Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 18 de junho de 2010

[Festa] ATENÇÃO: O grupo Os Três do Nordeste faz show no Kukukaya (CE)

Lendário grupo Os Três do Nordeste faz show no Kukukaya

Sábado 19 é dia de dançar ao som de forrós memoráveis com o grupo

Preparem o chão, os chinelos e os quadris. Sábado 19, o Kukukaya recebe uma atração que é a cara do lugar. O lendário grupo Os Três do Nordeste, dono de um repertório executado por 10 entre 10 forrozeiros de qualidade, chega lá do sertão paraibano para trazer o melhor do forró pé-de-serra para o coração de Fortaleza.

E quando o assunto é “Os Três do Nordeste”, é ‘proibido cochilar’. A música, que encabeçou um dos maiores sucessos do trio, na década de 1970, nunca foi tão contemporânea. A letra é uma das mais tocadas por trios de forró em todo o Nordeste, é a mais pedida aos próprios intérpretes e já caiu na boca das gerações mais novas - quase como uma canção de domínio popular. Não só ela, quase todas as músicas do grupo integram o imaginário musical do brasileiro. 

Tudo começou em 1969, ano em que tudo aconteceu no mundo: o homem pisou na lua; Festival de Woodstock; lançamento do jornal O Pasquim; Caetano Veloso e Gilberto foram exilados; milésimo gol de Pelé; primeira exibição do Jornal Nacional e surgimento da TV Cultura, entre outros acontecimentos emblemáticos na história do rock, por exemplo. Enquanto isso, lá na Paraíba, nos cafundó do mundo, Parafuso, Zé Cacau e Zé Pacheco uniram-se para montar o Trio Luar do Sertão. E nem imaginavam que estavam fazendo história.

O grupo, que em 1972 passou a se chamar Os Três do Nordeste por sugestão do mestre Abdias dos Oito Baixos, ex-diretor musical, foi apadrinhado por ninguém menos que Jackson do Pandeiro, o Rei do Ritmo, como relatado na contracapa do disco lançado em 1975: “Jackson chegou para Abdias e, com seu jeitão bem paraibano, falou: “Taí, Baixinho, se tu quiseres ouvir três cabras bons danados e lançar um elepê, é só me dizer que eu trago eles aqui”, lembra Parafuso. A indicação inquestionável de Jackson foi o empurrão fundamental para o crescimento do trio que já tem mais de 40 anos de estrada Brasil afora.

Os Três do Nordeste são os responsáveis pelo sucesso de clássicos da música brasileira, como “É Proibido Cochilar”, que fez o grupo vender mais de 500 mil cópias do LP em questão, número bastante significativo para a época; “Por Debaixo dos Panos”; “Da Boca Pra Fora”; “Forró do Poeirão”; “Forró de Tamanco”; “Homem com H”; “O Melhor Forró do Mundo”; “Osso Duro de Roer”, entre outras. Ao todo, foram mais de 40 discos gravados, todos repletos de canções até hoje reproduzidas por forrozeiros de todos os cantos do País; um CD e mais de 300 músicas gravadas.

Donos da marca tradição e qualidade em forró, o grupo Os Três do Nordeste passou por cinco mudanças de formação. Hoje, Parafuso continua na zabumba e faz os shows ao lado de Deda, vocalista e trianguleiro, e Adriano, sanfoneiro. Para o Kukukaya, o show traça um panorama dessa bela e consolidada trajetória musical do grupo. A atração é antecedida por Edlson de Salitre. Depois de Os Três do Nordeste, ainda tem show de Bob Araújo.

Programação do fim de semana
DIA 18
Zé de manu
Kbra da peste
Bob Araújo

DIA 19
Edilson de Salitre
Os Três do Nordeste
Bob Araújo

Serviço
Show de Os Três do Nordeste no Kukukaya (Av. Pontes Vieira, 44 – Dionísio Torres). Dia 19, a partir das 22h. Informações: (85) 3227.5661 e www.kukukaya.com.br

Nenhum comentário: