crianças). Religiosamente, o Afoxé Oxum Odolá ensaia no local, das 15h às 18h, com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), através da Coordenadoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Coppir). O Domingo da Liberdade, como o encontro foi batizado, é aberto a quem quiser dançar, cantar, tocar os instrumentos (agogôs, tantans, agbês e atabaques) e conhecer melhor o toque Ijexá. O Afoxé Oxum Odolá foi fundado em 2009 pelo Instituto de Difusão da Cultura Afrobrasileira (Indica), como forma de celebrar a cultura e a religiosidade negras e reverenciar a orixá Oxum, mãe das águas doces e da música, orixá da beleza, do amor, do ouro e dos rios.

Serviço
Domingo da Liberdade - Ensaio aberto do Afoxé Oxum Odolá. Todos os domingos, das 15 às 18h, no Parque da Liberdade (Parque das Crianças). Maiores informações: (85) 8811.8798 e 8712.2873.

Nenhum comentário: