Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 27 de novembro de 2012

[Programação – CE] Cineclube Vila das Artes

 

Na quarta-feira (28), às 18h30, Downtown ´81, de Edo Bertoglio (1981) encerra a mostra Cinema Independente Americano. O filme que originalmente deveria ser exibido na semana passada foi substituído por My Own Private Idaho, ( programado para ser exibido nesta quarta). O longa versa sobre a decadência nova-iorquina na década de 1980. Com cenário de uma NY selvagem, mistura documentário e comédia para apresentar o dia-a-dia do pintor, grafiteiro, poeta e músico americano Jean-Michel Basquiat. A exibição é gratuita e aberta ao público. A curadoria é de Uirá dos Reis.


Oficinas de Teatro

Acabam nesta terça-feira (27) as inscrições para a oficina “Gesto e Narração: experiência e criação ficcional para o trabalho do ator”. Os interessados devem preencher ficha de inscrição online no site e apresentar documentação exigida em edital na secretaria da Vila das Artes, das 9h às 20h. As aulas serão de 3 a 7 de dezembro, 14h às  17h30. Público alvo: pessoas com idade mínima de 18 anos, alguma experiência em teatro e interesse em aprofundar os seus conhecimentos na área. Orientador: Integrantes do Teatro Máquina, grupo de Fortaleza (CE) que desenvolve investigação intensa de procedimentos estéticos. Seu trabalho orienta-se por construir e sistematizar princípios formais de composição, cujos focos de pesquisa são a exploração do gesto (em sua construção, definição e separação) e a noção expandida de narração (como contraponto aos elementos dramáticos).


Cinema Japonês

Começou segunda-feira (26), a mostra “Cinema Japonês: superando grandes calamidades”, que apresenta filmes japoneses que exemplificam a capacidade de superação desse povo frente a grandes catástrofes. A mostra é uma Realização do Curso de Japonês do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Universidade Estadual do Ceará – UECE em parceria com a Vila das Artes. As exibições, gratuitas e abertas ao público, acontecerão até sexta-feira (30), sempre às 18h30.

Programação:

Dia 26 - A ilha do cãozinho Rock (2011, 123 min. | Direção: Isamu Nakae)
Dia 27- Quarteto! (2011, 118 min. | Direção: Junichi Mimura)
Dia 28 - Viajando com Haru (2009, 134 min. | Direção: Masahiro Kobayashi)
Dia 29 - Éclair - Uma Jornada Errante (2011, 107 min. | Direção: Akio Kondo)
Dia 30- Hula Girls de Fukushima (2011, 102 min. Documentário | Direção: Masaki Kobayashi)



24 Quadros

O grupo 24 Quadros (formado por alunos e ex-alunos da Vila das Artes) também alterou a exibição dos filmes da mostra Uma “Parada” Spike Lee. Nesta quinta (28), será exibido Febre da Selva (1991). O longa mostra o preconceito em torno do relacionamento de um jovem e bem sucedido arquiteto negro com sua secretária italiana.na sexta-feira (30) tem Irmãos de Sangue (1995). O filme fala sobre traficantes no Brooklyn.  Ao ter o irmão acusado de matar integrante de uma gangue rival, rapaz assume a autoria do crime. Desta vez, o cineasta cuja obra é centrada no racismo, aponta conflitos entre os próprios negros.


Seminário

Nesta terça (27), a Vila transmite ao vivo do Rio de Janeiro o Seminário de Artes Públicas – Ano Zero, das 8h às 17h30.  A transmissão tem início às 8h, com a Mesa de Debate recebendo Amir Haddad - Grupo Tá na Rua, Zeca Ligiero – UNIRIO, Chicão dos Santos - Articulador da Rede Brasileira de Teatro de Rua. Comunicação de Experiências Práticas, às 11h, com o Grupo Imbuaça (SE), Nu Escuro (G0) e Pombas Urbanas (SP). À tarde, às 14h, o seminário retorna com Mesa de Debate com Amir Haddad - Grupo Tá Na Rua, Reimont - Vereador (RJ), André Carreira – UDESC e Juan Meliá (México)- Representante IBERESCENA. Fechando a programação, às 16h30, Comunicação de Experiência Prática com Terreira da Tribo (RS), Escambo (RN) e O Imaginário (RO). Mais sobre em seminarioartepublica.wordpress.com. Para participar basta chegar na Vila, Rua 24 de Maio, 1221, Centro, no dia da transmissão em um dos horários.Mais informações em 3252-1444.


Cursos

Estão abertas inscrições para cursos nas áreas de Cultura Digital e Artes Visuais na Vila das Artes. Os interessados devem preencher ficha de inscrição no site e comparecer à secretaria da Vila (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro) com os documentos exigidos em edital. Confira os cursos com inscrições abertas e o período de inscrições.

Web Ativismo: Tem como objetivo ensinar teorias e práticas do web ativismo, capacitando os participantes nas redes sociais e na mobilização de pessoas. Inscrições até 26 de novembro. Aulas de 3 a 14 de dezembro, de 18h30 às 21h30. Idade mínima: 16 anos.

Som Digital em Pure Data: Produção sonora em meios digitais através do uso do software Pure Data (PD). Inscrições até 26 de novembro. Aulas de 3 a 14 de dezembro, das 18h30 às 21h30. Idade mínima: 16 anos.

Aproximações entre arte e filosofia - Uma fala sobre modos de vida, estilos de existência e a errância artística: Objetiva esmiuçar o conceito de vida como obra de arte de Foucault. Inscrições até 6 de dezembro. Aulas de 10 a 14 de dezembro, das 18h às 22h (de segunda a quinta) e de 8h30 à 12h (na sexta). Idade mínima: 18 anos.



Um de Tudo

Os alunos e alunas do curso Formação Básica em Dança apresentarão nos dias 5 e 6 de dezembro, às 17h e às 19h, UM DE TUDO, espetáculo de dança lúdico que relembra brincadeiras de criança como amarelinha, elástico, bila e corda. O espetáculo conta com coreografia do coreógrafo Matheus Brusa (RS), assistência das professoras Dandara Matos, Silvana Marques e Gizele Patrício, e a participação dos alunos como intérpretes e co-criadores do processo . As apresentações acontecerão no Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 4, Centro). A entrada é gratuita. O espetáculo encerra o primeiro de seis cilcos previstos. Mais em viladasartes.fortaleza.ce.gov.br


Lançamento

No dia 4 de dezembro, às 14h, a Vila recebe o lançamento do filme Paralelo 10, de Sílvio Da- Rín. Na ocasião, haverá bate-papo com o cineasta. O documentário participou do Festival É Tudo Verdade 2012, e apresenta a viagem feita por José Carlos Meirelles e Terri Aquino a uma região pouco conhecida do Brasil, Paralelo 10 Sul, no Acre, quase na fronteira com o Peru, na região amazônica. Mais aqui.



Palestras

A Vila das Artes sedia, até dezembro, uma série de palestras em comemoração aos 50 anos da Casa de Cultura Alemã no Ceará - espaço cultural e de formação da Universidade Federal do Ceará. A série, intitulada “Cultura, Arte, Sociedade e Ciência – Novas Visões”, apresenta palestras ministradas por ex-bolsistas do serviço alemão de Intercâmbio Acadêmico sempre nas segundas-feiras, às 19h, e tem como objetivo tornar acessíveis os conhecimentos acadêmicos e compartilhar as experiências e vivências adquiridas pelos bolsistas durante o período que passaram na Alemanha. Confira a programação. As palestras são gratuitas e abertas ao público. Informações pelo site www.culturaalema.ufc.br

Dia 3 - “Onde se revela um mito da política? Reflexões sobre o conceito de estado de exceção em Walter Benjamin”, com a Profa. Dra. Maria Tereza Callado

Dia 10 - “O coração e a Alemanha”, com o Prof. Dr. João Martins


Lugar de Formação


Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura, a Vila das Artes é espaço voltado para a formação em artes, incentivo a pesquisa, apoio a produção e difusão cultural. Situado no centro histórico de Fortaleza, reúne em seu espaço as Escolas Públicas de Audiovisual, Dança e Teatro, o Centro de Artes Visuais, o Laboratório de Mídias Interativas e o Núcleo de Produção Digital. Tem como parceiros a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o Centro Cultura Banco do Nordeste (CCBNB), Associação dos Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (Prodança), a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e a Rede Olhar Brasil, do Ministério da Cultura. Todas as atividades são gratuitas.

Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza. Ceará. Brasil. Telefone (55+85) 3252-1444 | 3253 - 7052 |viladasartes.fortaleza.ce.gov.br | Acompanhe no twitter e Facebook.

Centro de Artes Visuais - 3252-1444 |cav.fortaleza@gmail.com
Escola Pública de Audiovisual - 3105-1404 | escoladeaudiovisualdefortaleza@gmail.com
Cultura Digital - 3252-1444 | coordenacaoculturadigital@gmail.com
Escola Pública de Dança - 3105-1402 | escoladedancadefortaleza@gmail.com
Escola Pública de Teatro - escolapublicadeteatro@gmail.com
Núcleo de Produção Digital - 3252-1444 | npdfortaleza@gmail.com
Assessoria de Comunicação -3105-1410 |comunicacaoviladasartes@gmail.com

Nenhum comentário: