Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Evento] IBLF realiza Residência Artística e Concerto com músicos renomados no Brasil e no exterior

  
Aberto ao público e gratuito, o evento conta com a participação dos professores Yerko Tabilo (UFPB) e Zezé Chevitarese (UFRJ). Para o encerramento do evento, na próxima quinta-feira (19), está marcado um concerto com início às 17h30, na Casa José de Alencar

O Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) realiza entre os dias 17 e 19 deste mês, uma Residência Artística com profissionais renomados nos estudos de música no Brasil e no exterior. Os professores e músicos Yerko Tabilo e Zezé Chevitarese são convidados pelo IBLF para compartilharem suas experiências artísticas e acadêmicas, como também pela atuação de ambos no Terceiro Setor. Esta é uma ação que busca o aperfeiçoamento contínuo de toda equipe do Instituto e tem patrocínio da Gera Maranhão, apoio especial da Enel Brasil e realização do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

A Residência Artística propicia aos alunos do Programa de Música Jacques Klein, do IBLF, o contato direto com profissionais de relevância na área da música nacional e internacional. O evento também serve como capacitação docente para os professores do Programa, bem como de instituições convidadas, para que possam replicar o conhecimento adquirido em seus contextos de sala de aula.

Pela manhã, acontecem formações para os professores e à tarde os convidados trabalham com o público infantojuvenil. O professor Yerko Tabilo ministra as oficinas de cordas friccionadas e a professora Zezé Chevitarese, Canto Coral. Ambas atividades são realizadas na Casa José de Alencar (CJA), em Messejana.

O evento tem o patrocínio da Gera Maranhão, com apoio especial da Enel Brasil e realização do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza juntamente com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Conta também com o apoio do Grupo Marquise, da Neorubber, do Escritório Clóvis Mapurunga Advogados e das Agências Slogan e Bravo. Além da consultoria executiva da Quitanda das Artes.

Facilitadores

O convite ao professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Yerko Tabilo, e à professora Zezé Chevitarese, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), se dá não somente por seus currículos artísticos e acadêmicos. Seus nomes também são lembrados pela atuação de ambos no Terceiro Setor.

Yerko Tabilo é chileno e veio para o Brasil para implantar o Departamento de Música da UFPB. Ele também é fundador do Quinteto da Paraíba, que contribuiu com o Grammy Latino ao cantor Lenine em 2009, e é integrante da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa. Yerko viaja pelo Brasil dando cursos de formação em Organizações da Sociedade Civil (OSCs), contribuindo com orquestras como a do Estado do Mato Grosso.

Zezé Chevitarese, por sua vez, é diretora artística da Escola de Música da UFRJ e referência no canto coral brasileiro. Ela também é idealizadora e regente tanto do Coral Brasil Ensemble quanto do Coral Infantil da UFRJ, criados em 1999 e 1989, respectivamente. Este último conta com experiência internacional e soma mais de 270 apresentações em seu currículo.

Programa de Música Jacques Klein

O Programa de Música Jacques Klein realiza formação musical de excelência para 400 crianças, adolescentes e jovens, com idades entre 7 e 20 anos, em bairros menos favorecidos de Fortaleza, trabalhando desde a infância o desenvolvimento cognitivo e a apreciação pela música.

Criado em 2012, o Programa atua em três bairros da capital. Além de ofertar cursos gratuitos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão, piano, canto coral e iniciação musical, o Programa realiza projetos de concertos em escolas e espaços públicos, residências artísticas, intercâmbios com outras instituições e seminários, além de produzir material didático e pesquisas para beneficiar outros projetos na área.

Atuando inicialmente somente no Conjunto Jardim União II, no bairro Passaré, a partir de 2013 e 2014 firmou parcerias com a Fundação Carlos Pinheiro (FCP) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa José de Alencar, expandindo sua atuação para os bairro Henrique Jorge e José de Alencar, respectivamente. O Programa integra também a Plataforma Sinfonia do Amanhã, rede com mais de 20 projetos de educação musical no Ceará e com integrantes também de outros estados do Brasil.

Serviço:

Residência Artística IBLF
Quando: Entre 17 e 19/10
Onde: Núcleo do Programa de Música Jacques Klein
Casa José de Alencar - Av. Washington Soares, 6055 – José de Alencar
Gratuito. Vagas somente para convidados.

Concerto com Yerko Tabilo, Zezé Chevitarese e participantes da Residência Artística
Quanto: 19/10 às 17h30
Onde: Auditório da Casa José de Alencar

Gratuito. Aberto ao público.

Nenhum comentário: