Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 1 de junho de 2010

[Vila das Artes – CE]

ENCONTRO
Vila das Artes recebe a artista plástica Anna Katharina Scheidegger
Nesta terça (1) a Vila das Artes recebe a artista plástica Anna Katharina Scheidegger para um encontro com alunos dos cursos de audiovisual e dança da Vila das Artes e interessados em refletir sobre os trabalhos realizados pela artista. Anna Katharina está em Fortaleza onde orientou um workshop de imagem e som com alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará. O resultado dessa oficina será uma obra coletiva em vídeo e fotografia. O encontro na Vila das Artes acontece às 19h. Anna Katharina Scheidegger estudou no Staatsliches Seminar Lebermatt, em Berna e na Escola Nacional Superior de Arte Decorativa de Paris (ENSAD). Desde 2003 é artista residente no Le Fresnoy, Estúdio de Arte Contemporânea, na França. Em 2009 a artista participou da exposição coletiva internacional no Centro Regional de  Fotografia Nord Pas-de-Calais, França; da Collection Société Génerale d’Art Contemporaine, com a série fotográfica "Lined up Borders"; e da exposição de fotografias "Toronto Nights", na galeria da Aliança Francesa de Toronto, Canadá. Informações pelo telefone 3105-1402.

DEBATES INCALCULÁVEIS
Encontro recebe os pesquisadores André Lepecki e Eleonora Fabião. Dia 4, às 18h30, na Vila das Artes

O Debates Incalculáveis, programa da Vila das Artes, debruça-se em junho sobre dança e performance e recebe os pesquisadores André Lepecki, da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos e Eleonora Fabião da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O encontro é gratuito e acontece na sexta, dia 4, às 18h30 e tem entrada gratuita. Com o tema “Planos de composição: dança, objeto, política e movimento”  Lepecki abordará como os campos de força críticos, estéticos ou teóricos compõem políticas do movimento na dança experimental contemporânea.
A pesquisadora Eleonora Fabião vai refletir sobre “Performance no Espaço Público ou As Muitas Peles do Mundo”.  A partir da apresentação de um arquivo de performances realizadas em espaços públicos desde meados dos anos 1960 até hoje, a pesquisadora colocará em debate temas relacionados a teoria e a composição da performance como a desconstrução da representação e do cotidiano, o tônus político da performance e os entrelaçamentos entre corpo performativo e espaço. Esta edição do Debates Incalculáveis é realizada em parceria com o Curso Técnico em Dança do IACC/Secult/Senac-CE e Bienal Internacional de Dança do Ceará.
André Lepecki é professor no Departamento de Estudos da Performance, da Universidade de Nova York onde também faz doutorado. É também curador, crítico, e dramaturgista. Autor do livro Exhausting Dance (Routledge 2006; traduzido em 6 línguas). Foi premiado pela Associação Internacional de Críticos de Arte pela direção e co-curadoria da recriação de “18 Happenings in 6 Parts” de Allan Kaprow.

Eleonora Fabião é performer e teórica da performer. Professora Adjunta do Curso de Direção Teatral da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Estudos da Performance pela Universidade de Nova York. Ao longo dos anos 90 atuou como membro de grupos de pesquisa e experimentação teatral no Rio de Janeiro.

CINECLUBE VILA DAS ARTES
Em junho o Cineclube Vila das Artes traz clássicos do cinema italiano e francês
O Cineclube Vila das Artes de Junho apresenta uma seleção dos melhores clássicos do cinema italiano, como Ladrão de Bicicletas, de Vittorio de Sica e Roma, Cidade Aberta, de Roberto Rossellini, roteiro de Frederico Fellini. Os filmes traçam o perfil sócio-cultural de uma Itália que se reconstruía das dificuldades da pós-guerra. Na sequência, Teorema, de Píer Paolo Pasolini, que expressa uma perspectiva particular da crise estrutural do capital a partir de uma de suas principais instâncias sócio-reprodutivas: a família. A Doce Vida, de Fellini, que traz uma Roma marcada pelas exibições mundanas, a decadência e os excessos. Fechando o ciclo de filmes do mês de junho Acossado, de Jean Luc Godard, retratando um mundo à margem de uma transformação social. As sessões, gratuitas, acontecem todas as quartas, às 18h30, na Vila das Artes sempre com a presença de um pesquisador, cineasta ou professor que conduz o bate papo com o público. 
 
Programação

 Dia 02
“Roma, Cidade Aberta” (Itália, 1945) - Filmado logo após a libertação da Itália, em locações reais e com atores amadores, Roma, Cidade Aberta tornou-se o marco inicial do neo-realismo italiano, que mostrou ao mundo que era possível se fazer cinema mesmo sob as condições mais precárias.

Dia 09
“Ladrões de Bicicletas” (Itrália, 1948) - Depois de procurar muito, Antonio consegue um emprego para colar cartazes de cinema pela cidade, o que faz com a ajuda de sua bicicleta. Porém, logo no primeiro dia de trabalho, ela é roubada. Junto com o filho pequeno, começa uma busca desesperada pela bicicleta, sua última esperança de uma vida melhor.

Dia 16
“A Doce Vida” (Itália, 1960) -  O jornalista Marcello vive entre as celebridades, os ricos e os fotógrafos que lotam a badalada Via Veneto. Neste mundo marcado pelas aparências e por um vazio existencial, ele frequenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida. 

Dia 23
“Teorema” (Itália, 1968) - Um jovem chega misteriosamente e se hospeda na casa de uma família burguesa. Aos poucos, ele vai seduzindo a empregada, a mãe, o filho, a filha, e por ultimo o pai. Teorema é um dos filmes clássicos do mestre do cinema italiano produzido em 1968, expressa uma perspectiva particular da crise estrutural do capital a partir de uma de suas principais instâncias sócio-reprodutivas: a família.
Dia 30
“Acossado” (França, 1959) -  Em seu filme de estréia, Godard desconsiderou as formas convencionais e inovou a arte cinematográfica. Em uma narrativa fragmentada, apresenta Michel Poiccaard, um típico ladrão parisiense e admirador de Humprey Bogart. Um filme de perseguição espirituoso, romântico e inovador, que abriu as portas para a nouvelle-vague. Com roteiro de François Truffaut, Acossado é uma obra-prima da cinematografia francesa.

CINEMA NAS RUAS

O cinema nas ruas é uma proposta dos coletivos formados através do curso de Formação de Agentes Culturais e Exibidores Independentes, o Pontos de Corte, realizado pela Vila das Artes. Os coletivos – grupos culturais- vão para ruas, praças, associações, e através dos filmes provocam a reflexão sobre a vida, a arte e a cidade. O cinema nas ruas é também convite para que os moradores se apropriem dos espaços públicos e se conheçam. Acompanhe a programação de junho

O Cine Brincadeiras exibe filmes e promove atividades culturais lúdicas a partir das 18h.
Dias 03 e 24
Local: Praça Santo Amaro, no Conjunto Ceará
Dias 05 e 26 de junho
Local: No conjunto Tatumundé
Dias 04, 12 e 25 de junho
Local: Praça da Igreja  Matriz, no Canindezinho, Rua das Pitangueiras esquina com Avenida Osório de Paiva.Sempre às 18h
Informações: 8845.9936

O Cineclube Ver D'Veras exibirá vídeos de quadrilhas cearenses dentro da programação do Arraiá do CEJA Professora Eudes Veras com a participação do grupo de percussão Ibadã Brasil tocando um divertido arrasta-pé.
Dia 28, às 19h
Local: CEJA Eudes Veras- Rua Demétrio Menezes, 130 (em frente ao terminal de ônibus do bairro Antônio Bezerra)
Informações: 31 01- 49 24

O Cinema de Rua e o Cine Cururu exibem vídeos com a temática junina  www.ciclubecururu.blogspot.com
Dia 19, às 12h
Local: Salão Terezinha Gonçalves da Igreja São Sebastião, Rua Quitéria Girão, s/n – Paupina, Fortaleza – CE.

Nenhum comentário: