Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

domingo, 27 de agosto de 2017

Evento] PRIMEIRA DAMA DE FORTALEZA PARTICIPA DE EVENTO EM COMEMORAÇÃO À SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 
A primeira dama de Fortaleza, Carol Bezerra, participou, na última quinta-feira (24.08), ao lado da primeira dama do Ceará, Onélia Leite Santana, do evento em alusão a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A programação aconteceu por meio do Praia Acessível, programa realizado no Aterrinho da Praia de Iracema. Também estiveram presentes, juntamente com o secretário executivo de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, o coordenador das Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Emerson Damasceno, a vice-presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (FUNCI), Márcia Dias, além de representantes das APAES de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba.


O projeto implantado através de parceria da Prefeitura de Fortaleza com o Governo do Ceará, com o apoio do Hotel Sonata, tem o objetivo de promover acessibilidade à praia de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Cerca de 15 profissionais da Prefeitura de Fortaleza, entre técnicos da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), enfermeiros e fisioterapeutas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e guarda-vidas da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza prestam atendimentos aos usuários do Praia Acessível, além do apoio do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.

‘’Este é um projeto modelo que já atendeu mais 1.800 pessoas, no período de abril de 2016 até julho deste ano, e foi tema de pauta nacional. A Prefeitura trabalha e luta, principalmente, para proporcionar ambientes acessíveis para todos na área da educação, disponibilizando salas multifuncionais, as praças que estão sendo reformadas e oferecem rampas para o público. Estamos juntos da população para oferecer mais lazer para todos”, declarou a primeira dama de Fortaleza Carol Bezerra.

O coordenador das Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da SDHDS, Emerson Damasceno, fez o teste inicial do projeto e aprovou a iniciativa. ‘’O Praia Acessível já completou um ano e contempla a Convenção da ONU e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). O projeto dá de volta o direito da pessoa com deficiência ao lazer, do cidadão poder ir à praia com a família e o direito à saúde também”.

“O Praia Acessível integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, que foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade”, afirmou a primeira dama do Estado, Onélia Leite Santana.


O programa oferece banho de mar assistido, através de cadeiras anfíbias, além de atividades esportivas, como vôlei e frescobol adaptados, e funciona de quarta-feira a domingo, de 9h às 14h, na Praia de Iracema. O local ainda oferece aos usuários tendas, cadeiras de praia, guarda-sol, estrutura com banheiro acessível, piscinas e vagas de estacionamento específicas para o público participante.  

Nenhum comentário: