Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

domingo, 2 de dezembro de 2018

Medicina] Diabetes: prevenção é o caminho para evitar a doença


Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 16 milhões de brasileiros sofrem de diabetes. Ainda de acordo com o estudo, a taxa de incidência da doença cresceu 61,8% nos últimos dez anos. Ela é considerada uma epidemia mundial, é uma enfermidade crônica, que até o momento não tem cura, com maior índice de complicação e uma das maiores responsáveis por doenças cardiovasculares como AVC e infarto. Isso porque cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e 5 milhões morrem por ano devido a esta doença.

Segundo a Endocrinologista do Hospital São Camilo Cura d’Ars, Dra. Mariana Pinto, o diabetes deve ser trabalhado desde o momento do diagnóstico, que é detectado através de exames de checkup, com a dosagem da glicemia, como forma a prevenir essas complicações cardiovasculares. Com o exame é possível diagnosticar se o paciente é diabético ou pré-diabético. No caso de pré-diabético, ele consegue controlar e remediar o aparecimento da doença e suas complicações.

A endocrinologista alerta, que existe também, o histórico familiar, importante para aquelas pessoas que não foram diagnosticadas com a doença, mas que possuem parentes próximos que sofrem de diabetes. O cuidado neste caso, também é preventivo: evitar ganho de peso; alimentação rica em carboidratos, doces e refrigerantes; assim também como os alimentos processados.

Dra. Mariana afirma que, quem já tem diabetes precisa fazer um acompanhamento rigoroso, de preferência com um endocrinologista, para evitar que a doença evolua para o nível mais grave, que seriam as complicações renais, oftalmológicas, neurológicas e cardiovasculares, que são as principais causas de mortalidade em pacientes com esse perfil.

Para evitar o diabetes é preciso o controle do peso, ter uma alimentação saudável a base de frutas e verduras, evitar alimentos processados e industrializados, fazer atividade física com frequência, fazer exames periódicos, principalmente se tiver histórico familiar ou vida sedentária, evitar consumo de álcool e cigarro. 

Responsável Técnico: Dr. Madison Mont'Alverne / CRM: 3794

Quer trabalhar no Hospital São Camilo? Cadastre seu currículo no site, na área ‘’Trabalhe Conosco’’: www.saocamilofortaleza.org.br

Nenhum comentário: