Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Cursos] Instituto promove cursos sobre Tanatologia em Fortaleza


Espaços buscam compreender a relação dos indivíduos com a morte e com os processos da finitude


Entre os meses de agosto e setembro, Fortaleza recebe dois cursos sobre Tanatologia, ciência que busca compreender a relação que os indivíduos estabelecem com a morte e com os processos da finitude. Os cursos marcam o lançamento do Instituto de Psicologia e Tanatologia Carpe Diem, que propõe espaços de formação sobre o tema para profissionais e estudantes de Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Psicopedagogia, Medicina, Enfermagem e outras áreas de saúde e humanidades.

O primeiro deles é o curso “Vida, Morte e processos da finitude: noções em Tanatologia”, que trata sobre a necessidade de uma educação voltada para lidar com a morte. Serão abordados aspectos históricos e filosóficos, passando por dilemas encontrados na formação de profissionais que em algum momento precisam lidar com perdas, luto e morte. Além disso, o espaço também propõe debater sobre elementos psicossociais relacionados ao suicídio e questões subjetivas que a sociedade estabelece com a finitude.

Já o curso “Cine Tanato” busca dialogar sobre a vida e a morte por meio da sétima arte. No total, serão sete encontros com exibição de filmes que trazem exemplos, motivações, palavras, cenas e personagens que ajudam a compreender melhor a arte de viver e morrer, seguido de aprofundamento do tema central e roda de conversa.

“Tratam-se de formações essenciais tanto para estudantes em seus primeiros contatos com a Tanatologia como para o profissionais que possuem lacunas em suas formações sobre o melhor entendimento dos processos da finitude. Além disso, queremos estimular que as pessoas pensem sobre morte não como algo apenas mórbido, mas como qualificadora de nossas escolhas para uma vida plena”, explicam os tanatólogos Erasmo Ruiz e Cristina de Oliveira.

Sobre o Instituto

O Instituto de Psicologia e Tanatologia Carpe Diem nasce do projeto Carpe Diem: Sobre a Morte e o Morrer, que desde 2014 vem abordando o tema para auxiliar na reflexão sobre a morte como condição fundamental de uma vida consciente e plena de sentido. Idealizado pelos tanatólogos Erasmo Ruiz e Cristina de Oliveira, o Instituto chega a Fortaleza propondo abordagens diferenciadas e espaços de formação para público em geral, sobretudo profissionais de saúde e humanidades.


Serviço:

Curso “Vida, morte e processos da finitude: noções em Tanatologia”.

De 6 de agosto a 17 de setembro, às segundas e quartas, das 18h30 às 21h30.

Fields Center: Rua Campo Amor Rocha, 94, Bairro de Fátima.

Site: https://cursotanato.blogspot.com/


Curso “Cine Tanato: conversas sobre a vida e a morte através do cinema”.

De 11 de agosto a 29 de setembro, aos sábados, das 8h às 12h.

Fields Center: Rua Campo Amor Rocha, 94 - Bairro de Fátima.

Site: http://www.cinetanato.blogspot.com


Informação, inscrições e valores via WhatsApp: (85) 9.9912-7682.


Redes Sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/carpediemmorte/

Instagram:https://www.instagram.com/carpediemsobreamorteeomorrer/

Nenhum comentário: