Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 17 de agosto de 2010

[Evento – CE] Fortaleza comemora o Dia do Folclore

A comemoração será no dia 20, no Centro de Cidadania César Cals, às 19h.

No dia 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore, data em que todas as tradições, lendas e crenças brasileiras são exaltadas em vários cantos do país. A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) se integra ao calendário de celebrações nacionais e apoia uma programação especial para os festejos, realizada pelo Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas. O grupo vai promover o III Encontro dos Grupos Tradicionais Populares, batizado esse ano como “Fogança - Uma Festa de Ritmos e Alegria”. A comemoração será no dia 20, no Centro de Cidadania César Cals, às 19h.
O Dia do Folclore foi criado em 1965, através de um decreto federal. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore, em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".
O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo e sua História. Mas para que certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os especialistas, é preciso que ele seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.
O folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo de anos, principalmente pela mistura étnica entre indígenas, brancos e negros. Por meio do folclore o homem expressa suas fantasias, seus medos e desejos. E o folclore cearense tem representações próprias do nosso povo, que fazem do Ceará um estado festivo e alegre – características que a Prefeitura de Fortaleza faz questão de manter, através de uma política cultural democrática, cidadã e reverente às tradições.
O evento também conta com o apoio da Comissão Nacional de Folclore, Comissão Cearense de Folclore, Fórum Cearense de Cultura Tradicional Popular e Ong Movimento Pro-Cultura.

Serviço:
Dia Nacional do Folclore - III Encontro dos Grupos Tradicionais Populares / Fogança - Uma Festa de Ritmos e Alegria – Dia 20, às 19h, no Centro de Cidadania César Cals (Rua Cel. Matos Dourado, 1499 - Pici). Informações: (85) 8776.3640.

Nenhum comentário: