Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

[Inscrições - CE] Secultfor prorroga inscrições para Conselho Municipal de Política Cultural

As eleições do novos representantes do CMPC ocorrerão entre os dias 04 e 14 de dezembro.


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), prorroga até sexta-feira (30) as inscrições para os agentes culturais interessados em se candidatar a Conselheiro Municipal. Para participar, os candidatos - que deverão estar obrigatoriamente cadastrados nos Fóruns Permanentes de Cultura pelo site do SMC - precisam comparecer a sala do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), localizada na Secultfor (Rua Pereira Filgueiras, nº 4 – Centro), entre os horários de 8h às 12h ou de 14h0 às 17h, portando a documentação exigida em edital.

As eleições ocorrerão entre os dias 04/12 e 14/12 e serão realizadas pelos Fóruns Permanentes de cada linguagem – circo, música, audiovisual, artes visuais, dança, teatro, fotografia, culturas tradicionais populares, literatura e territórios regionais – em locais e horários a serem divulgados pela Comissão Técnica e Eleitoral no site da Secultfor. Os Fóruns Permanentes de humor, arte e cultura digital e moda/designer, embora não estejam previstos no edital 2012 - pois ainda aguardam alteração do estatuto e da lei de criação do CMPC na Câmara Municipal, que prevê os assentos plenos de seus representantes no Conselho -, também deverão realizar as eleições dos representantes nas mesmas datas dos demais fóruns. Os interessados a Conselheiro Municipal destas linguagens também deverão estar, obrigatoriamente, cadastrados no site do SMC e precisam comparecer a sala do CMPC portando os seguintes documentos:  cópias e originais do RG e CPF  (ou cópias autenticadas), comprovante de endereço, currículo e carteirinha e/ou declaração da Associação da qual faz parte.

O Conselho Municipal de Política Cultural é, atualmente, composto por 44 (quarenta e quatro) membros, sendo 21 representantes do Poder Público Municipal, Estadual e Federal, entre eles as instituições federais de ensino superior e 23 representantes da sociedade civil. O processo elegerá os representantes títulares e suplentes, sendo titular o candidato que ficar em primeiro lugar e como suplente o candidato que ficar em segundo lugar na contagem dos votos do respectivo Fórum Permanente (exceto o Fórum Permanente da Cultura Tradicional e Popular que elegerá dois titulares e dois suplentes).

A partir de 2013, o CMPC terá papel fundamental e deliberativo para fazer valer a lei de fomento à Cultura e o Plano Municipal de Cultura, documentos que nortearão a política cultural de Fortaleza nos próximos dez anos.

Plano Municipal de Cultura

Até o dia 30 de novembro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), disponibiliza para consulta pública as metas do Plano Municipal de Cultura (PMC), elaboradas a partir de propostas oriundas das quatro conferências Municipais de Cultura, realizadas entre 2005 e 2011. A consulta pública poderá ser feita através do endereço eletrônicomapeamentofortaleza.org.br/ConsultaPublica.

O Plano Municipal de Cultura é uma peça de planejamento estratégico que servirá de base legal para a gestão de políticas públicas de cultura em Fortaleza ao longo dos próximos dez anos. Com ele, poder público e sociedade civil organizada cumprem mais uma etapa de consolidação do Sistema Municipal de Cultura, que desencadeou de forma processual a criação da primeira Secretaria de Cultura de Fortaleza, em 2007; a instituição do também pioneiro Conselho Municipal de Política Cultural, empossado em 2010; e a aprovação do Sistema Municipal de Fomento à Cultura, em abril de 2012, criando a um só tempo o Fundo Municipal de Cultura e outras regras de financiamento específico para a área. De forma interligada e complementar, esse conjunto de ações propícia as condições institucionais necessárias para o desenvolvimento da cultura e o controle social de programas, projetos e ações afins.

Saiba Mais

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) é um órgão colegiado integrante do Sistema Municipal de Cultura criado pela Lei 9.501. Empossado em outubro de 2010, o conselho é a expressão máxima de uma nova cultura política na qual o aprofundamento da democracia e a institucionalização da cultura como direito básico são práticas preponderantes. um espaço participativo de construção coletiva das políticas públicas para a cultura e vem estreitar e qualificar as relações entre poder público e sociedade civil. Tem o desafio de fortalecer o setor cultural, propondo a construção de uma política pública feita com base sólida e coerente e que se programa de modo democrático.

Confira o edital:

Edital Eleições do Conselho Municipal de Política Cultural – 2012

:: Serviço
Inscrições para composição do Conselho Municipal de Política Cultural
Data: 26 a 30 de novembro
Hora: 8h às 12h ou de 14h0 às 17h
Sala do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) - Rua Pereira Filgueiras, nº 4 – Centro.

Nenhum comentário: