Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

[Encontro – CE] II Encontro territorial - 100 mulheres se reúnem em Pacatuba para debater o modelo de desenvolvimento para o Campo






O Projeto A Força da Mulher, financiado pela União Européia, promove atividades na sexta-feira, 30, e sábado, 01, no Salão Paroquial, no centro da cidade

A seca castiga hoje o interior do Ceará e, na tentativa de pensar estratégias para o aumento da qualidade de vida no campo, cerca de 100 mulheres, moradoras de Quixadá, Pacatuba e Ocara, no Interior do Estado, se reúnem sexta-feira (dia 30) e sábado (01) no II Encontro Territorial. As atividades fazem parte do projeto A Força da Mulher, realizado pelo Centro de Estudos, Articulação e Referência sobre Assentamentos Humanos (CEARAH Periferia) e Esplar - Centro de Pesquisa e Assessoria, com financiamento da União Européia e apoio da Prefeitura de Pacatuba e do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais. O encontro acontece no Salão Paroquial de Pacatuba, rua Getúlio Vargas, 404, Centro. Além dos debates e oficinas, as integrantes promoverão uma Feira Feminista Solidária na sexta-feira, a partir das 18h30min. Não faltará o que apreciar: artesanatos, música e demais produtos feitos pelas próprias mulheres.

O momento é de troca de experiências, de realidades vividas por essas cearenses e de soluções para o desenvolvimento local. Tudo pautado na importância da organização dessas e de outras mulheres para o enfrentamento dos problemas, maior impulso na geração de renda e fortalecimento da autonomia feminina. Em um ano no qual mais de 178 municípios cearenses decretaram situação de emergência por causa da seca, a atividade se propõe a discutir a convivência com o semiárido e o papel do Estado na construção de políticas públicas que fortaleçam também a agricultura familiar.

Na programação do II Encontro Territorial, com início às 9h30min da sexta e encerramento às 15h do sábado, as participantes se envolverão também em atividades culturais, assistirão a filmes. Participarão de oficinas de instrumentos musicais e terão ainda a oportunidade de conhecer as diversas manifestações locais, inclusive a das indígenas da região.

Além de Pacatuba, o projeto “A Força da Mulher” irá realizar outro evento, dessa vez em Quixadá, nos próximos dias 13 e 14. O I Encontro Territorial aconteceu, nos dias 23 e 24 de novembro, em Ocara.  “Há quase um ano, essas mulheres vem participando de oficinas com temas fortalecem a possibilidade de organização e garantia seus de direitos. Os encontros territoriais são a culminância dessa primeira etapa que ainda tem mais um ano de atividades”, relata Marta Silêda, sócia do CEARAH Periferia e coordenadora do projeto.

Segundo Magnólia Said, coordenadora pedagógica do projeto e diretora do Esplar, “as mulheres vão ter a oportunidade de a parti de exemplos do próprio estado, refletir sobre que modelos de desenvolvimento de fato consideram as mulheres como partes do desenvolvimento”, finaliza Magnólia Said.

O projeto

A FORÇA DA MULHER é uma iniciativa que visa contribuir com o fortalecimento político e econômico de grupos de mulheres no Interior do Ceará, ao mesmo tempo em que favorece o desenvolvimento local sustentável, geração de renda e garantia de direitos sociais.  O objetivo inicial é capacitar 900 mulheres – 300 em cada município – para uma atuação política qualificada e em práticas de geração de renda, baseadas em grupos comunitários e/ou empreendimentos coletivos solidários.

Dentre os resultados esperados estão: o aumento e reforço da participação de mulheres na economia local, com efetivação de empreendimentos coletivos e solidários, o fortalecimento e/ou criação de uma cooperativa em cada um dos municípios, contemplando a participação política feminina nas decisões e a constituição de grupos de mulheres com capacidade política e de articulação para reivindicar uma atuação efetiva nos espaços e formulação de políticas públicas sustentáveis nas localidades.

Serviço

II Encontro Territorial de Pacatuba – Modelo de desenvolvimento para o campo e a organização das mulheres.

Quando? Dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2012

Onde? No Salão Paroquial, centro de Pacatuba (Rua Getulio Vargas, 404)

Horário: Início na sexta-feira, às 9h30min, e encerramento no sábado às 15h. A Feira Feminista Solidária em Pacatuba começa a partir das 18h30min da sexta-feira, em frente ao Salão Paroquial.

Informações: Marta Silêda (assessora do Cearah Periferia e coordenadora do projeto) – 85 9131.4178 e Ivna Girão (assessora de comunicação do Cearah Periferia) – 85 8817.5149.

Nenhum comentário: