Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Saúde] Iprede mantém ambulatório de obesidade infantil e aumenta a capacidade para atendimentos gratuitos

Conhecido pelo seu trabalho de combate à desnutrição infantil, o Iprede também tem se dedicado a cuidar de crianças com excesso de peso. Dados dos indicadores sobre o direito humano à alimentação adequada, divulgados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, apontam que na faixa etária de 5 a 9 anos o percentual de crianças com excesso de peso chega a 33,5%.

Por entender que a intervenção precisa ocorrer nos primeiros anos de vida, o Iprede mantém o Ambulatório de Prevenção e Tratamento da Obesidade Infantil e acaba de implantar o projeto Ação e Prevenção da Obesidade Infantil e Orientações (Apoio), ação garantida por projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC). Além do trabalho de educação alimentar, os pacientes têm à disposição uma equipe multidisciplinar formada por pediatra, nutricionista, profissionais de gastronomia, psicomotricista e educador físico, que trabalham de forma integrada desde o diagnóstico.

O aumento da obesidade infantil está associado a múltiplas razões, no entanto, a mudança nos hábitos alimentares é o principal fator de estímulo. A população mais carente, e com menor acesso à informação, lidera as estatísticas no que diz respeito à substituição dos alimentos tradicionais da cultura brasileira por dietas de alta densidade calórica (industrializados). Associada a essa mudança nutricional, há predominância de hábitos sedentários, já que as crianças trocaram as brincadeiras ao ar livre por mais tempo diante da televisão e dos jogos no computador.

Além da contribuição com a saúde das crianças, o trabalho do Ambulatório de Prevenção e Tratamento da Obesidade Infantil do Iprede ameniza o impacto na rede pública de saúde, já que conscientiza a população e estimula estratégias de prevenção. Portanto, quanto mais precocemente ocorrer a intervenção, mais cedo a criança poderá garantir uma fase adulta distante de complicações.

Para mais informações:
Atendimento ao público: Ambulatório de Prevenção e Tratamento da Obesidade Infantil do Iprede:  (85) 3218.4040

SERVIÇO:
Conheça o Instituto da Primeira Infância (Iprede)
Rua Professor Carlos Lobo, 15, Cidade dos Funcionários – Fortaleza / CE

Telefone: (85) 3218.4040

Nenhum comentário: