Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 19 de janeiro de 2019

Projeto] Os músicos da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto se juntam a Carlos Malta e Marimbanda para gravação de DVD ao vivo no TJA


O projeto Epifania Kariri, do flautista Heriberto Porto, com produção de Rosina Torres, promove a união desses artistas, sugerindo a interação de linguagens e o diálogo entre diversas vertentes da música brasileira. O trabalho apresenta 12 composições inéditas e será gravado em show no Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. A ação foi selecionado pelo Rumos Itaú Cultural.

 No dia 25 de janeiro, às 19h30, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, patrimônio vivo do estado do Ceará, sobe ao palco com os conterrâneos do quarteto instrumental Marimbanda e o carioca Carlos Malta para gravação do DVD Epifania Kariri, projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018. Idealizado por Heriberto Porto, flautista da Marimbanda, com produção de Rosina Torres,. A apresentação já passou por Crato e Nova Olinda, ambos também no Ceará, e Rio de Janeiro (RJ).

Promovendo a descentralização da produção cultural, Epifania Kariri sugere a interação de linguagens – dança e música –, dialoga entre o rural e o urbano, entre a tradição e a contemporaneidade. “Queremos envolver o nosso público neste diálogo, valorizando a cultura tradicional, olhando para novos rumos”, explica Rosina.

A união entre esses artistas sinaliza um diálogo entre diversas vertentes da música brasileira. A tradição cabaçal centenária dos Irmãos Aniceto se permite olhar para o futuro, sem renegar o passado, misturar-se com outros músicos de renome e buscar uma nova sonoridade, tendo suas composições apoiadas por arranjos elaborados e instigantes, feitos pelos artistas envolvidos. Epifania Kariri brinca com a palavra pife e fala de sonhos de difícil realização, do encontro de um significado, da essência, de anunciação, de manifestação de algo mágico.

Os músicos se conhecem há longa data, mas é a primeira vez que participam de um trabalho como esse, todos juntos. O encontro ente os Irmãos e Malta se deu nas filmagens do documentário Xingu Kariri Caruaru Carioca (2015), de Beth Formaggini, no qual a Banda Cabaçal fez participação. O filme registrou o músico carioca percorrendo os quatro cantos do Brasil através do Pífano e desvelando ritmos e instrumentos típicos da cultura brasileira. O flautista Heriberto Porto da Marimbanda, por sua vez, conheceu os Irmãos em 1998, quando pesquisou sobre o grupo para um trabalho para a Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde ensina música.

Passados 10 anos, tocou com os mestres da tradição carirense na gravação do DVD dos Irmãos Aniceto com a Orquestra Eleazar de Carvalho, em uma comunhão do erudito e do tradicional. A Marimbanda encontrou Carlos Malta em 2010 durante o Festival Jazz e Blues de

Guaramiranga. Em 2017, o quarteto cearense convidou Malta para um show no histórico Theatro José de Alencar, de Fortaleza (CE).

Depois do Crato e Nova Olinda, o show segue para Fortaleza e Rio de Janeiro (RJ). A escolha das cidades de circulação foi feita levando-se em conta o vínculo dos músicos com suas origens.

Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto

Já se apresentou em todo Brasil, na França e no Portugal. Tocou com músicos consagrados como Hermeto Paschoal, Carlos Malta, Banda de Pífanos de Caruaru e Marília Pêra. Além de encantar com seus Benditos, os Irmãos Aniceto arremedam no palco o amplo linguajar vocal e corporal do roceiro. Criam sonidos, relatam causos e envolvem a todos numa atmosfera surreal com pifes, caixa, zabumba, pratos. Aureolados pela mística dos Pajés Kariri, eles recriam por manifestação natural os saberes dos seus ancestrais e energizam os terreiros por onde passam com a alegria e o vigor da espontaneidade visceral.

 Marimbanda

É formada por Luizinho Duarte, na bateria, Heriberto Porto, nas flautas, Miqueias dos Santos, no contrabaixo, e Thiago Almeida, no piano. É o mais aclamado grupo de música instrumental em atividade no Ceará. Em 18 anos de atuação conquistou repercussão nacional no 4° Prêmio Visa - MPB Instrumental (SP), Circuito SESC Instrumental Paulista, Sala FUNARTE Sidney Miller (RJ), Circuito Cultural Banco do Brasil entre outros. Atuou em importantes Festivais, como o Festival Choro e Jazz, Festival Jazz e Blues em Guaramiranga (CE) e a Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas do Ceara, da Petrobrás. O repertório é composto por ritmos brasileiros, como baião, frevo, samba, choro e bossa nova, além de um jazz autoral e de releituras jazzísticas.

Carlos Malta

Multi-instrumentista, compositor, orquestrador, educador, produtor e dono de um estilo original e criativo. Acompanhou Hermeto Pascoal de 1981 a 1993. Tocou também com Egberto Gismonti, Pat Metheny, Bob Mc Ferrin. Participou na gravação de discos de Guinga, Lenine, Sérgio Ricardo, Leila Pinheiro, Marcus Suzano, Paralamas do Sucesso, Caetano Veloso, Gilberto Gil e apresentou-se com seus grupos em dezenas de países. Em 1993 aliou-se ao violoncelista suíço Daniel Pezzotti para a gravação do disco Rainbow, concorrendo ao Prêmio Sharp de 1995. Em 1997 apresentou-se no Free Jazz Festival com o Coreto Urbano e o Pife Muderno, em um show eleito pelo jornal O Globo como o melhor show do ano. Recebeu o troféu Guarnicê de melhor trilha sonora no 26º Festival de Cinema, realizado em 2003, no Maranhão.

Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados. Nesta edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país.

Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.

SERVIÇO:
Epifania Kariri Dia 25 de janeiro Às 19h30
Theatro José de Alencar
Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro Fortaleza (CE)
788 lugares
Telefone: (85) 3101-2566
Entrada gratuita (retirada de ingressos a partir das 14h)

Nenhum comentário: