Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Dragão do Mar] Programação cultural de 26 a 30 de dezembro de 2017

FUNCIONAMENTO DO CENTRO DRAGÃO DO MAR

Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h. Bilheteria: de terça a domingo, a partir das 14h.

Cinema do Dragão: de terça a domingo, das 14h às 22h.

Museus: de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábado, domingo e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

Multigaleria: de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

OBS1.: Às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e bilheterias.

OBS2.: Os museus e o cinema do Dragão do Mar estarão fechados nas seguintes datas: 24, 25 e 31 de dezembro de 2017 e dia 1 de janeiro de 2018, devido aos feriados de fim de ano.


► NOITE DAS ESTRELAS [astronomia]

Todos os meses, sempre nas noites de Quarto Crescente Lunar, o planetário disponibiliza telescópios ao público em geral para observação astronômica de Crateras da Lua, Planetas, Nebulosas etc.

// Dias 26 e 27 de dezembro de 2017, das 19h às 21h, em frente ao Planetário. Acesso gratuito. Em caso de céu nublado, a atividade poderá ser interrompida ou cancelada.


► TANGO NA PRAÇA [dança]

O projeto mensal traz a prática do tango ao alcance de todos.

// Dia 27 de dezembro de 2017, das 19h às 21h, no Cinema do Dragão do Mar. Acesso gratuito. Classificação livre.


► MOSTRA DE REPERTÓRIO SILVIA MOURA [dança]

Silvia Moura é artista das conexões possíveis, entre o corpo e o pensamento. Comunica-se através das mais diversas mídias, utilizando a dança, a performance e a palavra como principais pontes para essa viagem, entre sua vida e o olhar do público. Relação essa que permeia sua "dança-desabafo", tornando-a uma das artistas mais emblemáticas no que diz respeito à Educação, Produção e Difusão da Dança no Ceará. O espetáculo trata sobre a relação da dançarina com o passar do tempo no corpo, criando um paralelo com a nossa construção do belo, do efêmero ou duradouro.

Programação

Dias 27 e 28 de dezembro

A DANÇA NOSSA DE CADA DIA | ou DE DENTRO DO CUIDAR | ou DE COMO SERIA SE...

Salvo o que sobra para refazer meu CORPO e habitar a CIDADE. E transbordo, A DANÇA NOSSA DE CADA inicia. Então quero dividir as ideias, as sensações, quero falar sobre algumas coisas. Chega o momento, vazo. E assim, preciso de outras pessoas para estar junto, para pensar sobre, para discordar, para seguir. Venha, segure minha mão, olhe para mim com todo o brilho do seu olhar. Eu estarei inteira.

Classificação: Livre

Dias 29 e 30 de dezembro

É PROIBIDO DANÇAR

Quando Silvia Moura chegou aos 50 anos de idade, no dia 11 de novembro de 2014, o ator, diretor e pesquisador Ricardo Guilherme escreveu publicamente, virtualmente, poeticamente: “Sílvia, obsesSilvia, Moura bailarina, que dança palavras com a trilha sonora de si mesma, em coreografias de acontecimentos. 50 anos de toda militância e toda implicância por tudo. Em nome do Todo e para todos. Abraço nota dez pelo seu dia onze”. Agora, o artista que tem 45 anos de atuação no teatro e uma teatrografia de mais de cem espetáculos realizados, junta-se à bailarina no trabalho É PROIBIDO DANÇAR, realizado através do programa formativo Trajetos de Criação, da XI Bienal Internacional de Dança do Ceará.

Classificação: 18 anos

// De 27 a 30 de dezembro de 2017, às 19h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

//// TODA SEMANA NO DRAGÃO DO MAR

Feira Dragão Arte

Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.

Sempre de sexta a domingo, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D'Água. Acesso gratuito.



Planeta Hip Hop

Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.

Todos os sábados, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.
//// PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura informa que o Planetário Rubens de Azevedo modernização tecnológica. Está, portanto, temporariamente fechado para atendimento ao público amplo, funcionando apenas para escolas agendadas. Informações: 3488.8639 ou www.dragaodomar.org.br/planetario


//// MULTIGALERIA


► Exposição “A Nova Cara do Sertão”


A exposição “A Nova Cara do Sertão” integra as atividades celebrativas dos dez anos de atuação da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), no Sertão do Nordeste brasileiro. Consiste na exposição fotográfica sobre a resiliência das pessoas e comunidades do Sertão e a Mostra de Jovens Empreendedores Rurais com produtos desenvolvidos por jovens que estão dando uma nova cara ao sertão a partir das suas vocações e das oportunidades locais.

Com curadoria do fotógrafo Silas de Paula, a mostra surgiu com o desejo de destacar o trabalho da Adel e dar visibilidade às histórias de jovens empreendedores rurais e agricultores que através do empreendedorismo e da cooperação estão mudando suas trajetórias de vida e de suas próprias famílias e comunidades.

A Adel é uma organização sem fins lucrativos sediada no município de Pentecoste/CE, distante cerca de 90 km de Fortaleza, capital do Estado. Tem por missão promover o desenvolvimento local de comunidades rurais por meio do empreendedorismo e protagonismo social de jovens e agricultores. Surgiu a partir da mobilização de jovens de comunidades rurais do semiárido do Ceará que tiveram a oportunidade de cursar a universidade na capital do Estado, e que optaram por retornar à região onde nasceram e foram criados para investir os conhecimentos e as habilidades adquiridas em prol do desenvolvimento local.

O trabalho da organização com jovens e agricultores foi registrado ao longo destes dez anos através das lentes sensíveis da fotógrafa Lia de Paula e dos fotógrafos Eduardo Queiroz, Drawlio Joca, Renato Stockler e Tamires Kopp que juntos apresentam a beleza do Sertão, resiliência, cooperação e potência das comunidades rurais e de sua gente.

“A Nova Cara do Sertão” busca dar visibilidade as histórias de jovens empreendedores rurais e agricultores de comunidades rurais no semiárido que através do empreendedorismo e da cooperação estão mudando suas trajetórias de vida e de suas próprias famílias e comunidades. O Sertão do Nordeste Brasileiro é uma das regiões com menor IDH e com situações mais graves de vulnerabilidade e de violação de direitos básicos no país. Mas é também o lugar onde encontramos exemplos fantásticos de resiliência, empreendedorismo e de convivência com a realidade do semiárido.


// Em cartaz até 7 de janeiro de 2018, na Multigaleria. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.


//// MUSEU DA CULTURA CEARENSE (MCC)



► Exposições “Fronteiras – Olhar Adiante” e “Meridianos de Infinitude” [Festival Encontros de Agosto]


Em sua sétima edição, o Encontros de Agosto é um dos principais eventos de fotografia realizados no Ceará. Desde sua criação, proporciona uma troca de experiências e saberes entre artistas e estudiosos da fotografia deste e outros estados e países, além de oferecer aos apreciadores das artes visuais a possibilidade de ter acesso à obra de conceituados fotógrafos, de carreiras consolidadas, e novos nomes.

Lançada no Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, com os eventos FotoFesta e FotoPasseio, esta edição do Encontros de Agosto é comemorativa de sete anos do Festival. A abertura oficial foi realizada no dia 14, às 19 horas, no Museu da Cultura Cearense (MCC) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que abriga duas das três exposições que integram a programação: as coletivas “Fronteiras – Olhar Adiante” e “Meridianos de Infinitude”, que permanecerão abertas à visitação até 28 de janeiro de 2018.

A coletiva “Fronteiras – Olhar Adiante” reúne ensaios de 20 fotógrafos do Ceará, selecionados por Silas de Paula (fotógrafo, Conselheiro e Curador do Encontros de Agosto), Carlos Carvalho (fotógrafo e representante do Festival Internacional de Porto Alegre - FestFoto) e Daniel Sosa (Diretor do Centro de Fotografia de Montevidéu), que são parceiros desta edição do Festival.


Os selecionados foram: Demétrio Jereissati, Emanuel Duarte, Fernando Maia, Fábio Lima, Francisco Galba Filho, Ingrid Barreira, Jean dos Anjos, João Luís de Castro Neto, Julia Braga, Marcela Elias, Marcelo Barbalho, Raquel Amapos, Ricardo Arruda, Samuel Tomé, Sérgio Carvalho, Tatiana Tavares, Thadeu Dias Bruno, Valdir Machado Neto, Weberton Skeff e William Ferreira.

“Meridianos de Infinitude” conta com ensaios de duas fotógrafas convidadas de Porto Alegre e dois de Montevidéu - Uruguai. Fernanda Chemale traz ao festival o ensaio “Desordem”, com imagens inspiradas nos poemas de Gisela Rodriguez; Letícia Lampert apresenta a obra “Exercícios para perder de vista”; José Pilone Costa expõe “O homem cinza” e Roberto Fernández Ibáñez apresenta os ensaios intitulados “Resiliência Terrenal” e “La Mano”. Esta mostra teve a curadoria de Carlos Carvalho e Daniel Sosa.

A terceira exposição do 7º Encontros de Agosto acontece na Imagem Brasil Galeria a partir do dia 16. É uma coletiva de dez fotógrafas do grupo Mulheres da Imagem Ceará: Camila Pinho, Ingrid Barreira, Jéssica de S. Carneiro, Larissa Bezerra, Lia de Paula, Nely Rosa, Sheila Oliveira, Suelena Moreira, Thais Mesquita e Vânia de Freitas. Esta mostra poderá ser visitada até 28 de fevereiro, exceto entre 22 de dezembro e 02 de janeiro, período de recesso da galeria.

// Em cartaz até 28 de janeiro, nas salas 1 e 2 no MCC. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.


► Exposição Vaqueiros


Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.

// Mostra de longa duração, no Piso Inferior do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a domingo, das 9h às 19h (acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.


► TEMPORADA DE ARTE CEARENSE [artes visuais]
Exposição Memórias do Futuro em Ruínas
Mariana Smith

A Exposição Memórias do Futuro em Ruínas é uma investigação sobre a Praia do Futuro em Fortaleza, a partir das contradições entre um sonho utópico de um futuro hoje falido e as forças naturais que trazem como resistência seus processos corrosivos. Quais são as perspectivas de futuro num mundo em que as esperanças de crescimento e melhoria de condições de vida se esvaem?

A partir dessa perspectiva, os trabalhos apresentados apontam para uma construção de paisagens distópicas em que o homem é vencido pelas forças da natureza, ali passado e futuro se entremeiam, numa proposta de desconstrução dos sonhos de um futurismo tecnológico, para uma possível realidade de um futuro devastado.

A partir de recortes dessa paisagem, vemos uma construção de possíveis ficções de um futuro para esse local em uma instalação com vídeos, fotografias e desenhos. O projeto é resultado da pesquisa em andamento no mestrado de Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e foi selecionado pelos Editais Culturais 2016/2017, do Instituto Dragão do Mar, compondo assim nossa Temporada de Arte Cearense.

// Em cartaz até 28 de janeiro de 2018. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.


//// MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEARÁ

► 32ª Bienal de São Paulo – INCERTEZA VIVA


Com realização no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, uma nova etapa nacional das itinerâncias da 32ª Bienal de São Paulo – INCERTEZA VIVA acontece de 7 de novembro de 2017 a 28 de janeiro de 2018. Trazendo um recorte de 15 artistas e coletivos, a mostra terá abertura no dia 7 às 18h, com mediação do curador Jochen Volz – responsável pela última edição da Bienal, em 2016. Às 21h, o Dragão do Mar realiza show com o grupo Baião de Dub, no Ateliê dos Museus.

Foram selecionados para integrar a exposição: Antonio Malta Campos (Brasil) Bárbara Wagner (Brasil), Charlotte Johannesson (Suécia), Felipe Mujica (Chile), Francis Alÿs (Bélgica), Gilvan Samico (Brasil), Güneş Terkol (Turquia), Grada Kilomba (Portugal), Jonathas de Andrade (Brasil), Michal Helfman (Israel), Misheck Masamvu (Zimbábue), Mmakgabo Helen Sebidi (África do Sul), Pierre Huyghe (França), Rachel Rose (EUA), Vídeo nas Aldeias (Brasil) e Wilma Martins (Brasil). A curadoria geral de Jochen Volz foi responsável pela última edição da Bienal, em 2016.


Intitulada INCERTEZA VIVA [Live Uncertainty], a 32a Bienal tem como eixo central a noção de incerteza a fim de refletir sobre atuais condições da vida em tempos de mudança contínua e sobre as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. A exposição se propõe a traçar pensamentos cosmológicos, inteligência ambiental e coletiva assim como ecologias naturais e sistêmicas. A mostra foi concebida em torno das obras de 81 artistas e coletivos sob curadoria de Jochen Volz e dos cocuradores Gabi Ngcobo (África do Sul), Júlia Rebouças (Brasil), Lars Bang Larsen (Dinamarca) e Sofía Olascoaga (México).

Em 2017, o programa de mostras itinerantes da 32ª Bienal de São Paulo circula com seleções de obras da 32ª Bienal por doze cidades no Brasil e duas no exterior: Campinas/SP, Belo Horizonte/MG, São José dos Campos/SP, Cuiabá/MT, São José do Rio Preto/SP, Ribeirão Preto/SP, Garanhuns/PE, Palmas/TO, Santos/SP, Itajaí/SC, Fortaleza/CE, Vitória/ES, Bogotá/Colômbia e Porto/Portugal.



// Em cartaz até 28 de janeiro de 2018. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30).

Nenhum comentário: