Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

DRAGÃO DA CRIAÇÃO] Exibição do filme HÉLIO OITICICA e debate com o diretor marcam nesta quinta (07) a programação de aniversário do Porto Iracema das Artes



Também nesta quinta, VANILTON LAKKA (MG) apresenta a performance "Dúbbio".
Na I Mostra de Arte Porto Iracema - MOPI, MARCO FUKUDA E ALEX VASCONCELOS apresentam "Jornada de Violão e Viola".

O premiado documentário "Hélio Oiticica" será exibido nesta quinta-feira (07), como parte da programação de aniversário do Porto Iracema das Artes. A exibição será seguida de debate com o roteirista e diretor César Oiticica Filho. A programação será a partir das 19 horas na Sala 2 do Cinema do Dragão - Fundação.

"Helio Oiticica" é o único filme brasileiro até o momento a ganhar o prêmio Caligari no Festival de Berlim, depois de ter passado por mais de 22 festivais internacionais e ter recebido também os prêmios FIPRESCI (também em Berlim 2013), melhor documentário no Festival do Rio em 2012 e o Prêmio Especial do Júri no FILAF (Festival de Filme e Livro de Arte) em Perpignam na França. É o primeiro longa-metragem de César Oiticica Filho, sobrinho de Hélio e o curador do Projeto Helio Oiticica.

Sinopse: Oiticica e Bressane falam da ideia de fazer um filme de tapes históricos, ou como disse Haroldo de Campos, Heliotapes: fitas K7 em que Hélio dialoga e envia proposições a amigos pessoais como Wally Salomão, Carlos Vergara, Antônio Dias, entre outros. O documentário junta tais tapes históricos a filmes do próprio Hélio e de outros que o filmaram com suas obras, criando esse delírio ambulatório no qual o próprio artista nos conta sua vida num caleidoscópio da cultura dos anos 60 e 70 e que nos permite, finalmente, sermos apresentados a Hélio Oiticica por ele mesmo.

Cesar Oiticica Filho: Nascido no RJ em 1968, iniciou seus estudos sobre imagem em um curso técnico de fotografia em Manaus. Aos 16 anos já integrava o catálogo da 1ª Fotonorte, mostra nacional realizada pela FUNARTE, e em 2005, foi apontado pela revista Photo francesa como uma das revelações da nova geração de fotógrafos brasileiros. Em 2003, realizou o filme “Cosmocápsula” e a Exposição “Cosmococa Programa In Progress”. Foi responsável pela colocação de Hélio Oiticica no Tate Modern, em 2007, e curador da exposição “Penetráveis”, de Hélio Oiticica, em 2009. Em 2010, realizou o curta “Invenção da Cor”, onde Hélio Oiticica fala de seus projetos para espaços públicos, em particular da “Magic Square”, que hoje está no Centro de Arte INHOTIM em Minas Gerais. Trabalha atualmente com multimeios. Inventou uma nova técnica que transita entre a pintura e a fotografia e que foi apresentada em 2004 na exposição "A Dança da Luz", no Museu Nacional de Belas Artes. Há 15 anos é curador do Projeto Hélio Oiticica e junto com Fernando Cocchiarale da exposição “Hélio Oiticica, Museu é o Mundo”, que gerou um livro, do qual é Organizador. Finalizou em 2012 o documentário “Hélio Oiticica”.

PERFORMANCE de VANILTON LAKKA

Na programação de aniversário o Porto Iracema das Artes também recebe nesta quinta-feira o mineiro Vanilton Lakka. Ele apresenta a performance "Dúbbio", às 18 horas, no Teatro de Arena do Porto Iracema das Artes.
Em “Dúbbio” há a proposta de se discutir a ambigüidade das relações humanas diante da solidão e da convivência com as marcas deixadas em nós. Uma questão é imposta: existe a possibilidade ficarmos sós? A questão tenta ser respondida a partir da utilização de um corpo repleto de informações diversas como Dança de Rua, Dança Clássica e Técnicas de Dança Contemporânea, além de todas as outras técnicas cotidianas que compõe um corpo, resultando em uma dança híbrida.

Vanilton Lakka: É Mestre em Artes pelo PPGArtes da Universidade Federal de Uberlândia, com a pesquisa “Para Uma Cidade Habitar Um Corpo”, e Bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição com o estudo "O Processo de Transmissão da Breakdance". Sua formação é marcada pela vivência nos universos da Dança de Rua e da Dança Contemporânea. E em suas criações coreográficas destacam-se questões referentes ao uso de técnicas corporais, a formatação de trabalhos de dança em diferentes suportes e a exploração da relação arte-cidade no ambiente urbano. Entre suas principais criações estão “Dúbbio” (2003), “Você, um Imóvel Corpo Acelerado” (2003), “De…va..gar: últimos capítulos da cultura nacional” (2004), “Interferência inacabada...preste atenção no ruído ao fundo” (2007), “O Corpo é a Mídia da Dança? - Outras Partes” (2005/2007). Com apresentações e oficinas realizadas na America Latina, Europa e Africa em países como Brasil, Argentina, Bolivia, Peru, Uruguai, Venezuela, Equador, México, Costa Rica, Cuba, Portugal, Espanha, França, Holanda, Suécia, Suiça, Alemanha e Cabo Verde. Lakka mantém carreira solo e desenvolve propostas com artistas colabores independentes. Em 2012 iniciou uma nova criação denominada "Mono-Blocos: Ocupação, Ação e Interação na Praça" com patrocínio da Petrobras e com estreia prevista para 2013

Porto Iracema das Artes - Braço de formação e criação do Instituto Dragão do Mar, a escola iniciou em agosto de 2013 um grande projeto: preparar o Ceará para uma nova economia da cultura. Com cursos gratuitos em diversas áreas artísticas, master classes, oficinas e programas de criação/produção, foram mais de 7 mil matrículas ofertadas no primeiro ano, superando todas as expectativas.

I MOSTRA DE ARTE PORTO IRACEMA - MOPI

Na I Mostra de Arte Porto Iracema - MOPI, Marco Fukuda e Alex Vasconcelos apresentam "Jornada de Violão e Viola", projeto selecionado no I Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes. Será às 20h no Teatro de Arena do Porto Iracema das Artes

“Jornada de Violão e Viola” é uma pesquisa de sonoridades entre o violão de seis cordas e a viola caipira de dez cordas. O violão e a viola são instrumentos que transitam confortavelmente entre o erudito e o popular, o sertão e a cidade, a rua e a sala de concerto. O violão com seis cordas simples, que há muito tem embalado as serenatas; e a viola, com dez cordas de aço emparelhadas, é presença fundamental em procissões religiosas, cantorias, desafios de repentistas e emboladores. Viola e violão se encontram e conversam em um rico cenário musical. Historicamente, o violão é identificado com o aspecto urbano, enquanto a viola, restrita ao universo interiorano, portanto, caipira. Esse espetáculo busca dissolver essas fronteiras postas e ressaltar a complementaridade sonora entre o violão e a viola caipira.

O tutor do projeto é Guilherme Cruz  (MS), produtor musical e técnico de áudio formado pelo Musicians Institute, Hollywood, (California). Atualmente Guilherme mora em São Paulo onde trabalha no seu estúdio, o Aerolito, além de acompanhar como músico, o cantor e instrumentista sul-mato-grossense Almir Sater em seus shows por todo o Brasil.

PROGRAMAÇÃO DE QUINTA-FEIRA (07)

08h30 às 12h30 - III SEMINÁRIO DANÇA TEATRO EDUCAÇÃO
OFICINA: "Coralidades Performáticas: Arte Corporal e Espaços Urbanos"
Ministrante: Marcos Bulhões
LOCAL: CENA 15

14h às 17h - III SEMINÁRIO DANÇA TEATRO EDUCAÇÃO
MESA TEMÁTICA: "Do Corpo na Educação e suas Ligações em Arte"
Coordenação mesa: Emyle Daltro – UFC
Profa. Dra. Lucia Matos – UFBA
Prof. Dr. Narciso Teles – UFU
Prof. Dra. Adriana Gehres – UFPE
LOCAL: Auditório Dragão do Mar

17h - I Mostra de Arte Porto Iracema - MOPI
Um espaço, outros espaços: experimentos cenográficos (orientação Yuri Yamamoto)
LOCAL: Sala de Teatro do Porto Iracema das Artes

18h - PERFORMANCE: "DÚBBIO" com VANILTON LAKKA (MG)
LOCAL: Teatro de Arena do Porto Iracema das Artes

18h30 - III SEMINÁRIO DANÇA TEATRO EDUCAÇÃO
EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIO: "LIMIARES", de Sandra Meyer 
LOCAL: Auditório do Porto Iracema das Artes

19h - EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIO "HÉLIO OITICICA"
Debate com o roteirista e diretor Cesar Oiticica Filho
DOC | 95 MIN  | COR | AUDIO DOLBY | BRAZIL | 2012
LOCAL: Sala 2 do Cinema do Dragão - Fundação

20h - I Mostra de Arte Porto Iracema - MOPI
SHOW MUSICAL:  Jornada de Violão e Viola, com MARCO FUKUDA E ALEX VASCONCELOS - Projeto selecionado no I Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes.
LOCAL: Teatro de Arena do Porto Iracema das Artes

SERVIÇO

Programação de aniversário do Porto Iracema - Em agosto no Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e entorno. Informações: www.portoiracemadasartes.org.br e 85-3219.5865.


Nenhum comentário: