Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 26 de maio de 2010

[Notícia] Atriz Rosamaria Murtinho é atração do programa radiofônico Conversando com Arte, da rádio Universitária FM de Fortaleza - Ce


ROSAMARIA MURTINHO é Atração do Conversando com Arte

A atriz, que esta semana apresenta em Fortaleza a peça Sopros de Vida, é entrevistada do programa de rádio patrocinado pelo Banco do Nordeste

Reconhecida em todo o país pelos 40 anos dedicados ao teatro e à televisão, a atriz Rosamaria Murtinho está em Fortaleza para apresentar o espetáculo Sopros de Vida. Esta é a primeira montagem brasileira de um texto do dramaturgo e roteirista inglês David Hare, conhecido pelo roteiro dos filmes "As Horas" e "O Leitor".

Sopros de Vida evidencia o talento de duas grandes divas de nosso Teatro: Rosamaria Murtinho e Nathália Thimberg estão em cena sob a direção do consagrado dramaturgo Naum Alves de Souza, em espetáculo que chegou a ganhar elogios até da temível Bárbara Heliodora, crítica considerada severa pelos que fazem teatro no Brasil.

A peça estreou em janeiro no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, onde fez aplaudida temporada e agora faz turnê pelas principais capitais do Nordeste.

A idéia central do espetáculo é um acerto de contas entre duas mulheres que durante 25 anos dividiram o mesmo homem. Amante e esposa frente a frente, preparadas para um grande duelo. O público aplaudiu, a crítica se sensibilizou e a produção de Hermes Figueiredo teve casa lotada durante três meses.

A montagem que será apresentada em Fortaleza é um dos temas da entrevista que vai ao ar no programa Conversando com Arte, pela Universitária FM, domingo, às 15h. O programa é patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil, tem produção do compositor Calé Alencar, que é um dos entrevistadores ao lado dos jornalistas Aurora Miranda Leão e Nélson Augusto.

Na entrevista, realizada no Rio de Janeiro, Rosamaria Murtinho fala sobre a escolha da profissão, sobre os anos de dedicação ao teatro e sua participação em diversas telenovelas, incluindo suas atuações nos espetáculos em homenagem a Chiquinha Gonzaga, Isaurinha Garcia e Frida Khalo, nos quais a atriz paraense encarnou essas notórias personalidades da vida real.

No Conversando com Arte, o público terá também oportunidade de ouvir músicas que embalam a memória afetiva da atriz, além de ter a chance de ouvir a própria Rosamaria interpretando um dos sucessos da lendária maestrina carioca Chiquinha Gonzaga, uma das grandes lutadoras em prol da abolição da escravatura e também do respeito aos direitos autorais.

O Conversando com Arte terá audição domingo, das 15h às 16h, e pode ser sintonizado pela Universitária FM - 107,9 MHz - ou ser acompanhado pelo www.radiouniversitariafm.com.br

Adorável Rosa na programação do Festival de Cinema de Jericoacoara

Adorável Rosa é o nome do documentário que a jornalista Aurora Miranda Leão idealizou para expressar sua admiração pela atriz Rosamaria Murtinho. Admiração que se transformou em amizade há 30 anos quando Aurora teve a oportunidade de conhecer a atriz pessoalmente.

Foi num dia de sol típico na capital cearense que Aurora marcou encontro com Rosamaria Murtinho no antigo aeroporto Pinto Martins, onde a atriz estaria à espera do ator Altair Lima, que vinha chegando do eixo Rio-São Paulo para apresentar a peça A Infidelidade ao Alcance de Todos (Lauro César Muniz), em Sobral. Do aeroporto, Rosamaria seguiria direto para o município cearense, onde a peça seria apresentada, e ali era o lugar onde poderia encontrar a jovem.

Esta então pediu ajuda ao irmão mais velho e lá foram os dois rumo ao aeroporto. Aurora levava um álbum, feito por ela mesma, repleto de fotografias da carreira da atriz. Ao começar a passar as páginas, a atriz descobriu fotos suas que ela mesma nunca tinha visto. Foi então que convidou Aurora para sentar com ela e juntas olharem o álbum. Daí pra frente foi só emoção: as duas foram às lágrimas e a atriz teve uma atitude surpreendente: disse à jovem - "Agora este álbum não é mais seu. Eu vou levá-lo pra mim e em troca eu vou lhe dar minha amizade para sempre". E assim foi.

São, portanto, 30 anos de amizade que o documentário celebra através do audiovisual. O trabalho já foi exibido em alguns festivais de cinema e no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, uma vez que faz parte da lista de filmes integrantes de projeto (apoiado pela instituição) através do qual obras audiovisuais recebem transcrição para permitir a acessibilidade de deficientes dos sentidos da visão e da audição.

A sinopse diz: Um olhar espontaneamente revelador sobre a atriz Rosamaria Murtinho evidenciando uma profissional competente, da linha de frente na constelação artística nacional ao mesmo tempo em que expõe uma mulher simples, espontânea, brincalhona, na qual convivem muito bem o lado refinado e elegante - experimentando modelos da griffe Lino Villaventura ou brincos do designer cearense Cláudio Quinderé - e um lado "gente como a gente" que mostra Rosamaria fazendo compras no mercado popular de Fortaleza, comendo caranguejo, brincando nos bastidores do teatro, sem medo de assumir suas dúvidas e temores.

Adorável Rosa é um curta-metragem de 20 minutos de duração, digital e colorido com trilha sonora do pianista Ricardo Bacelar, e será exibido dia 13 na programação do I Festival de Cinema Digital de Jericoacoara, seguindo-se de debate com sua realizadora.

O curta tem apoio do Complexo Vila das Artes (da Prefeitura de Fortaleza). do Núcleo de Produção Digital e do Banco do Nordeste do Brasil, parceiros em projeto ligado à Rede Olhar Brasil (Secretaria do Audiovisual/ Ministério da Cultura). responsáveis pela co-produção de Adorável Rosa.

Mais informações: www.auroradecinema.com.br

SERVIÇO

Programa Conversando com Arte

Onde: rádio Universitária FM 107,9 MHz

Dia e Hora: Domingo, 30, 15h

Atração: Rosamaria Murtinho

Nenhum comentário: