Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 30 de março de 2018

Saúde] CONSUMO DE CHOCOLATE


O alto consumo de chocolate na páscoa, além satisfazer o paladar de muitos, pode trazer alguns riscos, se consumido excessivamente. Em certos casos deve ser evitado ou substituído por similares menos comuns. A nutricionista da Hapvida, Mariana Mesquita, fala mais sobre o assunto:

Quais os malefícios do consumo excessivo de chocolate?

- O problema não é o consumo, e sim o exagero, assim como qualquer outro tipo de alimento. Os excessos imediatos podem causar diarreia, desconforto gástrico, azia, indigestão e até mesmo insônia. Já os excessos a longo prazo, podem causar aumento de gordura corporal, gordura  sanguínea e alterações na glicemia.

Quais os tipos de chocolates e seus benefícios?

- O chocolate tem inúmeros benefícios e pode sim fazer parte de um planejamento saudável, mas isso depende muito do tipo de chocolate que será consumido. O chocolate aumenta a produção de serotonina e endorfina, que são chamados de hormônios do prazer, pois aumentam a sensação de felicidade. A sensação de prazer que sentimos ao comermos chocolate é a mesma sensação de quando estamos apaixonados. O chocolate amargo é o mais saudável, pois têm 70% ou mais de cacau na sua composição. Esse tipo de chocolate é mais  escuro, tem oxidantes e é rico em flavonoides, então, eles estimulam a sensação de bem-estar e prazer, conciliando, claro, os batimentos cardíacos e a boa circulação sanguínea, entre outros tipos de benefícios. O chocolates sabor meio-amargo têm entre 40% e 55% de cacau, e têm mais adição de açúcar, o que o torna mais agradável ao paladar, mas ele também é escuro e não tem tanta adição de leite. Já o chocolate ao leite tem um teor menor de cacau, chegando até 25% a 30%, e muito mais leite na sua composição, ficando com muito mais gordura e açúcar, então, ele não faz parte de uma escolha saudável para consumo. Tem também o chamado chocolate branco, que não é considerado chocolate porque não tem cacau na sua composição. Esse seria o tipo mais maléfico.

Existe uma idade específica para uma criança começar a consumir chocolate?

- O ideal é que uma criança comece a fazer consumo de algum tipo de doce a partir de 3 anos de idade. Hoje em dia os pais estimulam o consumo cada vez mais cedo, sendo assim, preferencialmente a partir de 1 ano de idade. Como as crianças gastam bastante calorias, elas não sentem muito essas adversidades no aumento de peso de forma tão rápida. Mas é importante avaliarmos também os exames dessas crianças, porque podem ter alterações no colesterol e glicemia nessa primeira infância. Então, quanto mais tardio for o consumo de chocolates, melhor.


E quanto às pessoas que têm restrições como intolerância à lactose e diabetes, existe no mercado chocolates específicos para elas?

- Hoje, o mercado está muito abrangente, e podemos encontrar bastante tipo de produto. Pra quem é intolerante à lactose, é muito fácil encontrar no mercado
 produtos que chamamos de lactofree, que são isentos de lactose. Existem chocolates que são a base de leite de soja, amêndoas e arroz. Existem também, tipos de alimentos específicos para diabéticos, mas é necessário ter cuidado, pois, não é porque tem chocolate que se diz ser diet, que pode ser consumido por esse público. Diet significa a redução de algum tipo de nutriente, mas não necessariamente o açúcar. Nesse caso , é importante estar atento aos rótulos.


O consumo de chocolate causa acne? Ou é mito?

- Não especificamente o consumo do chocolate, afinal, o chocolate propriamente dito, é saudável, pois ele é oxidante e anti-inflamatório. O problema da acne vem de outros compostos do qual são feitos os chocolates, como leite, açúcar, manteiga e gordura que integram sua fórmula. Tudo isso vai aumentando os níveis de alterações hormonais, provocando esse tipo de inflamação que é a acne.


É verdade que consumir chocolate antes dos exercícios físicos faz bem?

- Sim. Mas o ideal é que o chocolate seja do tipo amargo ou meio amargo, e pode vir acompanhado de uma fruta ou de algum iogurt desnatado. Ele é bom porque gera energia para um ótimo treino.

Dica para um bom consumo

Além do consumo com moderação, é importante  escolher bem o tipo de chocolate, sempre o mais  escuro  possível, pois eles têm uma porcentagem maior de cacau.

Nenhum comentário: