Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 1 de novembro de 2014

Música] MARIA CRISTINA KIEHR EM SOLO NO PALCO DA CAIXA CULTURAL FORTALEZA



 
 
A cantora argentina, referência em música antiga, se apresenta pela primeira vez em um espetáculo solo 

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, no dia 4 de novembro, a cantora argentina Maria Cristina Kiehr em um espetáculo solo. Referencial quando se pensa em música antiga – um tipo de música produzida na Europa da Idade Média – a cantora gravou diversos CDs e trabalhou com alguns dos principais maestros e grupos musicais de renome. Além de ser a primeira vez na capital cearense, esta também será a primeira vez em que a soprano se apresenta sem companhia de músicos.
Em Fortaleza, Maria Cristina se apresenta dentro do projeto Solo Música, para o qual criou um recital solo de voz, com repertório montado por ela mesma. O resultado foi mostrado apenas a alguns amigos em uma apresentação privada. Além do recital, Kiehr realiza uma master-class gratuita no dia 3, às 14 horas, no Curso de Licenciatura e Música da Universidade Federal do Ceará.
Para o curador do projeto, Alvaro Collaço a presença de Kiehr é marcante para a Série Solo Música. “Somente artistas especiais, com muito talento e conhecimento técnico podem realizar com sucesso um recital solo de canto”, ressalta. Já a cantora se diz entusiasmada com o desafio. “É bem difícil explicar com palavras tudo o que significa esta experiência”, descreve Kiehr. O repertório foi se modificando à medida em que ela foi escolhendo e trabalhando as peças.
Como é comum nos programas de música antiga, Maria Cristina Kiehr traçou um repertório com uma ideia e um título: Estrela da manhã ou o caminho sem retorno. O recital começa com a obra do dinamarquês Christoph Ernest Friedrich Weyse (1774-1842) e encerra com uma peça do compositor sueco Ole Jacobsen (1872-1921). Entre as outras músicas, estão obras de diversos compositores e períodos musicais: Knud Jeppesen, Jacques-Martin Hotetterre, Giovanni Baptiste Bovicelli, John Dowland, Zad Moultaka e da compositora alemã do período medieval Hildegard von Bingen (1098-1179). Maria Cristina reservou ainda uma parte rara dedicada a compositores latino-americanos: obras do folclore da Argentina e da Venezuela, além do compositor venezuelano Ignazio Izcaray (1960).
Sobre Maria Cristina Kiehr: Nascida na cidade de Tandil, na Argentina, ela estudou na Schola Cantorum Basiliensis (Suíça). Tem se apresentado por todo o mundo em concertos e gravações com maestros célebres, como René Jacobs, Jordi Savall, Nikolaus Harnoncourt, Philippe Herreweghe, Franz Brüggen, Gustav Leonhardt, Konrad Junghänel, e com as principais orquestras e grupos especializados em música barroca, como o Concerto Vocale, o La Fenice, o Cantus Cölln, o Ensemble Vocal Européen, o Hespèrion XX, o Elyma, o Kamerkoor Nederlands, o Concert Köln, o Ensemble 415, entre outros. Em 1988, fez sua estreia operística, em Innsbruck, onde cantou na montagem de Giasone, de Cavalli.
Em colaboração com o cravista Jean-Marc Aymes, Kiehr fundou o Concerto Soave conjunto. Com o grupo, ela percorreu muitos dos mais prestigiados festivais de música antiga do mundo, incluindo o Festival de Utrecht Early Music, Ambronay, Pontoise, Simiane-la-Rotonde, Semaine Sainte en Arles, e em Montreux, Lausanne, Marselha e Paris (Cité de la Musique). Sua gravação de “Maddalena ai Piedi di Cristo”, com René Jacobs, ganhou um prêmio Gramophon, em 1997.

Serviço:
Música “Solo Música – Cristina Kiehr”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: terça-feira, 04 de novembro de 2014 
Horário: 20 horas
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas no dia do espetáculo, a partir das 10 horas
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Master-class
Data: segunda-feira, 3 de novembro
Horário: 14 horas
Local: Curso de Licenciatura e Música da Universidade Federal do Ceará
Informações: (85) 3453-2770

Nenhum comentário: