Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Programação] DRAGÃO DA CRIAÇÃO: Programação de aniversário do Porto Iracema das Artes acontece durante todo o mês de agosto com apresentações culturais e atividades formativas








José Miguel WISNIK, Marcos BULHÕES, Jorge FURTADO, Socorro ACIOLI, Vanilton LAKKA, Carina BUHR, Otto e EDNARDO são algumas das atrações.

O mês de agosto será inteiro de comemoração no Porto Iracema das Artes. A Escola de Formação e Criação, que completa um ano de existência no dia 29 deste mês, festeja a data com o "DRAGÃO DA CRIAÇÃO", uma intensa programação de atividades formativas e espetáculos, com filmes, oficinas, games, conferências, artes cênicas e visuais, apresentados por alunos, ex-alunos, artistas, escritores, entre outros convidados da cultura e áreas afins.

Passado o fim de semana de abertura das comemorações, ao longo do mês são destaques na programação: I Mostra de Arte Porto Iracema (MOPI), III Seminário Dança Teatro  Educação (6 a 8), X Prêmio Pierre Verger de Vídeo Etnográfico - I Itinerância (20 a 22), I Encontro de Games (dia 23), um seminário sobre tipografia, o DIATIPO (28 a 30), Dia do Portfólio (dia 13), Programação Especial em homenagem ao Dia Internacional da Fotografia (dia 19); Apresentação dos projetos aprovados na segunda edição dos Laboratórios de Criação/2014  - LAB X2, (dia 06); Lançamento do Percurso Formativo em Arte Urbana, com apresentação de Hip Hop (dia 12), Visita Guiada â exposição Carneiro, com Pimenta Júnior e Eusébio Zloccowick  (dia 13).

E mais: exibição do documentário "Hélio Oiticica" (dia 07), seguido de debate com o roteirista e diretor Cesar Oiticica Filho; conversa com Jorge Furtado, diretor de "O Mercado de Notícias", uma produção da Casa de Cinema POA, com estreia do filme e debate com o diretor (dia 14); conferência "Cinema Brasileiro Contemporâneo", com o pesquisador e professor Ismail Xavier, da USP (dia 25); oficinas com Marcos Bulhões e Mingo Araújo, Master Classes com importantes nomes da música, teatro, artes visuais e literatura, entre os quais o músico José Miguel Wisnik e a escritora Socorro Acioli.

Semanalmente haverá Domingueira do Porto com programação variada, Sarau Porto das Letras às quartas-feiras e shows de alunos do Laboratório de Música, além de atrações convidadas, como Otto, Karina Buhr e Ednardo, que encerram a programação de aniversário no dia 30, à noite, na Praça Verde do Dragão do Mar.

Porto Iracema das Artes - Braço de formação e criação do Instituto Dragão do Mar, a escola iniciou em agosto de 2013 um grande projeto: preparar o Ceará para uma nova economia da cultura. Com cursos gratuitos em diversas áreas artísticas, master classes, oficinas e programas de criação/produção, foram mais de 7 mil matrículas ofertadas no primeiro ano, superando todas as expectativas.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO:

I Mostra de Arte Porto Iracema - MOPI

Projetos desenvolvidos no primeiro ano da escola serão apresentados na I MOPI. Depois de "Caio e Léo", do Outro Grupo de Teatro, que fez parte do Laboratório de Pesquisa Teatral do Porto Iracema no ano letivo 2013-2014 e foi encenado no fim de semana de abertura da comemoração de aniversário, vão também compor a mostra:

As esquetes de teatro "A cantora careca” do Grupo Teatro Esgotado (dia 05), "Marcela e Pedro" do Grupo Quarta Parede (dia 12), "Longe de Casa" do Coletivo Senear (dia 19), "O Outro" do Grupo Caos (dia 26) e "Mostra Experimentos", do Outro Grupo de Teatro (dia 28); "Um espaço, outros espaços: experimentos cenográficos", com orientação de Yuri Yamamoto (dia 07); a performance teatral "Piragem Etnográfica do Complexo", com Barraco da Constança (dia 13); cenas do espetáculo "Criaturas de Papel", teatro infantil do Grupo Bricoleiros (dia 16); a peça "Meire Love" do Grupo Bagaceira de Teatro (dia 22); Performances do Curso Técnico de Dança (dia 30); Mostra de Curtas CENA 15, com trabalhos audiovisuais de integrantes do Laboratório de TV e Cinema (dia 9); Mostra de Vídeo Porto Iracema (dia 26); exibição de Teasers dos projetos do Lab TV e bate-papo com realizadores (dia 27); e shows musicais (dias 7, 9, 16, 28 e, no dia 30, por ocasião do encerramento das comemorações, show dos projetos selecionados para o Lab Música 2014).
III Seminário Dança Teatro Educação

O Porto Iracema das Artes e o Centro Dragão do Mar recebem parte da programação do III Seminário Dança Teatro Educação, realizado pelos cursos de Licenciatura em Dança e em Teatro do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) de 6 a 10 de agosto. O Seminário, que nesta edição tem como tema "O corpo do corpo no corpo", tem a proposta de possibilitar diferentes modos de refletir a educação ética, estética e política da formação em arte, além de debater os processos educativos na pós-modernidade, considerando o corpo como linguagem.

Como parte da programação do Seminário, o professor Marcos Bulhões (USP) ministra de 6 a 8, no CENA 15 (Centro de Narrativas Audiovisuais) e no Porto Iracema das Artes, a oficina "Coralidades Performáticas: Arte Corporal e Espaços Urbanos", resultando em uma Intervenção Urbana. Desde 2009 Bulhões é professor da área de Direção Teatral do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (USP), onde é membro do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes e um dos coordenadores do grupo de pesquisa "Laboratório de Práticas Performativas". Marcos Bulhões atua na formação e especialização de professores de teatro e dança. É ainda diretor artístico e membro da coordenação do Desvio Coletivo, rede de criadores.

O escritor e professor Gonçalo M. Tavares, da Universidade de Lisboa, é um dos convidados internacionais do evento. Ele ministra no dia 08, no Teatro Dragão do Mar, a conferência "Corpo e Pensamento Contemporâneo". Gonçalo Tavares é ganhador dos mais importantesprêmios em língua portuguesa: o PortugalTelecom 2007,o José Saramago2005eo LER/Millennium BCP 2004, com oromance Jerusalém.

Duas mesas temáticas serão realizadas no Auditório Dragão do Mar, nos dias 7 e 8, sobre "Do corpo na educação e suas ligações em arte".  Da primeira mesa participam a Profa. Dra. Lucia Matos (Universidade Federal da Bahia - UFBA), Prof. Dr. Narciso Teles (Universidade Federal de Uberlândia - UFU), Prof. Dra. Adriana Gehres (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE) e, na coordenação, Emyle Daltro (UFC). A segunda mesa será formada pela Profa. Dra. Sandra Mayer (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC), Prof. Dr. Renato Ferracini (UNICAMP), Prof. Dra. Fran Teixeira (Instituto Federal do Ceará - IFCE) e  terá Carolina Vieira (UFC) como coordenadora.

A programação terá ainda, performance "Dúbbio", com o mineiro Vanilton Lakka (dia 07); a exibição do documentário "Limiares", de Sandra Meyer, pesquisadora e professora de dança do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, e o espetáculo "Concierto para Cuerpo", concepção, direção e interpretação de Eduardo Ruiz Vergara, que exibe uma sequência de movimentos, extravasando seus pensamentos e emoções em monólogos que dialogam com a trilha sonora de sua autoria. Eduardo Ruiz Vergara é professor da Faculdade das Artes da Universidade Distrital de Botogá (Colômbia).

MASTER CLASS

Na sexta-feira (dia 08) o músico José Miguel Wisnik ministra, no Porto Iracema, master class com o tema "Espetáculo e sensibilidade - as relações entre a canção e a música midiática", uma reflexão sobre as possibilidades de resistência da canção diante da pressão das formas espetaculares da indústria da música. Professor de Teoria Literária na USP e um dos grandes compositores da atualidade, José Miguel Wisnik é autor de livros, ensaios, discos e trilhas para cinema, teatro e dança.

Esta será a segunda de uma série de master classes que marca a programação de aniversário do Porto Iracema das Artes. A primeira foi com o ator Gero Camilo, no dia 1° de agosto. Na próxima semana participa o curador da Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj, Moacir dos Anjos (dia 12) e o artista multimídia Lucas Bambozzi, que aborda arte e tecnologia (dia 14). Também participam da programação a escritora Socorro Acioli, que fala sobre escrita criativa em master class com o tema “Construção de Narrativas - primeiras ideias”, no lançamento Programa de Formação em Narrativas (dia 20); e o professor e diretor teatral André Carreira, com o tema "A cena contemporânea e a presença do real" (dia 27).

LANÇAMENTOS LITERÁRIOS

Dois livros focados na música brasileira serão lançados no Porto Iracema: “1973, o ano que reinventou a MPB” (dia 14), seguido de  conversa com os autores Célio Albuquerque, Marcos Sampaio, Mona Gadelha, mediada por Nelson Augusto (jornalista, e seguido de Pocket Show de Marta Aurélia, Felipe de Paula, Soledad Brandão e Mona Gadelha com repertório de 10 canções selecionadas dos LPs abordados no livro; e "Pavões Misterioso: 1974-1983: a explosão da música pop no Brasil”, do jornalista, cineasta e produtor André Barcinski, que participa de debate com Luciano Almeida Filho (Jornalista); George Frizzo (Músico), mediado por Mona Gadelha (dia 23).

X PRÊMIO PIERRE VERGER DE VÍDEO ETNOGRÁFICO - I ITINERÂNCIA

De 20 a 22 acontece o X PRÊMIO PIERRE VERGER DE VÍDEO ETNOGRÁFICO - I ITINERÂNCIA, com conferência da antropóloga Rose Hikiji (USP), Oficina de Produção Visual e Sonora em Antropologia, ministrada nos três dias pelo antropólogo Marcos Alexandre Albuquerque (UERJ) e  uma Mostra de Vídeos Etnográficos.
“Filme Etnográfico, Webdocumentário e Antropologia Compartilhada”, é o tema da conferência da antropóloga Rose Hikiji (USP), tendo como debatedor o antropólogo Alexandre Vale (UFC). Rose Hikiji é autora dos livros "Imagem-violência - Etnografia de um cinema provocador" (Terceiro Nome, 2012) e "A música e o risco" (EDUSP, 2006), co-autora de "Lá do Leste - Uma etnografia audiovisual compartilhada" (Humanitas, 2013). Dirigiu vários vídeos etnográficos, entre eles "A arte e a rua" (LISA, POLIS, 2011) e "Lá do Leste" (Etnodoc, 2010), ambos co-dirigidos com Carolina Caffé, "Cinema de quebrada" (LISA, 2008), "Pulso, um vídeo com Alessandra" (LISA, 2006) e "Microfone, Senhora" (LISA, 2004). Atualmente é pesquisadora do projeto temático "A Experiência do filme na antropologia", apoiado pela FAPESP. A conferencista atua na linha Antropologia das formas expressivas, com ênfase em Antropologia Visual, Antropologia da Performance e Antropologia da Música. Suas pesquisas abordam as seguintes temáticas: cinema e violência, música em projetos de intervenção para a infância e juventude, filme etnográfico, produção audiovisual e artística na periferia.

Na Mostra de Vídeos Etnográficos do X PRÊMIO PIERRE VERGER serão exibidas as seguintes produções:
Dia 20 - Farmácia Verde do Sertão, 10’ Mariana Leal Rodrigues; Favela Fabril,  50’  Mariana Cavalcanti Rocha dos Santos, Paulo Fontes e Thais Blank.
Dia 21 - Sé Mak Sala Tenkeser Selu Sala - desafios de justiça, direitos e diferenças em Timor-Leste,  40’,  Daniel Schroeter Simião; O que Lévi-Strauss deve aos Ameríndios,  50’, Edson Tosta Matarezio Filho; Uma Ciência Encantada,  20’, Francisco Sales de Lima Segundo; Vende-se Pequi, 24’, André Lopes e João Kayoli; Roberto DaMatta, seus carnavais, malandros e heróis,  39’, Clarice Peixoto, Mariana Leal Rodrigues e Bárbara Copque; Los argentinos también descendemos de esos barcos,  20’, Milena Annecchiarico; Naufrágio,  52’,  Alex Giuliano Vailati e Matias Gódio.
Dia 22 - Ondas Curtas, 15’, Samuel Leal Barquete e Leandro Parinai'a; Fios da Vida, 20’,  Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer; Había una vez un sombrero, 10’, América Yanira Larraín González, Izomar Lacerda e Carlos Uscátegui; Me`Ôk, Nossa Pintura, 24’, Thiago Lopes da Costa Oliveira; Mãe Rampa,  51', Adriana Andrade Xerez; O Espírito da Floresta,  43', Amilton Pelegrino de Mattos e Ibã Huni Kui.

DIATIPO - SEMINÁRIO DE TIPOGRAFIA

Com mesas redondas, workshops e palestras, a tipografia entra em pauta na comemoração de aniversário do Porto Iracema das Artes com o DIATIPO, de 28 a 30. A palestra de abertura será do designer gráfico Henrique Nardi com o tema “Tipocracia – Estado Tipográfico”. Na sequência, acontece a Mesa Redonda "O ensino de Tipografia no Brasil", tendo como palestrante Henrique Nardi e Leonardo Buggy e mediação de Humberto Alves de Araújo.

No dia 29 acontecem as seguintes atividades: workshop "Letras Sudamericanas – Pintando Letras nos Estilos Vernaculares" e palestra " Letras Sudamericanas – Panorama dos Letreiros Vernaculares na América do Sul", com Pedro Moura; palestra "Do What You Love", com Thiago Reginato, e a Mesa Redonda "Culturas Tipográficas", com Pedro Moura e Thiago Reginato,  e mediação de Aléxia Carvalho Brasil.

Eduilson Coan participa com o workshop " Type & Flow" (dias 29 e 30) e a palestra "Como Viver de Tipografia no Brasil" (dia 30). No mesmo dia acontecem o workshop "Tipografia e Caligrafia Na Arte e no Design", com Thiago Reginato, e "Corpo Tipográfico", de Leonardo Buggy. O encerramento do DIATIPO será às 21h com a com apresentação dos trabalhos de workshop.
I ENCONTRO DE GAMES

A primeira edição do Encontro de Games, da Escola Porto Iracema das Artes, acontecerá no dia 23, com programação das 8h30 até às 21 horas. Haverá cursos de Jogos Eletrônicos, com apoio da União Cearense de Gama (UCEG) e mais,  jogos de tabuleiro,campeonatos, palestra, free play (jogos liberados) e grupo de flautas tocando músicas de videogame.

OFICINAS

São destaques também as oficinas gratuitas, de Contação de Histórias, com o grupo Estação de Teatro (dia 08),  “Desenhos Híbridos”, do Laboratório de Artes Visuais, ministrada por Diego dos Santos (18 a 20), Oficina de Percussão com Mingo Araújo (22 a 24) e oficina Processos de Interpretação Teatral a Partir de Estados, conduzida por André Carreira em duas turmas: Turma 01 (de 25 a 29) e Turma 02 (25 e 26  e 28 a 30).

NOITES DE FESTA

O aniversário de 1 ano do Porto Iracema das Artes será comemorado no final de agosto também com grandes espetáculos na Tenda de Iracema, um espaço que será montado na Praça Verde do Centro Dragão do Mar, com programação de 28 a 31. No palco, espetáculo de dança "Moto Sensível", com Cia Híbrida, do Rio de Janeiro, e show de Karina Buhr interpretando "Secos e Molhados" (dia 28), Jonnata Doll e os Garotos Solventes, com participação de Otto (dia 29), espetáculo "Guardachuva", com o Grupo Experiência Subterrânea, de Santa Catarina , show dos projetos selecionados para o Lab Música 2014, como parte da I MOPI, e Ednardo, no show "O Romance do Pavão Mysteriozo" (dia 30).

Para as crianças terá Grupo Garajal com o "Circo Alegria" (dia 29), Cia Itinerante de Malabares em Junta tudo e não joga fora e grupo Dona Zefinha em "O circo sem teto da lona furada dos bufões" (dia 31).

SERVIÇO:
Programação de aniversário do Porto Iracema - Em agosto no Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e entorno. Informações: www.portoiracemadasartes.org.br e 85-3219.5865.


VIDEOS:
Documentário "HÉLIO OITICICA"
http://www.heliooiticicaofilme.com.br/helio.htm

Dúbbio - Vanilton Lakka
Vídeo:  http://www.lakka.com.br/?pg=dubbio



Nenhum comentário: