Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 31 de maio de 2010

[Secultfor – CE] Jovens da América Latina participam do I Festival das Juventudes em Fortaleza - CE

O objetivo do encontro é criar um espaço de intercâmbio e ampla discussão entre as diversas realidades juvenis


Um encontro de encontros. O I Festival das Juventudes em Fortaleza – América Latina e as Lutas Juvenis, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, em articulação com diversas secretarias municipais, visa promover o intercâmbio entre as diversas realidades vivenciadas pelos jovens. Arte, manifestações culturais, políticas e sociais da juventude estarão representadas. O evento acontece de 3 a 6 de junho, no Clube Cofeco, em Sabiaguaba.

Para a cultura, serão dedicados espaços para apresentações da cultura popular tradicional, teatrais, musicais, poéticas, entre outras, produzidas pelos próprios participantes e por convidados, que realizarão grandes shows na abertura e encerramento do evento. Integram esse elenco nomes como Zeca Baleiro, Actitude María Marta (Argentina), Luiz Melodia, Tribo de Jah, Mutantes e Teatro Mágico. Grupos locais também prestigiam a juventude: Unidos da Cachorra, Alegoria da Caverna, ZáZ, Dona Zefinha, Vitrola de São Jorge e Fulô da Aurora.

Na área política, serão realizadas três grandes conferências: “Mobilização Social – a participação da juventude nos processos de mudança na América Latina”; “Apontando os desafios das Políticas Públicas de Juventude no Brasil” e “Ato de Lançamento da Plataforma das Juventudes – É possível unificar as lutas das juventudes?”. A programação conta ainda com a realização de oficinas, conferências, encontros de movimentos juvenis e feiras de economia solidária, dentre outras atividades.

O encontro também servirá de palco e abrigo para o Encontro de Jovens do Projovem Urbano; lançamento da Plataforma do Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis – FONAJUNES; 4º Fórum Nacional de Hip Hop; I Encontro Nacional da Juventude Negra Kalunga, que visa a fortalecer as ações da juventude negra brasileira; Seminário do Plano Municipal de Juventude de Fortaleza, que busca a aprovação do Plano Municipal de Juventude de Fortaleza; Intercambio Regional de Jovens Rurais, que reunirá os beneficiários dos programas do Governo Federal, em especial o Crédito Fundiário/Nossa Primeira Terra; Encontro dos Estudantes do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, onde serão debatidas políticas para a instituição; e o encontro do grupo de juventude rural do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável – CONDRAF, que discutirá as políticas para a juventude rural, com ênfase no acesso a terra como inclusão dos jovens. 

A proposta do Festival é construir uma plataforma de lutas das juventudes e fortalecer uma relação política entre diversos movimentos de juventude do Brasil e da América Latina, além de ser um espaço de formação, articulação política, discussão e produção cultural. A proposta é que as atividades sejam descentralizadas e autogestionadas.

O Festival das Juventudes conta também com a realização da Feira de Economia Solidária, na qual as pessoas terão a oportunidade de comercializar materiais criados por jovens empreendedores. Na feira, irá circular uma moeda social, otimizando a comercialização local dos produtos. O evento pretende reunir cerca de três mil pessoas, com a participação de jovens de Fortaleza e de outras cidades, estados e países. São esperadas delegações vindas da Argentina, Bolívia, Cuba, Equador, Paraguai e Venezuela, dentre outros países.

Estrutura
Toda a programação é gratuita. As pessoas que se inscreveram no site terão acesso livre às oficinas, conferências, seminários, apresentações culturais e área livre. Para ir aos shows, não é necessário fazer inscrição. O local tem capacidade para alojar três mil pessoas, sendo que a maioria ficará na área apropriada para camping, ou seja, os participantes precisam levar barraca e colchonete. A alimentação será fornecida pelo Programa Cozinha Popular da Prefeitura de Fortaleza, que irá vender café da manhã, almoço e jantar a preço de custo.

Programação:

DIA 3
9h às 15h - Credenciamento
14h às 17h - Atividades autogestionárias
18h - Abertura oficial
18h30 – Apresentação do grupo Coda
19h30 - Apresentação da banda Alegoria da Caverna
20h30 - Apresentação do Unidos da Cachorra
21h - Show d’O Teatro Mágico
22h30 - Show de Os Mutantes

DIA 4
08h às 11h - Atividades autogestionárias
14h às 18h - Atividades autogestionárias
18h – Conferência
Mesa 1 - Mobilização Social: “A Participação da Juventude nos Processos de Mudança na América Latina”
19h30 - Apresentação do grupo Vitrola São Jorge
20h30 - Apresentação do grupo Dona Zefinha
22h - Show da Actitude María Marta (Argentina)
23h - Show da Tribo de Jah

DIA 5
08h às 11h - Atividades autogestionárias
14h às 18h - Atividades autogestionárias
15h às 16h30 - Conferência
Mesa 2 - “Apontando os desafios da PPJ no Brasil” -;
18h às19h30 - Mesa 3 - “Ato de Lançamento da Plataforma das Juventudes - É Possível Unificas as Lutas das Juventudes?”
19h30 – Apresentação da banda ZàZ
20h30 – Apresentação da Fulô da Aurora
22h - Show de Luiz Melodia
23h - Show de Zeca Baleiro

DIA 6
08h às 11h - Atividades autogestionárias
Encerramento

Serviço:
I Festival das Juventudes em Fortaleza – De 3 a 6 de junho, no Clube Cofeco - Rua Abreulândia, s/n – Sabiaguaba. Mais informações: www.fortaleza.ce.gov.br/festivaldasjuventudes ou (85) 3255.8343

Nenhum comentário: