Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 12 de maio de 2015

Projeto] Terceira etapa do Projeto Longitudes acontece em Quixeramobim até 16 de maio



O Projeto “Longitudes – Programa de Formação e Expansão do Festival Ponto.CE” chega à sua terceira etapa. Dessa vez, a região que recebe a programação será o Sertão Central do Ceará. Até 16 de maio, população do município de Quixeramobim poderá participar da programação, que faz parte das atividades da nona edição do Festival Ponto.CE que, em 2015, está sendo realizada durante todo o ano. Com patrocínio da Coelce e da Oi e apoio cultural do Governo do Estado e do Oi Futuro, desde o mês de dezembro de 2014 acontecem diversas atividades como shows, espetáculos de dança e exibição de vídeos das edições anteriores e cursos. Logo em seguida, o projeto finaliza em Pacajus, de 18 a 20 de maio. Específico para formação, o “Longitudes” contempla as três linguagens presentes no universo do festival: música, dança e audiovisual. Na Quixeramobim, as atividades acontecerão no Sesc Ler.

O “Longitudes” é uma ação de formação interdisciplinar entre essas quatro cidades cearenses. A primeira a receber o programa foi Fortaleza. A dinâmica coleção de tecnologias das mídias exige um profissional que entenda e transite por processos verificados na diversidade de plataformas, e em visibilidades e acessos simultâneos, como as web-tvs, web-rádios, os videoclipes, vídeo-dança, os softwares sociais e as demais opções que são disponibilizadas pelas ágeis conquistas do setor. 

O agente da cultura contemporânea está em processo contínuo de transformação, seja pelas diversas ações que desempenha - quando ao mesmo tempo é músico, produtor, roteirista, técnico de som, comunicador, dançarino, videomaker etc -, seja pela própria necessidade de sobrevivência dentro do mercado criativo. Dentro dessa necessidade de mercado e dos vastos ambientes tecnológicos ligados às linguagens artísticas, o “Longitudes” é uma valiosa fonte de aprendizado e de possibilidades de trocas.

Planejamento técnico em eventos para produtores; Videoclip – da idéia ao youtube; Intervenção Urbana – Corpopaisagem; e Elaboração de projetos estão entre os temas que serão abordados nessa terceira etapa do programa de formação e expansão do Festival Ponto.CE. Os cursos serão ministrados por Bebeco Baltuduonis, Alinne Rodrigues, Igor Miná, Marcelle Louzada e Helena Barbosa.

Ementas dos cursos:


•          Planejamento Técnico em Eventos para Produtores. Tem por objetivo introduzir conceitos de infraestrutura e elétrica para shows e espetáculos. Abordará tipos de palcos, tipos de sonorização, iluminação e planejamento elétrico.  Elaborado de uma forma dinâmica para que os participantes possam entender e esclarecer dúvidas em relação ao assunto

•          Videoclip - Da ideia ao Youtube. Como montar um setup básico para gravação em casa sem gastar muito. Dicas de captação e mixagem /Videoclipe: da ideia ao YouTube /Tudo o que você precisa saber para produzir um videoclipe da sua própria banda.

•          Intervenção Urbana – Corpopaisagem. Esta oficina pretende trabalhar a relação existente entre corpo e espaço a partir da vivência urbana, intencionando a construção de paisagens deslocadas de seu sentido cotidiano. Através de atividades envolvendo dança, improvisação e jogos de composição, intenciona-se a ampliação do repertório corporal de cada participante, oferecendo-lhe suporte para composição em tempo real. Espera-se desenvolver um processo criativo associado à troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades entre os envolvidos no processo, promovendo reflexões acerca do modo como se processam as noções de corpo, cultura, ambiência e cidade.

•          Elaboração de Projetos. A oficina tem por objetivo principal apresentar ferramentas para elaboração de projetos, instrumentalizar artistas e produtores culturais para proposição de projetos para editais de financiamento direto. Serão abordadas questões como: tipos e modelos de editais disponíveis, formas de organização para inscrição, conceitos sobre a elaboração, formatação e gestão de projetos culturais.


Cronograma

- De 11 a 13 de maio:

14 às 17 horas - Videoclip -  Da ideia ao Youtube
19 às 22 horas - Planejamento Técnico para Produtores

- De 14 a 16 de maio:
14 às 17 horas - Intervenção Urbana - Corpopaisagem

-15 a 16 de maio - Elaboração de Projetos
Dia 15: 19 às 22 horas
Dia 16: 10 às 12 horas e 14 às 17 horas

SERVIÇO
Projeto “Longitudes – Programa de Formação e Expansão do Festival Ponto.CE”
Dias: 11 a 16 de maio de 2015
Local: Sesc Ler - Quixeramobim
Rua Quatorze de Agosto, Centro

Informações: (85) 3021.7186

Nenhum comentário: