Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 27 de maio de 2010

[SECULTFOR] 61º Salão de Abril termina dia 31 de maio em Fortaleza - CE

61º SALÃO DE ABRIL ENCERRA EXPOSIÇÃO COM VISITAS AGENDADAS

Educadores recebem alunos de escolas públicas, particulares e universidades, interessados em conhecer as obras do 61° Salão de Abril, na Galeria Antônio Bandeira. A exposição fica aberta até 31/05

Até o último dia de funcionamento, segunda-feira, 31 de maio, o 61º Salão de Abril, realizado pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe agendamento de visitas de alunos das escolas e universidades públicas e particulares.

Para fazer o agendamento, basta que o representante da instituição envie e-mail para agendamentosalaodeabril@gmail.com, informando o nome da instituição, o número (no máximo 50) e a faixa etária dos alunos, dia e horário da visita, assim como o contato para confirmação. “Três educadores no período da manhã e três à tarde estarão orientando e acompanhando os estudantes, para que eles recebam o máximo de informações sobre a arte contemporânea exposta no Salão”, disse Mariana Ratts, diretora da Galeria Antônio Bandeira. As escolas devem ser responsabilizar pelo transporte dos alunos.

Para a coordenadora de Artes Visuais da Secultfor, Maíra Ortins, o 61º Salão de Abril cumpriu seu papel de questionar e ser um lugar para a arte. “Primeiramente, o Salão de Abril retornou à sua data de origem e contribuiu para o reconhecimento, por parte da classe artística, de um dos mais antigos salões do País. A edição deste ano contou com um número significativo de artistas selecionados de todo o Brasil, o que reforça seu caráter nacional e sua relevância cada vez maior para a cena artística de nosso país”.

Salão Histórico: livro e exposição – A exemplo do que aconteceu na 60ª edição do Salão de Abril, em 2010 a mostra também refaz sua linha histórica, a tempo em que busca inovar e transitar em espaços alternativos para ganhar a cidade. Este ano, mesmo com o encerramento do circuito expositivo das obras selecionadas, haverá uma segunda etapa do 61° Salão de Abril, com a abertura do Salão Histórico, em setembro.

O artista plástico Herbert Rolim, que já participou diversas vezes do Salão e que integrou a bem sucedida geração dos anos de 1980, foi escolhido como curador da mostra histórica, coordenador de pesquisa e organizador do livro, que será publicado durante a exposição. O livro retrata as artes visuais cearenses e sua contribuição no cenário nacional, no período de 1980 a 2010.

Tanto a publicação quanto a exposição (que ocorrerá no Centro Cultural Banco do Nordeste), são frutos de minucioso levantamento de três pesquisadores, que se debruçaram, por seis meses, sobre o contexto político, social e cultural da época e sua influência direta ou indireta sobre o processo evolutivo das artes contemporâneas no Ceará e no Brasil. “Não dá para dissociar, por exemplo, o Movimento das ‘Diretas, já!’ da pintura. A ideia é ir relembrando a história e vendo como ela interferiu na arte contemporânea no Ceará e, principalmente, como esta arte local contribuiu e se inseriu, pouco a pouco, no cenário nacional, através das diversas edições do Salão de Abril”, adianta Herbert Rolim.

Serviço

61º Salão de Abril - Visitas espontâneas e agendamento de visitas até 31 de maio.

Contato para agendamento: agendamentosalaodeabril@gmail.com

Funcionamento (exceto feriados): De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados, das 9h às 17h.

Local: Galeria Antônio Bandeira – (Rua Conde D’Eu, 560, Centro – antigo Mercado Central – Fortaleza/CE)

Mais informações: Maíra Ortins – Coordenadora de políticas para as Artes Visuais da Secultfor/Organizadora do 61° Salão de Abril: (85) 8891.2870 ou através do site: www.salaodeabrilfortaleza.com.br

Nenhum comentário: