Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 27 de junho de 2020

ARTIGO] Tratamento endodôntico através de Guia 3D


O tratamento e prevenção da periodontite apical é o principal objetivo do tratamento de canais radiculares e podem ser consequências de cáries extensas atingindo a polpa dentária, traumas, restaurações infiltradas ou má oclusão. Quando a intervenção endodôntica se faz necessária, é indicado a limpeza e modelagem dos canais radiculares para a eliminação dos microrganismos. O primeiro passo do tratamento endodôntico é a cirurgia de acesso, primeiro passo invasivo e, portanto, crucial para o resultado e longevidade do tratamento.

A sobrevida da população idosa tem aumentado significativamente ao longo dos anos, decorrente de melhor qualidade de vida, alimentação, atividade física, entre outros. Dessa maneira, o número de tratamentos endodônticos em idosos também tem aumentado, e junto a isso, o maior número de canais parciais ou totalmente calcificados, devido à deposição de dentina constante ao longo da vida. Além do envelhecimento fisiológico, a calcificação parcial ou completa dos sistemas de canais pode ser, principalmente, consequente do atrito, lesões de cárie, cirurgia anteriormente mal realizada ou traumatismo dentário.

A Associação Americana de Endodontia considerou a terapia endodôntica de canais radiculares calcificados sendo um alto nível de dificuldade, pois podem gerar um alto risco de falha, como desvio do conduto e perfurações da raiz, mesmo quando associado à ampliação visual com o uso do microscópio cirúrgico. A apicectomia e o retro preparo seriam outras alternativas para o tratamento de canais calcificados. No entanto, a localização do canal calcificado, a limpeza e também a modelagem adequada da região contaminada após a ressecção da raiz é desafiante, e requer muita experiência, concluindo também que há um alto índice de insucessos.

Todas as técnicas usadas até então nesses casos têm um elevado nível de dificuldade, gerando ainda, muito desvio na hora de modelar o canal, e por muitas vezes até a perfuração, levando à perda do elemento dentário. Nos casos onde nos deparamos com canais parcialmente calcificados e indicação de tratamento endodôntico, a tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) vem como um dos principais recursos para confirmação do diagnóstico, levando a uma melhor previsibilidade no tratamento.

O planejamento pré-operatório é altamente recomendado e a imagem 3D pode ser uma ferramenta útil. Assim, surgiu um guia de acesso para canais calcificados, principalmente, portadores de periapicopatias. Denominado Endoguide, esse guia planejado tem como objetivo poder ajudar a preservar a estrutura dentária e evitar perfurações na cirurgia de acesso desses elementos, levando a um melhor prognóstico a longo prazo.

Com o uso da tomografia e impressão 3D, surgiu o conceito de endodontia guiada, constatando um método seguro e clinicamente viável para localizar canais radiculares e evitar a perfuração do canal em dentes com CP. Através da sobreposição da tomografia com o escaneamento intra oral, que já são oferecidos diversas marcas e modelos, juntamente com o planejamento virtual em software especializado, conseguiremos uma precisão para o guia endodôntico.

Após o planejamento, um modelo virtual será exportado como um arquivo STL e enviado para uma impressora 3D que fará a impressão da guia. A Estereolitografia (SLA) faz a confecção da prototipagem rápida, com material de polimerização de resina liquida (acrílica, epoxica ou vinil), tendo então uma réplica fiel de um modelo virtual chamado de bioprotótipos. Com esse processo, temos o guia de acesso. Após a fixação do guia e o acesso do canal radicular, o tratamento endodôntico convencional segue de forma normal.

A técnica do guia endodôntico parece ser um método para acesso de dentes com calcificação pulpar e periodontite apical eficaz e seguro, facilitando o acesso ao tratamento endodôntico nesses casos, sem riscos maiores ao elemento dentário, com maior previsibilidade.


Prof. Me. Félix Nina Neto
Docente do Curso de Odontologia da UniAteneu
Mestre em Clínica Odontológica, especialista em Implantes Dentários e especialista em Endodontia



Conheça o Curso de Odontologia da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/


Nenhum comentário: