Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Curso] UVA, ECOA Sobral e Quitanda das Artes realizam curso de pós-graduação Laboratório de Gestão Cultural


 
Apresentado pela Secretaria da Cultura do Ceará, o curso é uma realização conjunta da Universidade Vale do Acaraú – UVA, Quitanda das Artes, ECOA Sobral e Instituto BR Arte. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas de 11 de maio a 11 de junho de 2018. O CURSO É GRATUITO.

Expor novas dinâmicas do campo da cultura, orientar quanto ao uso de ferramentas de gestão e aliar conhecimentos técnicos a uma formação humanística consistente. Essa é a base do curso de pós-graduação Laboratório de Gestão Cultural, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, numa realização conjunta da Universidade Vale do Acaraú – UVA, Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA Sobral, Quitanda das Artes e Instituto BR, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Sobral. Oferecido de forma gratuita, o curso inicia o processo seletivo no dia 11 de maio, com inscrições somente online no site www.laboratoriosculturais.com, até o dia 11 de junho de 2018.

Resultado da iniciativa pioneira do Laboratório de Produção - Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais, que foi sediado na Vila das Artes em Fortaleza em 2017, o Laboratório de Gestão Cultural será sediado na UVA, ao longo de 12 meses, com aula inaugural no dia 27 de julho e início das aulas regulares no dia 3 de agosto. Serão módulos mensais às sextas e sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos domingos das 8h às 12h, totalizando uma carga horária de 460 horas/aula, das quais, 360 horas de aulas presenciais e 100 horas de Trabalho de Conclusão de Curso.

Formando especialistas em Gestão Cultural, o curso visa contribuir para a qualificação profissional de gestores culturais, conselheiros de cultura e técnicos atuantes na iniciativa pública, privada e em instituições sem fins lucrativos, visando potencializar o universo cultural e dar subsídios teóricos e práticos para entender a ação e a política cultural, resultando em práticas inovadoras que valorizam a diversidade, democratizam o acesso à cultura e ampliam a fruição cultural.

Sua formatação foi pensada para qualificar e ressignificar o papel do gestor, por permitir que ele vá além da função administrativa para se efetivar como sujeito criativo, inovador e capaz de contribuir para a pluralidade e fruição cultural. Nesse sentido, o conteúdo programático do curso reúne análises e reflexões para construir um diagnóstico das instituições culturais e dos profissionais que nelas atuam.

ESTRUTURA E CONTEÚDO DO CURSO

Compõem o curso disciplinas obrigatórias, seminários, projeto orientado e trabalho de conclusão de curso. As disciplinas abordam as principais questões da área como: conceitos e perspectivas acerca da cultura, políticas culturais, ferramentas para a gestão criativa, direitos culturais, inovação em gestão cultural e estudos em torno de aspectos políticos, históricos e sociais do campo da gestão cultural. São 11 disciplinas, incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso.

Além disso, compõem a formação complementar 24 h/a de Seminários de Práticas em Gestão Cultural, com a presença de especialistas, que abordarão as experiências práticas de gestão, além de painéis expositivos detalhando as práticas dos gestores participantes do curso.

A estrutura do curso prevê o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre participantes e docentes e traz discussões aprofundadas na área de gestão, exigindo um conhecimento prévio desse segmento por parte dos alunos.

QUEM PODE PARTICIPAR

O curso de pós-graduação Laboratório de Gestão Cultural é destinado a profissionais com atividades na área de gestão, que possuam atuação comprovada em instituições culturais públicas e privadas e tenham disponibilidade para participação das aulas presenciais realizadas em Sobral. Serão disponibilizadas vagas para os gestores de todo o Estado que possam comparecer às aulas presenciais no município.

Além de gestores, o curso prioriza técnicos de Secretarias da Cultura, conselheiros de cultura, além de representantes de núcleos de cultura e arte, agentes de instituições de relevância cultural sem fins lucrativos e técnicos e gestores de equipamentos privados.

Serão disponibilizadas 50 vagas para o curso, sendo 35 vagas para ampla concorrência (abertas ao público) e as demais disponibilizadas para servidores e funcionários das instituições realizadoras.

SERVIÇO:
Processo seletivo para curso de pós-graduação Laboratório de Gestão Cultural – Exame de Classificação composto pela pré-seleção e seleção. Inscrições de 11 de maio a 11 de junho de 2018 através do site www.laboratoriosculturais.com.



Nenhum comentário: