Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 8 de junho de 2010

[Notícias Vila das Artes – Fortaleza - CE] - De 07 a 14 de junho de 2010

TRABALHO

O Núcleo de Produção Digital Vila das Artes está contratando um técnico em audiovisual.

A Vila das Artes está selecionando um Técnico de Externa em Audiovisual para trabalhar no Núcleo de Produção Digital Vila das Artes (Programa Olhar Brasil mantido em parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Ministério da Cultura). Para participar da seleção o candidato deve enviar um currículo para o e-mail npdfortaleza@gmail.com ou deixar na secretaria da Vila das Artes, na Rua 24 de Maio, 1221, Centro, em Fortaleza, até o dia 14 de junho de 2010.  Os candidatos com currículo pré-selecionados serão convocados para uma entrevista que acontecerá no próximo dia 18. A vaga é para técnico em audiovisual, com experiência em manutenção e operação de equipamentos de captação de imagem, som, iluminação e maquinaria. O selecionado deverá orientar, acompanhar os profissionais e alunos dos cursos da Vila, e garantir o manuseio adequado e a segurança dos equipamentos durante produções externas e internas. Mais informações pelo telefone (85) 3105-1410 ou através do email npdfortaleza@gmail.com. O Núcleo de Produção Digital Vila das Artes apóia a produção audiovisual independente com a disponibilização gratuita, para realizadores audiovisuais, de equipamentos, suporte técnico e a realização de atividades de aprimoramento profissional.

ENSAIO ABERTO

Coletivo cambada apresenta Exercício: Gestalt

 O coletivo Cambada faz apresentação aberta do trabalho em processo de montagem Exercício: Gestalt, na sala de dança da Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221, Centro) nesta quinta (10), às 19h. Exercício: Gestalt é o segundo experimento de pesquisa do grupo sobre as (re)significações da forma, seja pelo aspecto literário ou do movimento. O estudo visa contribuir para a clareza do movimento e da composição de suas estruturas formais como: a preparação/recusa do movimento, o seu desenvolvimento e o ponto final. O primeiro exercício desta pesquisa foi [Sem] Meio Termo, um esquete em que o coletivo transpôs as diversas interpretações sobre os mesmos signos textuais. A apresentação conta com Andrei Bessa e Raquel Mendes, Direção e Preparação Corporal de Jonathan Pessoa; Trilha Sonora de Jonathan Pessoa e Andrei Bessa (a partir de trecho da música Yesaya de Leonardo Trincabelli); Fotos de Levy Mota; Operação de Som de Walmick Campos e Operação de Luz de Jonathan Pessoa. O coletivo foi um dos grupos selecionados em edital para ocupação da sala de dança da Vila das Artes, que recebe inscrições até o próximo dia 15 de junho. Informações pelo telefone 3105-1402.


DANÇA

Vila das Artes recebe propostas para ocupação da sala de dança até dia 15.

A Vila das Artes, através de sua Escola Pública de Dança está recebendo propostas para ocupação de sua sala de dança. As inscrições para o Programa de Ocupação da sala de dança estão abertas até o dia 15 de junho de 2010. As propostas devem ser encaminhadas à secretaria da Vila (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), das 9h às 20h. O Edital de seleção e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura (www.fortaleza.ce.gov.br). Podem participar pessoas maiores de 18 anos e que tenham formação em dança. A sala de dança da Vila das Artes ficará disponível nos meses de julho, agosto, setembro e outubro de 2010. O objetivo da política de ocupação é democratizar o acesso a equipamentos públicos municipais e estimular a produção artística em dança cênica na cidade. Também incentiva a realização de projetos na área de dança através da cessão de espaço e recursos técnicos para o desenvolvimento de ensaios e residências artísticas com foco na pesquisa de linguagem. Informações pelo email escoladedancadefortaleza@gmail.com ou pelo telefone 3105-1402.

CINECLUBE VILA DAS ARTES

Cineclube Vila das Artes traz clássicos do cinema italiano e francês toda quarta. Entrada grátis.
O Cineclube Vila das Artes de Junho apresenta uma seleção dos melhores clássicos do cinema italiano, como Ladrão de Bicicletas, de Vittorio de Sica e Roma, Cidade Aberta, de Roberto Rossellini, roteiro de Frederico Fellini. Os filmes traçam o perfil sócio-cultural de uma Itália que se reconstruía das dificuldades da pós-guerra. Na sequência, Teorema, de Píer Paolo Pasolini, que expressa uma perspectiva particular da crise estrutural do capital a partir de uma de suas principais instâncias sócio-reprodutivas: a família. A Doce Vida, de Fellini, que traz uma Roma marcada pelas exibições mundanas, a decadência e os excessos. Fechando o ciclo de filmes do mês de junho Acossado, de Jean Luc Godard, retratando um mundo à margem de uma transformação social. As sessões, gratuitas, acontecem todas as quartas, às 18h30, na Vila das Artes sempre com a presença de um pesquisador, cineasta ou professor que conduz o bate papo com o público. 

 
PROGRAMAÇÃO

Dia 09
“Ladrões de Bicicletas” (Itrália, 1948)
Dia 16
“A Doce Vida” (Itália, 1960)
Dia 23
“Teorema” (Itália, 1968)
Dia 30
“Acossado” (França, 1959)

MOSTRA

Mostra apresenta filmes de Hitchcock todas as quintas e sextas a partir das 18h30.


Alfred Joseph Hitchcock foi o diretor de grandes obras de suspense que, mesmo após 30 anos da sua morte, ainda fascinam e provocam calafrios nos expectadores. Curiosamente, nasceu numa sexta-feira 13, em agosto de 1899, na Inglaterra. A mostra de filmes na Vila das Artes teve início em maio e prossegue em junho com filmes do cineasta que vão dos clássicos ao documentário incluindo a “Fase Inglesa e o Cinema Falado”. A entrada é gratuita e as exibições acontecem as quintas e sextas a partir das 18h30.
                              
Programação em junho:

Dia 10 - Sabotagem (1936)
 O filme foi adaptado do romance "O Agente Secreto" de Joseph Conrad.
Dia 11 - Jovem e Inocente (1937)
Dia 17 - A Dama Oculta (1938)
Baseado no livro "The Wheel Spins" de Ethel Lina White.
 Dia 18 - A Estalagem Maldita (1939)
O roteiro do filme foi baseado num romance da escritora Daphne du Maurier.
Dia 24 - Alfred, o Grande – Parte I (Documentário)
Documentário produzido pela BBC de Londres sobre a vida e obra do diretor Alfred Hitchcock.
Dia 25 - Alfred, o Autor – Parte II (Documentário)


CINEMA NAS RUAS

O cinema nas ruas é uma proposta dos coletivos formados através do curso de Formação de Agentes Culturais e Exibidores Independentes, o Pontos de Corte, realizado pela Vila das Artes. Os coletivos – grupos culturais- vão para ruas, praças, associações, e através dos filmes provocam a reflexão sobre a vida, a arte e a cidade. O cinema nas ruas é também convite para que os moradores se apropriem dos espaços públicos e se conheçam. Acompanhe a programação de junho

O Cine Brincadeiras exibe filmes e promove atividades culturais lúdicas a partir das 18h.
Dias 12 e 25 de junho
Local: Praça da  Igreja  Matriz, no Canindezinho, Rua das Pitangueiras esquina com Avenida Osório de Paiva.Sempre às 18h
Informações: 8845.9936

ENCONTRO DAS ARTES

Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado a Secretaria de Cultura (Secultfor) a Vila das Artes é lugar de formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. Oferece gratuitamente uma série de cursos, em diferentes formatos e que atendem a um público diverso. A Vila das Artes foi implantada em 2006 - uma conquista compartilhada entre a classe artística e a Prefeitura de Fortaleza. Contribui com ações que envolvem o circuito de artes e o interesse público, potencializando reflexões e debates sobre política, arte contemporânea e a cidade. Situado em local estratégico, no centro de Fortaleza, o Bloco I (Casa das Escolas) foi inaugurado em setembro de 2008 e abriga as Escolas Públicas de Audiovisual e Dança, um Núcleo de Produção Digital, além de Biblioteca, Videoteca, sala de dança, ilhas de edição e auditório.

Parceria: Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e Rede Olhar Brasil - Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Apoio: Kodak, Quanta e Prodança. Apoio cultural: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Ceará. Patrocínio: Banco do Nordeste, Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo a Cultura (Ministério da Cultura) e Governo Federal. Siga no twitter.com/viladasartes.
Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza|Ceará|Brasil
Telefone (55+85) 3252.1444 comunicacaoviladasartes@gmail.com, viladasartesfortaleza@gmail.com
Escola Pública de Dança (85) 3105.1402
escoladedancadefortaleza@gmail.com
Escola Pública de Audiovisual (85) 3105.1404
escoladeaudiovisualdefortaleza@gmail.com
Núcleo de Produção Digital (85) 3105.1410
npdfortaleza@gmail.com

Nenhum comentário: