Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Projeto] O CIRCO E A “MÁGICA” TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS




  
Instituto Intervalo leva crianças com maior rendimento escolar para conhecer de perto um dos maiores circos do Brasil: o Universo Casuo! 

“No circo a vida se faz magia”, diz a canção que embalou e ainda embala a fantasia de tanta gente. E como em um passe de mágica, o Instituto Intervalo ajuda a transformar a vida de mais de centenas de crianças de Fortaleza, através do Projeto Circo Social Respeitável Vida.

Nos últimos dois anos, a coordenadora da ONG, Ana Karine Coelho, se dedica a ensinar a importância da arte na vida de cada uma dessas crianças. A parte da técnica circense fica por conta dos ex-alunos e, atualmente, professores do projeto, Marcos e Washington, assistidos pelo projeto, que é coordenado pelo Estado. Mais do que formar artistas do picadeiro, o Instituto que aprendeu a arte de fazer rir no circo trabalha para mostrar para seus alunos que a vida pode ir muito além daquilo que costumam ver e viver nas periferias da cidade.

Feitos de sonhos, as possibilidades se tornam palpáveis quando avistam uma brecha para o mundo. Mundo esse que, por muitas vezes, foi dada às costas para um novo amanhecer, um novo aprendizado. Porém, há quem acredite! Há quem torne possível a imaginação em realidade! Basta acreditar. E assim aconteceu com o Claudio, a Jéssica e o Willian. Três crianças, vindas de escolas públicas, e que foram escolhidas para assistir um dos maiores espetáculos do Brasil, o Universo Casuo, que aterrissa em Fortaleza, neste domingo, dia 6.



Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social e humano, utilizando a cultura e as artes circenses como elemento central de uma atuação focada na geração de múltiplas oportunidades de ascensão pessoal e coletiva para crianças, adolescentes e jovens de classes populares, o Projeto Escola Circo Social Respeitável Vida atende nas oficinas 30 (trinta) crianças e adolescentes moradoras da Casa do Menor São Miguel Arcanjo estudantes que residem na comunidade Jaquatá – Boa Vista e alunos(as) da Escola Professor Maria Stella Cochrance Santiago.

“Passamos a nossa experiência de vida e falamos que só eles podem traçar o seu futuro. Não é porque o pai é um alcoólatra que o jovem tem que ser também. Dizemos que ele não é obrigado a ser ninguém que ele não queira ser”, afirma Ana Karine, coordenadora da ONG e apreciadora da arte. E completa: “O nosso objeto não é formar artistas, e sim cidadãos”.
A ideia configura-se como uma proposta de educação não formal pela via da cultura, que oferece aos participantes um currículo centrado nas necessidades e interesses dos envolvidos, favorecendo o enriquecimento de suas histórias de vida e experiências formativas, utilizando-se das artes circenses como facilitadoras de múltiplos aprendizados.


SOBRE O PROJETO

O Projeto Circo Social Respeitável Vida pretende contribuir, através de suas oficinas, para a construção de um diálogo pedagógico capaz de promover a cidadania e a transformação social. O circo traz toda a magia para o palco da vida possibilitando a meninos e meninas, rapazes e moças alternativas diferenciadas de formação cultural e política em prol de uma qualidade de vida, através de educação para o desenvolvimento humano, numa conquista prazerosa e dignificante que se fortalece na arte circense.

SERVIÇO:

Instituto de Desenvolvimento para Formação da Juventude na Educação, na Cultura, no Esporte e no Meio Ambiente
Condomínio Espiritual Uirapuru
Av. Alberto Craveiro, 2222 – Boa Vista – CEP: 60.681-212 Fortaleza – Ceará.
Email: ong.intervalo@yahoo.com.br - site: ongintervalo.org

Contato: (0xx85) Cel. 99925.9233 / 986222804

Nenhum comentário: