Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 1 de novembro de 2014

Música] Sétima edição do Canoa Blues traz para o Ceará as melhores atrações nacionais do gênero




Evento que já entrou no calendário cultural do Estado, o Canoa Blues é esperado todos os anos por cearenses e turistas, que reconhecem no festival uma oportunidade para apreciar o melhor do estilo musical. Em 2014, chegando em sua sétima edição, o Canoa Blues, que será realizado nas noites dos dias 14 e 15 de novembro, na paradisíaca Praia de Canoa Quebrada, traz como atrações Beale Street e Rodrigo Nézio & Duocondé Blues (sexta),  Renegados e Big Chico (sábado) e Los Tres Locos (sábado).

O Canoa Blues realiza ainda um evento de abertura, em Fortaleza, dando oportunidade para mais pessoas conhecerem a essência do festival. No dia 7 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Victor Gueiros e Felipe Cazaux levam o clima de Canoa Quebrada para o Espaço Rogaciano Leite Filho (sob a passarela), a partir das 21 horas.
Como em todos os anos, o evento tem uma atenção especial para ações de responsabilidade social. Na edição de 2014, a organização está estimulando que o público faça doação de livros, que serão destinados ao Conselho Comunitário de Canoa Quebrada. As doações serão recolhidas no próprio local. No dia 21 de novembro, às 16 horas, haverá oficina de narrativas de histórias para crianças e adolescentes da comunidade, atendidas pela Organização Não Governamental (ONG) Canoa Criança.
Todos os shows em Fortaleza e em Canoa Quebrada, assim como as atividades de arte-educação, são inteiramente gratuitos ao público.

PROGRAMAÇÃO
*** Acesso gratuito

ATRAÇÕES

VICTOR GUEIROS - O guitarrista Victor Gueiros toca e compõe desde os 10 anos de idade. Apontado como uma das principais revelações do blues-rock do Ceará, participou no início de sua carreira de bandas de hard rock, gospel e MPB acústico. Em 2011, iniciou trabalho solo enveredando pelo blues, atuando em casas noturnas e eventos do gênero. Suas principais influências são Joe Bonamassa, Gary Moore, Slash, Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan e Eric Gales. Atualmente, Victor produz seu primeiro álbum, com 13 faixas de blues, rock e baladas, com letras em inglês e pitadas de feras como Slash e Bonamassa, mas, sobretudo, com sua guitarra marcante e a originalidade característica de suas composições.

FELIPE CAZAUX - Com um som novo, distinto de qualquer banda no Brasil, Felipe Cazaux está lançando seu terceiro álbum, Never Go Down. A banda denomina o álbum como um som Desert Jam Rock, com influência de blues e outros gêneros. Felipe Cazaux iniciou seus estudos musicais ainda criança, quando fez parte de coral e ganhou seu primeiro violão. Aos 13, com a primeira guitarra, procurou aprender com suas bandas favoritas, passando por influência de Metallica, Nirvana e Pearl Jam durante a adolescência. Ingressou na cena Rock de Fortaleza aos 16 anos, tocando em bandas de Metal até os 18, quando se encantou pelo Blues e se aprofundou no estudo de seus mestres, tendo como forte influência na sua maneira de improvisar o vocabulário fluente de guitarristas como Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton e principalmente Jimi Hendrix. Já participou de importantes festivais no País. Agora, volta ao Canoa Blues, nas sessões especiais de Fortaleza.

BEALE STREET - O Beale Street é um “Power Trio” de blues que está na estrada desde 1999 e já participou de todos os festivais do gênero no País. Já passou pela Argentina e está lançando seu terceiro trabalho. O nome da banda é uma homenagem à boêmia rua em Memphis (Tennessee), onde o blues deixou de ser acústico para ser elétrico e também está presente na maior parte da literatura sobre o gênero. O grupo carioca, apesar da influência do gênero americano, enfatiza composições autorais e em português. A banda aborda o cotidiano na proposta sonora que apresenta. “A temática blues está presente não só nas letras, mas também na construção musical, apesar da abordagem harmônica mais brasileira e popular que a banda adota", explica o guitarrista da banda, Ivan Mariz. Além de tocarem também releituras de clássicos do Blues e do Rock rural dos anos 60 e 70.

RODRIGO NÉZIO & DUOCONDÉ BLUES - Rodrigo Nézio se desafia em dividir seu talento como guitarrista a experiência de ser o cantor e compositor de suas próprias canções. Ao seu lado estão André Torres, baterista parceiro em outros projetos, e Rodrigo Chaffer, baixista com quem Nézio já havia trabalhado anteriormente. Em 2007, o grupo de Juiz de Fora (MG) lançou CD pela Blues Time Records - o principal selo blueseiro do Brasil - e engrenou participações em festivais por todo o País, além de estabelecer parcerias com nomes referenciais do gênero, como os cariocas Jefferson Gonçalves e Big Joe Manfra. Em 2011, o trio fez uma nova experiência incluindo no repertório músicas em português, gravando CD demo com boa aceitação do público dando um passo para um próximo álbum. No ano de 2012, Rodrigo Nézio & Duocondé Blues integraram o projeto Belchior Blues, gravando uma versão de “Coração Selv agem”. Em 2014, o trio completa 10 anos de trabalho. Na bagagem, muitas histórias, shows, participação em festivais importantes do Brasil, novos projetos e a vontade de continuar fazendo da música a razão e a alegria da vida.

BIG CHICO - Já com 20 anos de carreira, o gaitista, guitarrista e cantor paulista Big Chico é considerado um dos artistas de blues mais completos do país. O novo show criado por ele, que vai ser apresentado no Canoa Blues 2014, demonstra a gama de influências, passando pelo blues tradicional, a sofisticação do jazz e a energia e o balanço do soul. Big Chico já se apresentou em grandes casas do gênero e nos principais festivais nacionais e internacionais de norte a sul do País e excursionou pelos Estados Unidos, Europa, Chile e Argentina, onde dividiu palco com Keb Mo, Rod Piazza, Deacon Jones, Lurrie Bell e Lucky Peterson. Recentemente abriu o show de uma lenda viva do blues, o gaitista James Cotton (EUA). Com cinco CDs e dois DVDs gravados, Big Chico lança agora o CD My New Blues, abrindo sua nova fase de sonoridades.

RENEGADOS - O power trio de Marcelo Pinheiro (guitarra, voz, violão, harmônica, teclado e composições, Ricardo Pinheiro (bateria, percussão e voz) e Romualdo Filho (contrabaixo, teclado, violão e voz) inclui à pegada de blues influências de rock, jazz fusion, world music e elementos da música brasileira com raízes nordestinas. O grupo está na estrada desde 1993. Lançou em 2001 seu primeiro CD, intitulado Sem Fronteira, gravado durante apresentações no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte & Cultura e Alforria Bar. O segundo CD, cujo título é A Essência, foi gravado durante shows realizados no Centro Cultural Dragão do Mar, no Centro Cultural BNB e no interior do Ceará. O terceiro disco intitulado Além dos Rótulos foi gravado em estúdio e apresentações ao vivo entre 2007 e 2011, sendo lançado em 2012. No Canoa Blues, além de clássicos blueseiros e composições próprias, a Renegados propõe uma homenagem a um dos maiores nomes do rock brasileiro: Raul Seixas.

LOS TRES LOCOS – Trio formado pelo guitarrista Roberto Lessa (Blues Label), pelo baixista Dudu Freire (De Blues em Quando) e pelo baterista Aldo Machado (Los Carecas), o Los Tres Locos foi uma caminho alternativo encontrado pelos músicos para novas experiências sonoras, partindo do Blues tradicional ao moderno, com influências internacionais e nacionais. O grupo vai assinar as bases da jam session do Canoa Blues 2014.

CANOA QUEBRADA

A 150 quilômetros de Fortaleza, Canoa Quebrada é uma das praias mais bonitas do Ceará. Com paisagem única e exuberante, Canoa, que pertence ao município de Aracati, conta com excelente estrutura de mais de 80 hotéis. Além das belezas naturais dos pontos turísticos da região (Ponta Grossa, Garganta do Diabo, Rio Jaguaribe e o Parque de Dunas e Lagoas), a praia tem ainda com uma programação cultural interessante para a noite. Na rua principal, a "Broadway", concentram-se excelentes restaurantes, com variados tipos de gastronomia, além de diversos bares, nos quais os clientes costumam ficar até de manhã.

SERVIÇO

Canoa Blues 2014
*** Acesso gratuito
·         7 de novembro

Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, no Espaço Rogaciano Leite Filho (sob a passarela)
Shows: Victor Gueiros e Felipe Cazaux
Hora: 21 horas
Entrada gratuita
·         14 de novembro

Local: Canoa Quebrada
Shows: Beale Street e Rodrigo Nézio & Duocondé Blues (Polo de Lazer de Canoa Quebrada)
Hora: 22 horas
Acesso gratuito
·         15 de novembro

Local: Canoa Quebrada
Shows: Renegados e Big Chico (Polo de Lazer Canoa Quebrada), às 22 horas
           Los Tres Locos (Restaurante Baobah), a partir da meia noite
·         21 de novembro, 16h - ONG Canoa Criança

- Oficina de narração de histórias
- Doação de livros para o Conselho Comunitário de Canoa Quebrada

Nenhum comentário: