Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 22 de setembro de 2018

Saúde] Por que você deveria se preocupar com sua saúde vascular?


 
Realizar o check-up vascular pode evitar complicações graves


Você sabia que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças vasculares tendem a causar sérios danos ou levar à morte? É como o caso da trombose venosa profunda, das varizes, do aneurisma da aorta, do pé diabético e da doença arterial obstrutiva periférica. Mas é possível prevenir complicações graves ao realizar check-ups frequentes com um angiologista ou cirurgião vascular.


O check-up vascular consiste em detectar características no paciente que indiquem qualquer tipo de risco de acometimento vascular. Além do histórico de saúde, o angiologista ou cirurgião vascular propõe uma série de exames que podem detectar alterações nos vasos. “O angiologista ou cirurgião vascular pode identificar os sinais que provocam as doenças e fazer o diagnóstico de qualquer complicação na fase inicial, indicando o melhor tipo tratamento a fim de evitar a sua evolução”, explica o Dr. Frederico Linhares, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Regional Ceará (SBACV-CE).


Cada patologia vascular possui fatores de risco definidos. Grande exemplo disso são as varizes, distúrbio que acometem os membros inferiores e que em fases mais avançadas podem causar úlceras varicosas ou flebites, inflamações das veias provocadas pela formação de coágulos.


Diferentemente das varizes, outros problemas vasculares estão mais relacionados com fatores externos que genéticos, como é o caso da doença arterial obstrutiva periférica. Quando não identificada, prevenida e tratada, a obstrução das artérias da perna pode levar à amputação. Hoje, com o avanço nos métodos e diagnósticos, é possível detectar e dar início ao tratamento vascular de forma eficaz e precoce.


“Existem situações em que o problema surge de forma silenciosa, como é o caso dos aneurismas, principalmente os que acometem a artéria aorta. Caso haja ruptura, o risco de morte é bastante elevado”, salienta o Dr. Frederico. As estenoses (estreitamentos) da artéria carótida também são silenciosas, podendo levar ao AVC (acidente vascular encefálico) ou ‘derrame’, como é conhecido.


Por isso, é imprescindível que o paciente faça regularmente check-ups vasculares. A avaliação deve ser realizada por um médico especialista e de preferência habilitado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), o que garante que o paciente estará sendo atendido por um médico com a formação especializada em doenças vasculares.


Sobre a SBACV-CE


Cirurgiões vasculares e angiologistas do estado do Ceará contam com a regional da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV-CE), que tem como objetivo representar o segmento através da realização de ações voltadas para a especialidade.

Atualmente composta por cerca de 50 profissionais e presidida pelo Dr. Frederico Augusto de Carvalho Linhares Filho, a Sociedade atua há 44 anos prestando assistência administrativa, econômica e social, além de consolidar o diálogo com contratantes e as relações entre associados, médicos, operadoras de planos de saúde e pacientes.

Nenhum comentário: