Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Feira] 2ª Edição da Feira Massa reúne no Poço da Draga talentos da cultura, esporte e gastronomia

O Poço da Draga, na Praia de Iracema, é o segundo local de Fortaleza a receber as atividades da "Feira Massa”, que será realizada de 7 a 13 de dezembro. Vivendo à beira-mar ao lado de um visual deslumbrante, os moradores têm uma relação intensa de amor com o mar e consideram a praia uma extensão de suas casas. Com tamanha inspiração, o trabalho social é uma vocação da comunidade e tem revelado talentos em diversas áreas ligadas à cultura, educação e esporte. O projeto, que se sustenta em três pilares - cultura, gastronomia e esporte -, tem como objetivo a ocupação dos espaços públicos por meio da arte, educação, qualificação e valorização da diversidade cultural. Para isso, a organização promove shows, atividades formativas, brincadeiras, leituras e convivências em uma programação que mobilizará os moradores da região.

Com eixos que valorizam o potencial humano nas manifestações artísticas, intelectuais e econômicas da comunidade, a Feira Massa estimula intercâmbios entre as mais diversas áreas, mostrando assim o lado positivo que existe entre os talentos do local. Para a execução do projeto, o Poço da Draga receberá uma estrutura especial que dialoga com os equipamentos culturais do bairro, como o Porto Iracema das Artes, o Pavilhão Atlântico e a própria Praia de Iracema, locais que retratam a revitalização da região e que serão palco para diversas atividades educativas e lúdicas. Os espaços vão receber uma programação multicultural. Entre os destaques estão:

·          Shows de atrações locais e Selvagens à Procura de Lei, Januários, Erivan e Guto Ribeiro;
·          Cinema ao ar livre com exibição de produções locais, dos filmes "Cine Holiudy","Que Horas Ela Volta?" e games com Kinect;
·          Presença do time Basquete Cearense e da equipe esportiva da Tribuna Band News narrando as finais do campeonato local de futsal;
·         Oficinas de gastronomia dos restaurantes "Lô" e "Mambembe";
·          Live painting com Narcélio Grud, Doug e coletivo de artistas;
·         Extensão da Ciclofaixa de lazer até o Poço da Draga no domingo (13).

*** Todos os serviços oferecidos são gratuitos e definidos com base no interesse e temas sugeridos pelos próprios moradores.

ATIVIDADES

As apresentações artísticas que compõem a programação do evento partem de um processo de pesquisa feita em conjunto com articuladores locais. São os próprios  moradores que apontam os artistas e grupos que atuam no bairro na área da Música, Artes Visuais, Dança, Artes Cênicas, Atividades Culturais Infantis, Artesanato e Gastronomia. Em sintonia com os desejos das comunidades, cada edição da Feira Massa disponibiliza oficinas e workshops nas áreas de empreendedorismo, educação ambiental, cultura e arte, com especificações que atendem às necessidades de cada comunidade. No Poço da Draga, a população terá acesso a oficinas e aulas de fotografia, vídeo mapping, discotecagem, capoeira, zumba, skate, muay thai, malabares, além de torneios esportivos e feiras de artesanato e gastronomia. Na programação paralela, o projeto leva ainda apresentações artísticas, humorísticas, festas temáticas e atrações musicais.

POÇO DA DRAGA

Comunidade que existe há 109 anos e que se originou a partir do trabalho de pescadores portuários e estivadores, o Poço da Draga abriga atualmente cerca de dois mil moradores, com um total 505 casas. Com imenso amor pelo mar, a praia é o quintal dessas pessoas. As crianças brincam ao ar livre e os adultos fazem do entorno o ponto de encontro para as conversas.

Mesmo diante das dificuldades enfrentadas no local, a comunidade procura dar visibilidade às potencialidades existentes, com vários moradores que desenvolvem e se destacam em trabalhos ligados à tarde, cultura, grafite, fotografia, cinema, música e esporte. Esses talentos são revelados e estimulados por projetos desenvolvidos pelos próprios agentes do Poço da Draga. Entre os principais estão:

·  Poço de Cultura - leva leitura às casa das pessoas envolvidas
·  Guardiões da Memória - promove preservação da história da comunidade, passando essas memórias literalmente de pais para filhos, por meio de conversas e reuniões com as pessoas mais antigas do local
·  Nós Ambiente - trabalha a educação ambiental na comunidade, enviando sobre preservação do meio ambiente, da água, coleta seletiva etc.


FEIRA MASSA

A Realização da Feira Massa é do Vós, projeto resultado de parceria entre Beach Park e Sistema Jangadeiro, que busca resgatar a história do Ceará, de Fortaleza, e deixar um legado para a Cidade. O patrocínio é do Governo do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Instituto do Câncer do Ceará (ICC), Coelce, C. Rolim, Unimed e Fecomércio/Senac. O apoio é da Coca-Cola e são parceiros o Dragão do Mar, a Caixa Cultural e a  ONG Velaumar. 

SÁBADO MASSA

Antecedendo a segunda edição da Feira Massa, a Praia de Iracema, recebe no próximo dia 05 de dezembro, o Sábado Massa, parceria com a Regional II. A ação é resultado da união dos proprietários dos bares e de produtores culturais da rua dos Tabajaras. Das 17 horas à meia-noite, a rua estará fechada para carros, do trecho que vai da Ponte Metálica, na avenida Almirante Tamandaré até a Igreja de São Pedro -, e aberta para todos conferirem a programação que envolve os os estabelecimentos e agentes culturais locais.

SERVIÇO

II Feira Massa
Data: 07 a 13 de dezembro
Local: Poço da Draga
Informações: www.somosvos.com.br


Nenhum comentário: