Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 2 de junho de 2010

[Secultfor] Programação cultural gratuita da Prefeitura de Fortaleza (CE)

Programação cultural gratuita da Prefeitura de Fortaleza de 3 a 6 de junho

DIA 3 – QUINTA
QUINTA CULTURAL\\
O Quinta Cultural, que tem como característica a aproximação de diversas linguagens artísticas em uma mesma noite no Mercado dos Pinhões, dedica sua pauta às atividades do coletivo Ceará Autoral Criativo – BORA! –, um projeto tributário da liberdade criativa. No início da noite, o grupo irá promover um debate sobre a veiculação da música autoral na cidade de Fortaleza e sobre projetos para divulgar essa música, partindo dos próprios compositores. Para o debate foram convidados Pedro Rogério e Wagner Castro, que publicaram livros sobre os temas que serão abordados.

O Ceará Autoral Criativo – BORA! pretende levantar discussões sobre a história dos movimentos musicais de Fortaleza e sobre a presença (ou a ausência) de uma força coletiva dentro desses processos históricos. O Ceará Autoral Criativo aposta na força da coletividade para a construção de meios para a divulgação da música produzida em nosso estado e para a formação de público consumidor desta música local. Após os debates, serão realizados pequenos shows de artistas e grupos vinculados ao coletivo, entre eles Aparecida Silvino, Joyce Custódio, Edinho Villas Boas, Wilton Matos e Ibadã Brasil.

A cada quinta-feira, o Quinta Cultural, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), fortalece sua posição como palco de todas as artes e coloca o Mercado dos Pinhões no centro da política de recuperação e requalificação dos espaços públicos abraçada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Programação
DIA 3
19h – Debate Movimento Bora – Ceará Autoral Criativo
19h30 – Show musical Movimento Bora – Ceará Autoral Criativo

Serviço
Quinta Cultural. Dia 3, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli - Centro), a partir das 18h30.

DIA 4 – SEXTA
SOL MAIOR\\
O projeto Sol Maior, que leva atrações diversas ao Passeio Público, recebe nesta sexta-feira a DJ Alê e sua seleção de música de brasileira. Uma das primeiras mulheres a discotecar na cena cultural do Rio de Janeiro, a carioca DJ Alê está na estrada desde 1999. Desde então se tornou uma profissional eclética: produziu festas em Santa Teresa, bairro boêmio do Rio, e tocou em festas, eventos, congressos, feiras e desfiles. Seu repertório passeia pelo que há de melhor na música brasileira e da black music americana, passando também por movimentos como o Afrobeat, do lendário Fela Kuti. Em suas pistas não faltam Jorge Benjor, Tim Maia, Novos Baianos, Mutantes, Lenine, Farofa Carioca, sambarock e sambas antigos, bem como os clássicos da black, da pop e da disco music americana e dos ritmos latinos e orientais.

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

CHORINHO NO MERCADO\\
Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o nosso chorão referencial, o Macaúba.

O show do dia 4 é com Macaúba e Regional Mistura&Manda. O chorão José Felipe da Silva, o Macaúba, desde os cinco anos domina seu bandolim. Acompanhado pelo seu regional, formado por Ribamar no violão de sete cordas, Paulinho do pandeiro, Mário no cavado e Yan da flauta, ele executa obras dos grandes mestres do choro, como Pixinguinha, Benedito Lacerda e Waldir Azevedo.

Serviço
Chorinho no Mercado - Dia 4, show com Macaúba, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

DIA 5 – SÁBADO
SOL MAIOR\\
O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (5), a partir das 12h30, o músico George Cláudio (cavaquinho)

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

DIA 6 – DOMINGO
PIQUENIQUE NO PASSEIO PÚBLICO\\
Um lanche fora de casa com ares bucólicos. A toalha xadrez vermelha no chão, bolos, sucos, frutas, sanduíches e a família reunida. Gostou da ideia? Que tal reunir a família e os amigos para um programa que, cada dia mais, é esquecido? O piquenique é uma atividade tão fácil de preparar quanto de se apreciar. E ainda mais de for no Passeio Público, praça mais antiga e arborizada da Cidade que agora abre seus portões aos domingos pela manhã para mais esta novidade. O Passeio Público, com suas árvores centenárias, quiosque, bancos e chafariz, está aberto a mais essa troca afetiva e simbólica. Aproveite a dica e organize um saboroso encontro, regado a brisa, mar e cantos dos passarinhos.

Serviço
Piquenique no Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n, Centro - ao lado da Santa Casa de Misericórdia). Todos os domingos, a partir das 9h. Informações: 8766-5633.

PROJETO ENSAIO ABERTO \\
Todos os domingos, sob as árvores centenárias do Passeio Público, a mais antiga praça da Cidade, artistas e coletivos realizam ensaios abertos de seus trabalhos em desenvolvimento nas diversas linguagens artísticas, seja na música (samba, chorinho, afoxés, maracatus, forró, entre outros), no teatro ou na dança.

Neste domingo, ensaio é do grupo Pé de Mulher, formado por mulheres que gostam de tocar e cantar forró pé-de-serra. O nome é uma brincadeira com termo “pé-de-serra”; uma forma de transpor esse estilo musical, tão masculino, para o universo mágico e musical das mulheres. O projeto Ensaio Aberto é um elogio ao encontro e ao intercâmbio de experiências entre artistas que começam a maturar novas ideias e projetos, atraindo um público também interessado nos processos artísticos.    

Serviço
Projeto Ensaio Aberto – Todos os domingos, a partir das 15h30, no Passeio Público
(Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro)

DOMINGO DA LIBERDADE \\
Todos os domingos é dia de dançar e tocar os ritmos do afoxé no Parque da Liberdade (Parque das Crianças). Religiosamente, o Afoxé Oxum Odolá ensaia no local, das 15h às 18h, com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), através da Coordenadoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Coppir). O Domingo da Liberdade, como o encontro foi batizado, é aberto a quem quiser dançar, cantar, tocar os instrumentos (agogôs, tantans, agbês e atabaques) e conhecer melhor o toque Ijexá. O Afoxé Oxum Odolá foi fundado em 2009 pelo Instituto de Difusão da Cultura Afrobrasileira (Indica), como forma de celebrar a cultura e a religiosidade negras e reverenciar a orixá Oxum, mãe das águas doces e da música, orixá da beleza, do amor, do ouro e dos rios.

Serviço
Domingo da Liberdade - Ensaio aberto do Afoxé Oxum Odolá. Todos os domingos, das 15 às 18h, no Parque da Liberdade (Parque das Crianças). Maiores informações: (85) 8811.8798 e 8712.2873.

FORRÓ NO MERCADO\\
Todos os domingos, o Mercado dos Pinhões é o lugar mais indicado da cidade para quem quer ouvir os legítimos representantes do forró pé-de-serra. É que lá acontece o projeto Forró no Mercado, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). No próximo domingo, 6, o show será de Roberto Lopes e o grupo Vozes da Seca, com o show retrospectiva nordestina. No repertório Luiz Gonzaga, Jackson do pandeiro, Maciel Melo, Flávio José e Alceu Valença, entre outros.

Roberto Lopes começou a carreira artística em Sertânia (Pernambuco) trabalhando em orquestras. Em seguida, começou a atuar em casas noturnas, boates, bares e restaurantes nas principais capitais do país. Recentemente, em Fortaleza, lançou seu primeiro CD “Vide Vida Marvada”, valorizando a cultura e as raízes nordestinas.

Serviço
Forró no Mercado com Roberto Lopes e banda, dia 6, a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

Nenhum comentário: