Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 18 de junho de 2010

[Secultfor] Secultfor cria Laboratório de Pesquisa em História da Arte em Fortaleza

Laboratório vai funcionar na Galeria Antônio Bandeira

A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), através da Galeria Antônio Bandeira, está com inscrições abertas para a participação no Laboratório de Pesquisa em História da Arte - Laphista, que busca promover o estudo, a pesquisa, a reflexão e a consciência crítica sobre a construção dos lugares de memória para as artes, bem como sobre a existência de uma escrita da história da arte no Ceará; e articular as relações entre arte, patrimônio e instituições.

O Laphista funcionará como um grupo de estudos, com atividades práticas de pesquisa e atividades de leitura dirigida. Tais atividades serão orientadas pela historiadora Carolina Ruoso, mestra em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ex-diretora da Galeria Antônio Bandeira, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Graduada em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), recentemente lançou "O museu do Ceará e a linguagem poética das coisas (1971 - 1990)", fruto de sua dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em História (UFPE). Carolina estagiou no núcleo educativo do Memorial da Cultura Cearense e do Museu do Ceará, atuou como professora e coordenadora de artes e eventos nos Colégios Canarinho e Sapiens. Como ela mesma se define: "É uma trabalhadora de museus."

Os encontros do Laboratório de Pesquisa em História da Arte serão quinzenais e acontecerão na Vila das Artes. As atividades terão início dia 5 de julho. Para participar, os interessados deverão encaminhar seu currículo Vitae e uma carta de motivação (uma lauda) para o e-mail: contato@galeriaantoniobandeira.ce.gov.br. Estão sendo ofertadas 10 vagas e as inscrições acontecerão até o dia 28 de junho. O resultado será divulgado dia 01 de julho e será publicado na própria Galeria Antônio Bandeira, no Centro de Referência do Professor. O resultado também será publicado através dos sites: www.fortaleza.ce.gov.br/cultura e www.galeriaantoniobandeira.ce.gov.br.

CRONOGRAMA
Laboratório de Pesquisa em História da Arte
Inscrições: até dia 28 de junho de 2010
Resultado da seleção: 01 de julho de 2010
Inicio das atividades: 05 de julho de 2010

SERVIÇO:
Laboratório de Pesquisa em História da Arte – Laphista. Inscrições até 28 de junho de 2010, através do e-mail: contato@galeriaantoniobandeira.ce.gov.br. Mais informações: (85) 3105.1358 e 3253.0377.


Nenhum comentário: