Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Gastronomia] Contagem regressiva para o VI Festival Internacional de Camarão da Costa Negra, que reúne atrações nacionais e internacionais em Acaraú


Em novembro, dias 14 e 15, a cidade espera receber 12 mil pessoas no festival que une gastronomia e música
A cidade de Acaraú, mais uma vez, será a sede da VI edição do Festival Internacional de Camarão da Costa Negra nos dias 14 e 15 de novembro. A Fazenda Cacimbas receberá visitantes de diversos municípios cearenses para o já tradicional evento. O objetivo do encontro, idealizado pela Associação dos Carcinicultores da Costa Negra, é fomentar uma das principais espécies de camarão do mundo, além de divulgar a culinária e talento de chefs do Ceará. A expectativa dos organizadores é de que 12 mil pessoas passem pelo local neste ano. Em 2013, foram 10 mil participantes. Para participar, basta a doação de dois quilos de alimentos. A abertura acontece dia 14, às 10 horas. Na ocasião, serão homenageadas personalidades importantes para o setor e região.
O evento, que chega em 2014 a sua sexta edição, é um verdadeiro paraíso gastronômico, oferecendo pratos diferentes e surpreendentes a cada dia. Cinco renomados chefs de restaurantes cearenses se encontram para disputar o título de melhor prato do Festival, com julgamentos a cada noite. O resultado é uma exuberância de sabores, usando como matéria-prima o melhor camarão do mundo.
Com a presença de chefs consagrados no cenário nacional e internacional, o tradicional concurso, neste ano, será entre os chefes campeões das cinco edições anteriores. O festival é sempre uma oportunidade para a descoberta de talentos da gastronomia cearense.
Participarão da disputa neste ano os chefs: José Faustino, campeão de 2009; Eduardo Sissi, de 2010; Lilliane Perreira, de 2011; Luciano Ferreira, de 2012; e Cícero Disney, vencedor de 2013. O chefe vencedor será agraciado com o Troféu Camarão de Ouro.



PROGRAMAÇÃO
Mas o festival não se resume só à culinária. Os visitantes e participantes ainda desfrutam de uma programação musical elaborada, especialmente, para os dias do evento, com atrações locais e nacionais. No dia 14, acontece a abertura oficial, às 10 horas, ocasião na qual serão homenageadas personalidades importantes para o setor e região. À noite, os shows serão com Odair José, Fernando Mendes e Chambinho do Acordeon. Já no sábado (15), a noite será comandada por Daniel Boaventura, a banda Dona Zefa e a dupla Ítalo e Renno.
Além disso, dentro do festival, serão realizados dois eventos paralelos: VI Workshop Gastronômico e VI Encontro do Arranjo Produtivo Local (APL) da Carcinicultura do Litoral Oeste. O Workshop Gastronômico, que reúne renomados chefs de cozinhas nacionais e internacionais, dias 14 e 15, a partir das 16 horas. Neste ano participarão Alex Floyd, Benon Chamilian, Jorge Monti, Bernard Twardy, Fernando Barroso, Ivan Prado.
Durante o dia, o evento oferece programação técnica voltada para produtores, estudantes, técnicos do setor e componentes da cadeia produtiva do camarão. No VI Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste haverá palestras, oficinas, painéis e mesas redondas dias 14 e 15, a partir das 8 horas, finalizando com a visita técnica dia 16 de novembro.
O evento, organizado pela Prática Eventos, é promovido pela Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN) e Costa Negra Denominação de Origem. O patrocínio é do Sebrae Nacional, parceria da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

REGIONALISMO
Um grupo de grandes chefs se unem para compor uma festa recheada de surpresas, novas receitas, alta gastronomia e regionalismo. Com tudo isso, o VI Festival Internacional do Camarão promete ser um sucesso.

Há cinco anos, o evento atrai milhares de turistas para a região de Acaraú e divulga o camarão de cativeiro como opção gastronômica. O encontro, no entanto, vai além e prioriza, também, o reconhecimento dos profissionais que trabalham com a alta gastronomia no Ceará.

O objetivo, também, é desenvolver os municípios que formam a Costa Negra, Acaraú, Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Itarema, qualificando os profissionais que trabalham com a carcinicultura e estimulando turismo na região. O evento tem contribuído de maneira decisiva para o desenvolvimento do potencial turístico e econômico dos municípios da região e entorno.

Selo de Denominação de Origem - A Associação de Carcinicultura da Costa Negra conseguiu, em 2011, o registro de Indicação Geográfica por Denominação de Origem, concedido pelo INPI. Atualmente, a ACCN está em busca do reconhecimento do selo junto à União Europeia (52 países). O objetivo é tornar a região reconhecida mundialmente por ser produtora do melhor camarão do mundo. Quando o selo está posicionado no mercado, ele é reconhecido instantaneamente e indica que o produto e seu processo cumprem com normas específicas e que passaram pelos controles de qualidade. O presidente da Associação de Carcinicultura da Costa Negra, Livino Sales, ressalta a relevância do festival. Segundo ele, o festival ajuda a projetar a região e o trabalho que está sendo feito pela ACCN. “Em 2014, será a vez de pleitear o reconhecimento da Indicação de Origem por Denominação Geográfica”.
A Costa Negra - É a denominação de uma região que se abre para o mundo com as belezas naturais de quatro municípios - Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara -, ao longo de 48 quilômetros. Os municípios, inseridos no Vale do Acaraú, a 240 quilômetros de Fortaleza, ganharam um solo escuro, formado por nutrientes especiais e recursos naturais da areia e da vegetação que tornaram a área a melhor do Estado para a produção de camarões. A Costa Negra é um importante polo turístico e econômico do Litoral Oeste, onde se encontra o mais importante polo da carcinicultura cearense.


PERFIS DOS CHEFS

Cícero Disny - Cícero Disny iniciou sua carreira em São Paulo como auxiliar de cozinha e confeiteiro. É formado em Administração, mas a paixão pela culinária falou mais alto. Passou por vários locais conceituados como Gran Marquise, Orixás Hotel em Fleixeiras e Brasil Tropical. Hoje ele tem seu próprio restaurante em Caucaia. No Festival, ele irá apresentar os pratos "Balaio Nordestino" e "Trio do Serrado".

Luciano Ferreira - Nascido em Aurora, no Ceará, o chef Luciano Ferreira teve seu primeiro contato com a culinária quando trabalhava como lavador de panela em um hotel de São Paulo. Depois de 12 anos voltou de lá para Fortaleza já como sub chef de cozinha. A partir daí, Luciano só cresceu! Tem em seu currículo nomes como Meliá Confort, Blue Tree e Oásis Atlântico, onde trabalha atualmente. No Festival, irá apresentar os pratos "Maria Bonita e Lampião" e "Camarão do Vaqueiro".

Liliane Pereira - Jovem e simpática, a chef Liliane Pereira tem também uma experiência profissional admirável. Passou por restaurantes de renome como Villa Vechia e Beijupirá. Participou do programa Super Chef, na Rede Globo, e ainda foi Chef Revelação no Prêmio Melhores do Ano Ceará, realizado pela Prazeres da Mesa. Atualmente, ela tem o seu próprio empreendimento, o Restaurante Secreto O Banquete. No Festival, ela irá servir os pratos “Camarão Vila Mango” e “Escondidinho Atrevido”.

Eduardo Sisi - Foi em um restaurante familiar em São Paulo que o chef Eduardo Sisi se apaixonou pela culinária. Depois de passar um tempo em Londres, em contato com chefs de diferentes países, Sisi voltou para o Brasil cheio de ideias. Em seus pratos procura unir o melhor da cozinha internacional com toques regionais. Inovação, requinte e criatividade são algumas das características do seu trabalho. No Festival, ele irá apresentar os pratos “Estrela do Mar” e “Brasileirinho de Camarão”.

Faustino - José Faustino Paiva descobriu sua paixão por gastronomia quando exercia a função de zelador em cozinhas do Rio de Janeiro. Determinado, trabalhou muitas noites em troca de ensinamentos. Como resultado desta dedicação tornou-se referência mundial do Movimento Slow Food e ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais. No Festival do Camarão, o Chef Faustino irá apresentar dois pratos: “O Camarão Pacoti” e o “Camarão Castelo”.

LISTA DOS HOMENAGEADOS POR CATEGORIAS


Produção e Articulação Classista

João Jaime Gomes Marinho de Andrade

Deputado Estadual



Gestão Participativa e Instituições

Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Presidente


Política e Administração

Manoel Duca da Silveira Neto

Deputado Estadual

Científica, Tecnológica e de Ensino,
Maria Oziléa Bezerra Menezes

Labomar – Instituto de Ciências do Mar

Diretora

Grande Entusiasta do Setor
Sérgio de Araújo Lima Aguiar
Deputado Estadual

SERVIÇO:
VI Festival Internacional do Camarão
Dias: 14 e 15 de novembro de 2014
Local: Fazenda Cacimbas, cidade de Acaraú - Ceará
Entrada: dois quilos de alimentos

Nenhum comentário: