Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 18 de junho de 2010

[SECULTFOR] Programação cultural gratuita da Prefeitura de Fortaleza (17 a 21 de junho)

Programação cultural gratuita da Prefeitura de Fortaleza (CE)

DIA 17 – QUINTA
QUINTA CULTURAL\\
O Quinta Cultural, que tem como característica a aproximação de diversas linguagens artísticas em uma mesma noite no Mercado dos Pinhões, faz nesta semana uma reverência aos santos juninos e traz atrações típicas das festas de São João. A grande atração da noite é o arraiá da Feliz Idade, formado por um grupo muito especial de pessoas da terceira idade, com todos os detalhes da tradição junina, com direito a casamento matuto, escolha da rainha caipira e, claro, uma grande quadrilha formada pelos idosos. Ao som do típico forró pé de serra, a turma vai reviver as tradições do folclore cearense e provar que ser idoso não é deixar de participar, e sim revelar o potencial que existe nele.

A cada quinta-feira, o Quinta Cultural, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), fortalece sua posição como palco de todas as artes e coloca o Mercado dos Pinhões no centro da política de recuperação e requalificação dos espaços públicos abraçada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Programação
DIA 17
19h – Apresentação do Arraiá da Feliz Idade

Serviço
Quinta Cultural. Dia 17, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli - Centro), a partir das 18h30.

DIA 18 – SEXTA
SOL MAIOR\\
O projeto Sol Maior, que leva atrações diversas ao Passeio Público, recebe nesta sexta-feira o espetáculo “Cabaré da Dama”, de Silverio Pereira, vencedor do Prêmio Cultural LGBT do Ministério da Cultura. O ator Silverio Pereira encena o solo Dama da Noite, baseado em texto de Caio Fernando Abreu

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

CHORINHO NO MERCADO\\
Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o nosso chorão referencial, o Macaúba.

O show do dia 18 é com Macaúba e Regional Mistura&Manda. O chorão José Felipe da Silva, o Macaúba, desde os cinco anos domina seu bandolim. Acompanhado pelo seu regional, formado por Ribamar no violão de sete cordas, Paulinho do pandeiro, Mário no cavado e Yan da flauta, ele executa obras dos grandes mestres do choro, como Pixinguinha, Benedito Lacerda e Waldir Azevedo.

Serviço
Chorinho no Mercado - Dia 18, show com Macaúba, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

DIA 19 – SÁBADO
SOL MAIOR\\
O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (19), a partir das 12h30, o violonista Zivaldo Maia.

Em 2009, Zivaldo Maia lançou novo CD "O Violão de Zivaldo" e fez turnê em 15 cidades do Nordeste, sendo 12 no Ceará, incluindo Fortaleza, e três capitais de outros Estados: Natal (RN), João Pessoa (PB) e Recife (PE).  A turnê teve início pelo Vale do Jaguaribe e a ideia foi refazer o caminho do violonista entre as décadas de 1960 e 1970, quando participava frequentemente de programas ao vivo de rádio, recitais em pequenos auditórios e festas por toda região, com amigos de grande atuação no rádio da época.

Zivaldo Rodrigues Maia nasceu no distrito de São José, Jaguaruana, sertão do Vale do Jaguaribe, no Ceará. Autodidata, correu o Estado com sua fama de bom violonista, com seu toque preciso e afiado. Em busca de maior abrangência para a sua música, passou a residir em Fortaleza, onde logo tornou-se conhecido pela técnica apurada, reconhecido pela crítica por seu violão limpo e criativo.

Autor de peças para violão e estudioso da música popular, Zivaldo aperfeiçoou a sua arte no resultado de mais de 40 anos de relação íntima com o instrumento, aparentemente popular, mas capaz de oferecer ilimitados recursos para aqueles aquinhoados com o dom de poder explorá-lo em todas as suas nuanças.

Iniciou o registro solo de sua obra apenas em 1996, com o disco “Zivaldo, Violão Puro e Simples”, onde alterna singelas composições populares com autênticos desafios para o instrumentista do violão. Por estímulo e apoio de amigos, gravou em 1999 o CD “Zivaldo Canta”, com parceiros como Fausto Nilo, Jair Amorim, Evaldo Gouveia, Totonho Laprovítera e Alano Freitas.

Graças a sua destreza no instrumento e espirituosa personalidade, é sempre convocado por choristas e bons instrumentistas de outros centros, que aportam em Fortaleza, em memoráveis rodas de viola. Coleciona momentos antológicos com artistas como Cauby Peixoto, César Faria e Paulinho da Viola, Dino Sete Cordas, Rafael Rabelo, Altamiro Carrilho, Marco Pereira, Del Rian, Sebastião Tapajós, como também os que acompanhou, como Noite Ilustrada, Ângela Maria, Fagner, Billy Blanco, tendo, em seu acervo, uma importante peça em parceria com o mestre Luiz Gonzaga, talvez uma das últimas composições do Rei.

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

DIA 20 – DOMINGO
PIQUENIQUE NO PASSEIO PÚBLICO\\
Um lanche fora de casa com ares bucólicos. A toalha xadrez vermelha no chão, bolos, sucos, frutas, sanduíches e a família reunida. Gostou da ideia? Que tal reunir a família e os amigos para um programa que, cada dia mais, é esquecido? O piquenique é uma atividade tão fácil de preparar quanto de se apreciar. E ainda mais de for no Passeio Público, praça mais antiga e arborizada da Cidade que agora abre seus portões aos domingos pela manhã para mais esta novidade. O Passeio Público, com suas árvores centenárias, quiosque, bancos e chafariz, está aberto a mais essa troca afetiva e simbólica. Aproveite a dica e organize um saboroso encontro, regado a brisa, mar e cantos dos passarinhos.

Serviço
Piquenique no Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n, Centro - ao lado da Santa Casa de Misericórdia). Todos os domingos, a partir das 9h. Informações: 8766-5633.

PROJETO ENSAIO ABERTO \\
Todos os domingos, sob as árvores centenárias do Passeio Público, a mais antiga praça da Cidade, artistas e coletivos realizam ensaios abertos de seus trabalhos em desenvolvimento nas diversas linguagens artísticas, seja na música (samba, chorinho, afoxés, maracatus, forró, entre outros), no teatro ou na dança. Neste domingo, o ensaio é do Afoxé Acabaca.

Serviço
Projeto Ensaio Aberto – Todos os domingos, a partir das 15h30, no Passeio Público
(Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro)

DOMINGO DA LIBERDADE \\
Todos os domingos é dia de dançar e tocar os ritmos do afoxé no Parque da Liberdade (Parque das Crianças). Religiosamente, o Afoxé Oxum Odolá ensaia no local, das 15h às 18h, com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), através da Coordenadoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Coppir). O Domingo da Liberdade, como o encontro foi batizado, é aberto a quem quiser dançar, cantar, tocar os instrumentos (agogôs, tantans, agbês e atabaques) e conhecer melhor o toque Ijexá. O Afoxé Oxum Odolá foi fundado em 2009 pelo Instituto de Difusão da Cultura Afrobrasileira (Indica), como forma de celebrar a cultura e a religiosidade negras e reverenciar a orixá Oxum, mãe das águas doces e da música, orixá da beleza, do amor, do ouro e dos rios.

Serviço
Domingo da Liberdade - Ensaio aberto do Afoxé Oxum Odolá. Todos os domingos, das 15 às 18h, no Parque da Liberdade (Parque das Crianças). Maiores informações: (85) 8811.8798 e 8712.2873.

FORRÓ NO MERCADO\\
Todos os domingos, o Mercado dos Pinhões é o lugar mais indicado da cidade para quem quer ouvir os legítimos representantes do forró pé-de-serra. É que lá acontece o projeto Forró no Mercado, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). No próximo domingo, 20, o show será do grupo Pé de Mulher, formado por mulheres que gostam de tocar e cantar forró pé-de-serra. O nome é uma brincadeira com termo “pé-de-serra”; uma forma de transpor esse estilo musical, tão masculino, para o universo mágico e musical das mulheres.

Serviço
Forró no Mercado com Roberto Lopes e banda, dia 20, a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli). 


Nenhum comentário: