Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Teatro] "BR-Trans", com Silvero Pereira, é eleito o Melhor Espetáculo pelo público do 21° FNT






Com patrocínio da Oi e apoio do Oi Futuro o Festival terminou na noite de sábado em Guaramiranga

Depois de oito dias de programação, terminou na noite de sábado (13) o  21° FNT - Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga. "BR-Trans", do coletivo artístico As Travestidas, foi eleito o Melhor Espetáculo na opinião do júri popular, dentre as nove peças participantes da Mostra Nordeste. O nome do vencedor foi anunciado na solenidade de encerramento, realizada no Teatrinho Rachel de Queiroz. O grupo recebeu o troféu Beija-Flor e R$ 5 mil.

Com direção de Jezebel De Carli e Silvero Pereira, texto e atuação também de Silvero Pereira, "Br-Trans" é resultante de um processo de pesquisa cênica desenvolvido pelo através do Edital Interações Estéticas 2012 (FUNARTE/MINC), em residência no SOMOS Pontão de Cultura LGBT (POA/RS) e idealizado pelo ator cearense dentro do Coletivo Artístico As Travestidas, do Ceará, em compartilhamento com outros profissionais das Artes Cênicas do Rio Grande do Sul. Tendo como interesse temático o universo de travestis, transexuais e artistas transformistas, a pesquisa atua na perspectiva do Teatro enquanto instrumento de transformação social e, também, da Arte Transformista enquanto legítima linguagem cênica e manifestação própria da Cultura LGBT.

Criado a partir de fragmentos de vida reais, coletados através de conversas com travestis, transexuais e transformistas da cidade de Porto Alegre, o espetáculo traz à cena histórias sobre exclusão e violência, presentes no cotidiano desta população, vivenciados de norte a sul deste país. Entretanto, subvertendo estas tristes histórias, a obra vai além ao abordar narrativas de superação e transformação.

O 21° FNT é uma realização da AGUA - Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, com apoio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura (Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006) e Funarte. Apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, via Secretaria da Cultura e Turismo e SESC/CE. Apoio cultural do Oi Futuro e Patrocínio da Oi. A programação completa pode ser consultada em www.fntguaramiranga.com.br.

Nenhum comentário: