Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE/FORTALEZA] PROGRAMAÇÃO SETEMBRO 2017 - ARTES CÊNICAS

TODA PALAVRA É RECICLADA
FOTO: EDUARDO RAMOS

PROGRAMA ATO COMPACTO
TEATRO / CENAS CURTAS
Mostra de Esquetes do Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece (FECTA)
Dia 06, quarta, 18h
Apresentação das esquetes que foram destaque no 13º Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece (FECTA): “Ou Tudo ou nada/”(1º Lugar Júri Oficial), do Grupo Zona II; “Toda Palavra é reciclada” (2º Lugar Júri Oficial), com Grupo Gatec; “Cabeças poder bananas” (3º Lugar Júri Oficial), Grupo cena Fórum; e “Viúva de um marido vivo” (1º Lugar Júri Popular), do Cia. Dhimahi de Teatro . 60 min. Classificação: 16 anos

ESQUETES:
Viúva de um marido vivo – Cia. Dhimahi de Teatro /Fortaleza –CE – Classificação 10 anos
Raimunda, 83 anos, conta suas memórias para a neta. A história de seu casamento, do nascimento e criação de suas filhas e filhos, e do grande amor de sua vida. Histórias que vão costurando o presente e o passado, enquanto comédia e drama se entrelaçam.

Cabeças poder bananas – Grupo cena Fórum /Caucaia –CE – Classificação 16 anos
A pátria pare mais um filho mesmo sem a sua vontade, cabeças poder bananas carrega uma mistura de ritmos surgidos das periferias brasileiras, introduzido todos que falam das relações políticas, econômicas e cultural que o pais vivencia.

Toda Palavra é reciclada – Grupo Gatec / Cascavel –CE – Censura Livre
Quatro personagens compartilham sua formulação estética do Teatro do Absurdo enquanto poética das imagens cotidianas que alcance os desafios existenciais da incomunicabilidade, da solidão e da finitude.

Ou Tudo ou nada – Grupo Zona II/ Fortaleza -CE –classificação livre
Um humilde pescador sai para o mar, como faz todos os dias. Mas ao pescar um animal fantástico e devolvê-lo a água, sua rotina se transforma graças a sua mulher que vislumbra a possibilidade de mudar de vida. Motivado por ela, o pescador mergulha no desejo cíclico de sua mulher em busca de tudo ou nada.

TEATRO
AQUELAS - Uma dieta para caber no mundo

Com Juliana Veras e Monique Cardoso

Dias 08, 14 e 15, quinta e sextas


A partir de um processo colaborativo de construção, o espetáculo “aquelas - Uma dieta para caber no mundo”, grita as lutas das mulheres por seus direitos e autonomia de suas próprias vidas. Partindo de uma reflexão sobre a violência contra a mulher na região do Cariri, aquelas, rompe as barreiras geográficas e ganha caráter universal, nos fazendo ruminar as relações sociais e culturais de gênero. O espetáculo parte da pessoalidade das intérpretes Monique Cardoso e Juliana Veras, passando por vidas e histórias onde a misoginia nos apresenta fatos absurdos. A violência cotidiana tão naturalizada, onde o ser mulher é ficar frente a frente diariamente com a morte, seja na fila de uma clínica clandestina, seja ao dormir em uma cama ao lado do seu agressora-assassino. A encenação brutalmente delicada de Murillo Ramos, instaura um jogo cínico e cúmplice com a plateia, através de imagens, objetos e músicas, transformados em narrativa, dentro de um jogo cruel. Uma dieta diária para caber no mundo. Direção: Murillo Ramos. 60 min. Classificação: 16 anos.

TEATRO
Festival Internacional Mestre Pedro Boca Rica de Teatro de Boneco – FIB*
Dia 19, terça, 10h às 13h, e 19h às 20h

Para comemorar o aniversário de 80 anos do multiartista Mestre Boca Rica, nascido em 16 de novembro de 1936, o festival apresentará 10 grupos, envolvendo em torno de 100 artistas. Serão dois grupos nacionais, dois internacionais e seis grupos cearenses com apresentações em três cidades: Ocara, onde nasceu Pedro Boca Rica, Fortaleza onde ele viveu e mostrou sua arte e em Juazeiro do Norte. Pedro dos Santos de Oliveira morreu jovem, em 28 de março de 1991, vítima de câncer. Com 55 anos, o Mestre, que ganhou o apelido em razão de ter alguns dentes superiores revestidos de ouro, formou artistas na família de sangue e na da arte e tem sua obra reverenciada em museus do mundo, como Estados Unidos da América, Japão, Alemanha, França e outros.
*Projeto contemplado pelo Programa de Patrocínios Banco do Nordeste Cultural 2016/2018.


TEATRO
 Eu vim pra dizer que te amo
Coletivo Arremate de Teatro
Dias 21 e 22, quinta e sexta, 18h
"Eu vim pra dizer que te amo", montagem do Coletivo Arremate de Teatro (Fortaleza-CE), é uma poética abordagem teatral sobre a depressão, transitando por temas como os abismos da convivência, o amor e o suicídio. A cena convida à reflexão direta sobre tais questões, numa visita aos anos 90 do Século XX, embalada por música, diálogo e poesia. Em uma cidade como a nossa, com ruas e prédios como os nossos, quatro pessoas como nós vivem relações que se revelam complicadas. Como podem ser as nossas relações. O receio de encarar o olhar do outro faz com que os personagens Davi, Inês, Beatriz e Magnólia se percam numa teia de mal entendidos e expectativas. Entrelaçados por coincidências de tempo e espaço, eles vivem uma delicada trama onde a falta de diálogo sincero provoca dúvidas, certezas e afetos equivocados. Texto, Encenação e Música: Juliana Veras. 60 min. Classificação: 14 anos.

TEATRO
A Isca
Com Edivaldo Ferrer
Dias 28 e 29, quinta e sexta, 18h

1943. Em plena noite, um navio zarpa em alto mar com um grupo de pescadores. Ao comando do Capitão, os tripulantes Nestor, Mantêga e Sereno, seguem a bordo de uma grande aventura que tem o riso e a crítica como pano de fundo. Uma velha matéria de jornal e um penico - que é signo e extensão do corpo do ator - são o ponto de partida para um mergulho nas surpresas, paixões, alegrias e tristezas presentes na narrativa. Direção: Edivaldo Ferrer. 40 min. Classificação: Livre.



Nenhum comentário: