Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

[Grátis] Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Visitação Gratuita as exposições e teatrinhos infantis
Teatrinho de Fantoches do Memorial da Cultura Cearense

A equipe de educadores do Núcleo de Ação Educativa, do Memorial da Cultura Cearense, apresenta o Teatrinho de Fantoches. A iniciativa visa a atender professores e alunos que desejam [com]partilhar idéias e experiências, tendo o lúdico como ponto de partida.

O Teatrinho é composto por três personagens – Vovó, Ciço e Dina – que dialogam com o público acerca do Memorial da Cultura Cearense e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O diálogo entre os personagens acontece em meio a expectativa de uma visita ao Memorial que Dina e Ciço farão acompanhados de sua Vovó.

A certeza do estimulo à imaginação e à possibilidade de entender a dinâmica do museu e da educação não-formal motiva-nos a dialogar, trocando experiências e consolidando parcerias.

SERVIÇO: Agendamento de apresentações do Teatrinho de Fantoches do Memorial da Cultura Cearense pelo telefone (85) 3488-8604 ou pelo e-mail agendamento@dragaodomar.org.br
  

Exposição - A magia da infância


“Brinquedo - A Arte do Movimento” não é somente uma exposição de objetos lúdicos. É também um estimulante da memória e um ativador de sensibilidade. É possível voltar no tempo e conviver com a lembrança de parentes e de momentos marcantes por meio do contato com as miniaturas coloridas do mundo adulto. O resgate, proporcionado pelo acervo de aproximadamente 800 peças, vai de caminhões de madeira, bonecas de pano, petecas, rodas-gigantes a outras belezas artesanais.
Todos os brinquedos expostos pertencem a Coleção Macao Goes – brinquedos populares, formada pela pesquisadora gaúcha que nomeia o acervo. Ao longo de mais de trinta anos de estudo, formação em arte e educação, pesquisa e vivência com os criadores do universo popular, Macao transformou o seu pequeno sonho em um valioso acervo. “A coleção foi crescendo e virou objeto de desejo e de vida. Guardei as primeiras bonecas de pano e os lindos carrinhos de lata motivada por lembranças da infância e juventude, raízes familiares gaúchas e nordestinas”, conta.

As  peças reunidas pela pesquisadora foram recentemente compradas pelo Centro Dragão do Mar e hoje pertencem ao acervo do Memorial da Cultura Cearense. A exposição tem curadoria do antropólogo e museólogo Raul Lody. Para ele a exposição proporciona uma bela experiência semântica, pois aborda os diversos aspectos do brinquedo artesanal, como a memória, o objeto de arte e a cultura popular. Além das 800 peças separadas por temas o visitante vai interagir com as instalações. “É um mergulho no mundo dos brinquedos aberto a todos. Os adultos têm a lembrança e as crianças a prática”, explica.

Serviço: Brinquedo - A Arte do Movimento, no Memorial da Cultura Cearense do Dragão do Mar. O funcionamento é de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30). De sexta a domingo, a visitação é das 14h às 21h (acesso até às 20h30) - Ingressos: R$ 2,00 / 1,00 – Acesso livre aos domingos. Outras informações: (85) 3488-8621 (Agenda para escola e grupos)

Dragão do Mar Educativo
Agendamento dos Museus
Os museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura oferecem como atividade permanente o atendimento especializado ao público escolar, idosos, turistas e outros grupos, com agendamento prévio.
O agendamento pode ser feito pelo telefone (85) 3488.8604 ou pelo e-mail agendamento@dragaodomar.org.br.
O agendamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Nenhum comentário: