Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 17 de agosto de 2010

[Notícias – CE] Secultfor - Fortaleza apresenta candidatura a selo da Unesco na IX Feira da Música

A proposta de integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco será apresentada pela primeira vez ao público no dia 18, às 17h, no Centro Dragão do Mar

Fortaleza está preparando sua candidatura para integrar-se à Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), na categoria Música. A iniciativa é da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), que está formatando em parceria com entidades da sociedade civil organizada, sob a orientação de consultoria internacional, um dossiê técnico para ser enviado e avaliado pela Unesco. A ideia é buscar, com o selo de Cidade Criativa em Música, o reconhecimento internacional da capital cearense e de suas manifestações culturais, em particular da música, e o compartilhamento de experiências e conhecimentos com espaços culturais de todo o mundo.

A postulação ao título da Unesco será apresentada e debatida no painel de abertura da IX Feira da Música de Fortaleza, no dia 18, às 17h, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Intitulado “Fortaleza: Cidade Criativa em Música”, o painel contará com a participação do consultor internacional, Benedetto Zacchiroli, do secretário adjunto da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Afonso Luz, da secretária de Cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita, da pesquisadora Cláudia Leitão, ex-secretária de Cultura do Estado do Ceará, e o consultor Glauber Uchoa, que organiza o dossiê.

A candidatura de Fortaleza é baseada em algumas experiências culturais, entre elas o forró (carro-chefe da música na cidade), os festejos juninos, o pré-carnaval e o carnaval. De acordo com o coordenador de Música da Secultfor e articulador institucional do selo da Rede de Cidades Criativas, Guga de Castro, a intenção é alçar Fortaleza ao título de capital mundial do forró, assim como Sevilha, uma das quatro Cidades Criativas em Música da Unesco, é a capital internacional do flamenco.

“Para isso, estamos preparando um dossiê com diversas informações técnicas para mostrar para a Unesco as potencialidades de Fortaleza. O consultor que está nos orientando, Benedetto Zacchiroli, tem experiência nisso. Ele já conduziu o processo da candidatura de Bolonha, na Itália, e conseguiu a aprovação da Unesco. Na opinião dele, e na minha também, Fortaleza tem todos os pré-requisitos para integrar a Rede de Cidades Criativas”, afirma. 

Guga explica que, no painel durante a IX Feira da Música, o italiano Benedetto Zacchiroli (também consultor da Unesco) irá apresentar o conceito da Rede de Cidades Criativas, mostrar como funciona o processo de candidatura e certificação do selo de Cidade Criativa e falar da experiência de Bolonha e de outras cidades integrantes da Rede. Já a Secultfor irá expor no painel informações sobre a proposta de Fortaleza, os aspectos musicais e diferenciais da cidade, além das políticas inauguradas na atual gestão e o que se aponta pro futuro, com a apresentação do seu programa para os próximos dois anos, caso venha a ganhar o título de Cidade Criativa.

Participam também do painel o consultor Glauber Uchoa, responsável pela formatação e redação final do dossiê, mostrando as estratégias de Fortaleza, e a professora doutora Cláudia Leitão, falando sobre desenvolvimento e as indústrias criativas, uma de suas linhas de pesquisa.

Rede de Cidades Criativas da Unesco
Lançada em 2004, a Rede de Cidades Criativas parte do princípio de que o estímulo à criatividade contribui para o desenvolvimento socioeconômico e para a promoção da diversidade cultural. Dessa forma, a Rede conecta cidades do mundo inteiro que desejam dividir experiências, ideias e práticas de sucesso das indústrias criativas locais. As Cidades Criativas da Unesco são divididas em sete categorias: literatura, música, cinema, artesanato e arte regional, artes midiáticas, design e gastronomia. Atualmente, 25 cidades do mundo inteiro integram a seleta Rede de Cidades Criativas da Unesco. Da América do Sul, somente Buenos Aires, na Argentina, faz parte do grupo. 

Entre as vantagens de receber o selo, estão a ampliação da oferta cultural da cidade por meio de uma plataforma internacional, o desenvolvimento econômico e social da cidade a partir da criatividade, a capacitação e formação em técnicas empreendedoras dos agentes culturais locais, o fomento à inovação por meio do intercâmbio de capacidades técnicas e conhecimentos especializados, e a promoção da diversidade da produção cultural nos mercados nacionais e internacionais.

Conheça as cidades que fazem parte, atualmente, da Rede de Cidades Criativas da Unesco, por categorias:

Literatura

Edimburgo, (Reino Unido)
Iowa (Estados Unidos)
Melbourne (Austrália)
Dublin (Irlanda)

Cinema

Bradford (Reino Unido)

Música

Bolonha (Itália)
Ghent (Bélgica)
Glasgow (Reino Unido)
Sevilha (Espanha)

Artesanato e Arte Regional

Aswan (Egito)
Kanazawa (Japão)
Santa Fé (Estados Unidos)
Icheon (Coreia do Sul)

Design

Berlim (Alemanha)
Buenos Aires (Argentina)
Kobe (Japão)
Montreal (Canadá)
Nagoya (Japão)
Shenzhen (China)
Seul (Coreia do Sul)
Shanghai (China)

Artes midiáticas

Lyon (França)

Gastronomia

Popayan (Colômbia)
Chengdu (China)
Östersund (Suécia)
 
Serviço:
Painel “Fortaleza: Cidade Criativa em Música”, na IX Feira da Música de Fortaleza – Dia 18, às 17h, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Mais informações: 3105-1358. 

Nenhum comentário: