Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Lançamento] Biografia “Parsifal Barroso – um intelectual na política” será lançada no próximo dia 15 de maio


 
Iniciativa do Instituto Myra Eliane, livro foi escrito pelo jornalista e professor Luís Sérgio Santos

Professor, intelectual e político, José Parsifal Barroso foi uma das figuras mais marcantes do Ceará no século XX. Sua personalidade multifacetada acabou o tornando importante nessas três áreas. Assumindo a tarefa de trazer a memória dele à tona, o Instituto Myra Eliane lançará a biografia “Parsifal Barroso – um intelectual na política”. O livro, escrito pelo jornalista e professor Luís Sergio Santos e editado pela Escrituras Editora, se debruça em fatos marcantes da trajetória do cearense em 464 páginas. A biografia de Parsifal Barroso será lançada no próximo dia 15 de maio (terça), às 19 horas, na Livraria Cultura. A obra custa R$ 69,90.

O autor resgata a história de Parsifal Barroso retratando passagens importantes, como o a atuação como ministro de Juscelino Kubitschek, o mandato de governador do Ceará e produções intelectuais, como “O Cearense” e “Uma história da política do Ceará”. “Como tantos que deram sua contribuição à vida pública no Ceará e no Brasil, a narrativa da travessia de Parsifal tem sido regularmente adiada, relegada ou solenemente esquecida”, explica Luís Sérgio Santos.

A passagem pelo governo do Ceará, aliás, é um dos pontos com várias lacunas na historiografia do Estado. “Só para termos ideia disso, não é comum a narrativa cronológica se delongar nos governos Sarasate e Távora, ademais deletando o governo Parsifal entre um e outro”, complementa o autor. Foi Parsifal quem fez a costura política da "União pelo Ceará", a coligação heterodoxa que colocou no mesmo palanque históricos inimigos políticos e acabou por elger Virgilio Tavora governador do Ceará, em 1962.

Para o presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso, o legado de intelectual, que participou ativamente da política, precisa ser apresentado às novas gerações. “Parsifal Barroso sempre destacou a importância de se preservar a memória de um povo. Por isso, iniciamos o resgate da obra dele, quando relançamos ‘O Cearense’. Agora chegou o momento de retratar sua história em um justo e merecido reconhecimento”.

Coube ao presidente do Instituto do Ceará, ex-governador e ex-senador Lúcio Alcântara a tarefa de apresentar brevemente Parsifal. Para ele, as facetas de professor, intelectual e político revezaram a predominância em função dos diferentes papeis que Barroso assumiu ao longo da vida. “Católico fervoroso, homem de fé e crença, pautou sua vida na dignidade, na solidariedade e na profunda visão humana dos grandes problemas que afligem o mundo”, destaca.

Parsifal foi acima de tudo um apaixonado pelo Ceará. Homem à frente de seu tempo, levou essa paixão para cada espaço que ocupou, falando de seu povo na obra acadêmica, realizando o primeiro planejamento estratégico do Estado ou aglutinando faculdades no que seria o início da Universidade Estadual do Ceará. “Esta biografia de José Parsifal Barroso não se pretende definitiva, mas pretende colocar esse político na sua exata posição: altruísta, humanista, visionário, cearense. E, na dimensão de sua cearensidade, brasileiro. Universal”, complementa Luís Sérgio Santos.

Sobre Parsifal Barroso

José Parsifal Barroso nasceu em Fortaleza no dia 5 de julho de 1913. Era casado com Raimunda Olga Monte Barroso, com quem teve cinco filhos. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito do Ceará, atuou como advogado, professor, jornalista e político.

Exerceu importantes cargos na vida pública, como deputado classista (1936-1937), deputado constituinte (1945-1949), deputado federal (1951-1955 e 1971-1977), inistro do Trabalho (1956-1958), senador (1958-1959), governador do Ceará (1959-1963) e presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (1979).

Além de "O Cearense", Parsifal Barroso publicou diversas obras como Pedro, nosso irmão, Na casa do Barão de Studart, Um francês cearense (1973), e Senador Pompeu, um cabeça-chata autêntico (separata da Revista do Instituto do Ceará), Vivências Políticas e Uma história política do Ceará.

Era casado com Raimunda Olga Monte Barroso, com quem teve cinco filhos. Faleceu em Fortaleza no dia 21 de abril de 1986.

Lançamento do livro “Parsifal – um intelectual na política”

Data: 15 de maio

Horário: 19h

Local: Livraria Cultura (Av. Dom Luís, 1010 - loja 8 - Aldeota, Fortaleza - CE)

Preço: R$ 69,90 

Nenhum comentário: