Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 27 de novembro de 2012

[Evento – CE] Em novembro, o Festival Choro Jazz Jericoacoara chega também a Fortaleza!

 
Em sua 4ª edição, o Festival Choro Jazz, pela primeira vez, se apresentará em Fortaleza, antes de seguir para a bela e paradisíaca Jijoca de Jericoacoara com sua já tradicional semana musical, incluindo a presença de renomados músicos do cenário nacional e internacional. O Festival, que é totalmente gratuito, acontece do dia 29 de novembro ao dia 1º de dezembro, no Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, e de 04 a 09 de dezembro, na Praça Principal de Jericoacoara.

Com direção artística do produtor musical Capucho, o Festival - uma realização da Capucho Produções, do Ministério da Cultura e do Governo do Brasil, com patrocínio da CHESF; Oi; Oi Futuro; BNB; Cagece e Governo do Ceará, traz ao Estado nomes consagrados da música brasileira, como: Guinga, Antônio Nóbrega e Almir Sater; músicos prestigiados internacionalmente, a exemplo do clarinetista italiano Gabrielle Mirabassi; Lindigo e sua música Maloya - grupo do departamento francês Ilha da Reunião; da premiada cantora Mônica Salmaso; do virtuoso Duo Assad e do célebre trombonista Raul de Souza.

A programação traz ainda apresentação do Bandão Choro Jazz, formado por músicos e alunos da Escola Choro Jazz Jericoacoara; o encontro do pianista Cristóvão Bastos com o violonista João Lyra; o premiado Trio Madeira Brasil; o multiinstrumentista Arismar do Espírito Santo; os cearenses Tarcísio Sardinha, Moacir Bedê, Cainã Cavalcante e Carlinhos Patriolino; o grupo instrumental Quinteto Vento em Madeira; o tradicional grupo gaúcho Tambo do Bando; o duo formado pelo violonista Alessandro Penezzi e pelo clarinetista Alexandre Ribeiro; o grupo infantil de dança Balé Jeri, e o lançamento do livro infantil “Shui, entre os Vermes da Superfície” de Paulo Garfunkel com ilustrações do SOPA Grafix, que completa a programação.

Outra novidade desta edição é a exposição JERIcoaCARA NO JAZZ do cartunista e chargista Paulo Caruso, e a exposição A Arte de Bin Lata, artista local que trabalha apenas com material reciclável.

Serão ao todo mais de 30 atrações, entre espetáculos, exposições e oficinas, nas cidades de Fortaleza – Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar e Jijoca de Jericoacoara – Praça Principal.

Cenário – Neste ano, a belíssima capital cearense também será palco do Festival Choro Jazz, dividindo sua realização com Jericoacoara, uma das mais famosas praias do mundo, esse pequeno paraíso, localizado a 300 km de Fortaleza. Jeri, como é carinhosamente chamada por seu admiradores, integra uma Área de Proteção Ambiental (APA), repleta de dunas, belas formações rochosas, praias desertas e exuberantes lagoas de águas cristalinas. Destinos concorridos nos principais roteiros de turismo, as cidades de Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara

recebem anualmente milhares de turistas oriundos de todos os cantos do planeta, atraídos pela beleza natural e pelas excelentes condições para a prática de esportes como o wind surf e o kite surf.

Proposta didática – O Festival também oferece oficinas de aperfeiçoamento técnico. O programa segue a linha das edições anteriores e conta novamente com a parceria do renomado Festival de Imersão Educacional da Música Brasileira, California Brazil Camp, que chancela as oficinas. As atividades voltadas a músicos, estudantes de música e apreciadores da música têm vagas limitadas. São oferecidas oficinas de composição, choro, canto, piano, violão, clarinete, sopros, percussão, bateria e prática de conjunto, tudo isso gratuito. As inscrições já estão abertas e todas as informações estão disponíveis no site do festival: www.chorojazz.com.

Escola Choro Jazz Jericoacoara – Desde 2009, o Festival Choro Jazz - Jericoacoara, firmando seu compromisso  com a democratização musical,  oferece ao público de todas as faixas etárias algo muito além dos shows e atrações, por meio de oficinas musicais de diversos instrumentos ministradas por exímios profissionais, criteriosamente escolhidos, oferecendo o melhor em termos de aprendizado. Sendo assim, ao longo de suas três bem sucedidas edições, o projeto, que já é uma referência,  fundou a Escola Choro Jazz Jericoacoara no dia 16 de janeiro de 2012.
Premissas – Ao contemplar o público com uma programação variada e repleta de atrações de altíssimo nível musical, o festival cumpre as premissas que o permeiam. O projeto utiliza o Choro e o Jazz como fios condutores, não apenas como gêneros musicais, mas na verdade como estilos de linguagem e interpretação por meio da amplitude musical que ambos possibilitam a seus intérpretes, independentemente de suas origens e raízes musicais.  O público é presenteado com um panorama musical cheio de nuances, estilos e sotaques diversificados, um repertório que raramente é incluído nas temporadas de shows tradicionais. Proporcionar a atualização técnica de músicos e compositores, divulgar uma vertente da produção musical de qualidade, que ainda busca canais adequados para sua difusão, e ao mesmo tempo, contribuir com a formação de platéia para a música instrumental são as premissas que servem como base do projeto.
Sobre a Capucho Produções – A Capucho Produções é uma produtora artística que tem como seu principal segmento a música instrumental brasileira e como principal objetivo a valorização e a divulgação da arte brasileira. Capucho, proprietário e diretor artístico, é antes de tudo um apaixonado por música, e busca colocar em prática seus extensos conhecimentos musicais aliados à sua ampla experiência como produtor na coordenação e desenvolvimento de projetos musicais. Com mais de 15 anos de experiência no meio musical, a Capucho Produções já foi responsável pela programação de artistas brasileiros em diversos projetos e festivais, como o Festival de Música Instrumental de Guarulhos, Tocar La Vida na Argentina, Copa da Cultura na Alemanha, Guggenheim Museum em Nova Iorque, Skopje Jazz Festival na Macedônia, Tensamba na Espanha, Bimhuis na Holanda, Istanbul Jazz Festival na Turquia, Molde Jazz Festival na Noruega, entre vários outros.

4º FESTIVAL CHORO JAZZ - PROGRAMAÇÃO

FORTALEZA - 29/11 a 01/12/2012

SHOWS:

29/11:
21h - Tarcísio Sardinha (CE) e Moacir Bedê (CE)
22h30 - Arismar do Espírito Santo (SP) convida Vinícius Dorin (SP)

30/11:
21h - Maurício Carrilho (RJ) e Toninho Carrasqueira (SP)
22h30 - Guinga (RJ) e Gabrielle Mirabassi (ITÁLIA)

01/12:
21h     - Alessandro Penezzi (SP) e Alexandre Ribeiro (SP)
22h30 - Duo Assad (BRASIL)

Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema - Fortaleza - Ceará
Ingressos Gratuitos.

Mais informações:
www.dragaodomar.org.br - Tel: (85) 3488-8600
www.chorojazz.com - info@chorojazz.com - Tel: (11) 3032-3312



JERICOACOARA - 04 a 09/12/2012

SHOWS:

04/12:
21h - Bandão Choro e Jazz (CE)
22h - Duo Assad (BRASIL)
23h30 - Cainã Cavalcante (CE) e Carlinhos Patriolino (CE)

05/12:
21h - Cristóvão Bastos (RJ) e João Lyra (AL)
22h30 - Guinga (RJ) e Gabrielle Mirabassi (ITÁLIA)

06/12:
21h - Tambo do Bando (RS)
22h30 - Almir Sater (MS)


07/12:
21h - Trio Madeira Brasil (RJ)
22h30 - Mônica Salmaso Trio (SP)

08/12:
16h - Lançamento do Livro Infantil “Shui” de Paulo Garfunkel (SP)
17h - Balé Jeri (CE)
21h - Raul de Souza (RJ)
22h30 - Lindigo (ILHA DA REUNIÃO, FRANÇA)

09/12:
21h - Quinteto Vento em Madeira (SP) convida Filó Machado (SP)
22h30 - Antônio Nóbrega (PE)

Praça central da vila de Jericoacoara
Todos os shows são gratuitos.

Mais informações:
www.chorojazz.com - info@chorojazz.com - Tel: (11) 3032-3312





OFICINAS



FORTALEZA - 29/11 a 01/12




Prática de Conjunto

Professor: Arismar do Espírito Santo


Choro

Professor: Maurício Carrilho



Violão

Professor: Alessandro Penezzi



Clarinete erudito, popular e Jazz
Professor: Gabrielle Mirabassi



Flauta
Professor: Toninho Carrasqueira



Percussão
Professor: Fábio Pascoal






JERICOACOARA – 04 a 09/12




Prática de Conjunto

Professor: Arismar do Espírito Santo



Choro

Professor: Maurício Carrilho



Composição, “A Razão da Canção”

Professor: Jean Garfunkel



Canto, baseado na obra do Paulo César Pinheiro

Professora: Anna Paes


Canto

Professor: Filó Machado



Piano

Professor: Cristóvão Bastos

Violão

Professor: Alessandro Penezzi



Sopros, “Os Sopros e a Linguagem Brasileira”

Professor: Teco Cardoso



Clarinete erudito, popular e Jazz
Professor: Gabrielle Mirabassi



Flauta
Professor: Toninho Carrasqueira


Samba na Bateria
Professor: Oscar Bolão

Percussão
Professor: Fábio Pascoal

Informações:

Cada inscrito poderá participar no máximo de 02 oficinas.
Para cada oficina inscrita os alunos devem levar para doação um dos itens abaixo:

- 01 livro para a criação da Biblioteca de Jericoacoara
- 01 instrumento musical para a Escola Choro Jazz Jericoacoara

Inscrições abertas. Todas as oficinas são gratuitas. Vagas limitadas.

Locais e horários: a definir



Mais informações:

www.chorojazz.com - info@chorojazz.com - Tel: (11) 3032-3312


Nenhum comentário: