Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Projeto] Trabalho social de 34 anos do Projeto Vidança pode acabar por falta de recursos

Crianças e adolescentes carentes atendidos pelo projeto Vidança – Cia. De Dança do Ceará estão temerosos por seu futuro. A entidade, que atua em bairros da periferia de Fortaleza há 34 anos, está enfrentando dificuldades financeiras e com poucos recursos para manter as atividades. Desde 1981, a entidade realiza seus trabalhos sob a forma de ensino e criações cênicas em dança. Por ano, participam das atividades 150 alunos, entre adultos, jovens e crianças.

Além de construírem suas histórias pessoais como artistas, o grupo de bailarinos, coletivamente, expandem suas criações e estudos continuados, ao mesmo tempo que contribuem para o sonho das crianças do bairro operário da Vila Velha, além dos bairros circunvizinhos do Jardim Iracema e Goiabeiras. Esta ação dá continuidade ao trabalho que a Cia. Vidança realizou com as crianças e adolescentes das classes populares residentes nos arredores do Sesi na Barra do Ceará, sob a direção, sempre, da coreógrafa Anália Timbó.

VILA VELHA - A Cia. Vidança mantém, há mais de três décadas, um trabalho de ensino da dança às crianças e adolescentes no Vila Velha, bairro periférico situado em região de mangue. Na tentativa de incorporar as referências populares do lugar, foi implantado, em 2000, um grupo de ensino de capoeira, cujo curso é ministrado por monitores da própria comunidade.

O curso atinge os adolescentes que se voltam para a arte da dança e da música, dentro dos cânones da capoeira e da percussão. As mães das crianças recebem cursos específicos que envolvem o fazer prático da composição de espetáculos, uma vez que a tradição primeira do lugar remete às mulheres para as artes manuais e viso-plásticas. Tem-se buscado atuar com as mães e adultos vinculados a estes adolescentes, também, com cursos de consciência corporal, além de proporcionar-lhes momentos de vivência em dança, mediados pelos próprios adolescentes e crianças.

SERVIÇO:

Vidança

Endereço: Avenida L, 402, Conjunto Nova Assunção – Vila Velha
(próximo ao Liceu da Vila Velha)

Informações IPREDE: Jennifer Pereira: (85) 8746.3755​

Nenhum comentário: