Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 20 de julho de 2010

[Teatro - Ce] Fortaleza recebe o VII FECTA - Festival de Esquetes da Companhia Teatral Acontece


Do açúcar a Pimenta


Sapatinhos


Fortaleza vê entrar em cena, de 21 a 31 de julho, o VII FECTA - Festival de Esquetes da Companhia Teatral Acontece. Este ano, o FECTA apresenta 52 esquetes com mais de 40 grupos de teatro, mais uma extensa programação para o público. O tema do regionalismo ganha espaço no evento, com a homenagem ao Grupo de Teatro Experimental de Cultura.

Pela primeira vez, o Festival toma dimensão nacional, após seis anos de realização local com as melhores companhias teatrais cearenses. Além de ter sido laureado com um recurso federal de incentivo a eventos culturais - com o Prêmio Areté, da Secretaria da Cidadania Cultural, do Ministério da Cultura (Minc) -, em 2010, companhias de teatro também de fora do Estado encenam seus espetáculos.

Vai se apresentar na mostra competitiva o Grupo Consuarte, do Cabo de Santo Agostinho (PE), com o esquete “Os Seminaristas”; e na mostra paralela, com o esquete “Lição de Segurança”. O Grupo Labirinto, de São Paulo (SP), apresenta o esquete “Strangenos”, na mostra competitiva. Para compor o júri das mostras e ministrar a oficina de dramaturgia, o FECTA 2010 recebe também a dramaturga Jhaíra, que coordena o projeto de promoção da língua portuguesa "Com a palavra", com o apoio das universidades inglesas King´s College e Regent´s College.

O Festival de Esquetes surgiu em 2004, como resposta a uma demanda local de artistas e de público. O objetivo é fomentar a produção teatral cearense. No decorrer de suas edições, foi conquistando o público cearense e expressividade no cenário artístico local.

Este ano, serão onze dias de programação, envolvendo um grande cortejo de abertura pelas ruas do Centro da Capital; encontro entre realizadores de festivais de esquetes e grupos de teatro, mostras competitiva e paralela, oficinas, além da tradicional festa de encerramento “Infectando”, que acontece no anexo do Theatro José de Alencar (TJA).

A mostra competitiva do FECTA vai acontecer no Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar, nos dias 23, 24, 25, 26, 29 e 30, das 18 horas às 22 horas; no palco sob a passarela do Dragão do Mar, no dia 28, também das 18 horas às 22 horas. O Auditório do Dragão do Mar vai receber a Mostra Paralela do festival nos dias 26, 27, 28, 29 e 30, das 15 horas às 17h30min.

O FECTA conta o patrocínio também da Secretaria Estadual da Cultura do Ceará (Secult-CE), por meio do Fundo Estadual da Cultura (Fec); do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da Fortes Informática.

VII Fecta – Festival de Esquetes da Companhia Teatral Acontece - De 21 a 31 de julho de 2010
Ingresso Mostras Competitivas: R$ 4 (inteira), R$ 2 (meia), só na bilheteria do Dragão do Mar
Todo o restante da programação tem entrada gratuita.

> Internet:
Blog: http://fectacta.blogspot.com/      Twitter: @VII_Fecta      email: cacacta@yahoo.com.br


Vitrine de talentos
A ideia inicial do FECTA é do diretor-geral do evento, o arte-educador Almeida Júnior. Juntamente com a atriz e arte-educadora Tarciana Castelo Branco, além de Wallace Rios (ator e iluminador), desenvolveu o projeto para a primeira edição do Festival em 2004, no Teatro Morro do Ouro. Já no ano seguinte, o evento contou com a participação de grupos do Interior do Estado.

A partir de 2006, os integrantes da CTA (Companhia de Teatro Acontece) passam a fazer parte da comissão organizadora, sob a coordenação de Almeida Júnior.  Essa edição contou com uma mostra especial de humor. Em 2007, o FECTA inovou com uma mostra de esquetes de rua.

Em função da demanda, o cenário muda na quinta edição. O Teatro Morro do Ouro não comportava o evento. O palco do Teatro Sesc Emiliano Queiroz passou a receber as apresentações. A partir de 2009, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura torna-se parceiro e torna-se mais um local de realização do festival.

A Cia Teatral Acontece objetiva realizar a melhor de todas as edições do Festival em 2010. Aproveitem!

Programação
> Cortejo. Concentração será no Theatro José de Alencar, às 8h30min, dia 21 de julho. O cortejo percorrerá: Rua 24 de Maio; Av. Duque de Caxias; Rua Floriano Peixoto com encerramento na Praça do Ferreira. Cerimônia de abertura da sétima edição do FECTA com a participação de todos os grupos selecionados para as mostras competitiva e paralela, além dos grupos com espetáculos em cartaz em Fortaleza. O intuito é a divulgação do Festival e dos espetáculos nas ruas do Centro para incentivar o consumo cultural.

> Encontro. O Encontro será realizado no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (SEBRAE-CE), na Av. Monsenhor Tabosa, nos dias 22 e 23 de julho, a partir das 9 horas. Palestra e mesa redonda sobre a importância de festivais de esquetes para a fomentação artística e sobre a cadeia produtiva do teatro. Contará com a presença de organizadores, acadêmicos, gestores culturais e grupos teatrais.

> Mostra Competitiva: Serão apresentados no palco do Teatro Dragão do Mar e no espaço Rogaciano Leite Filho a partir das 18 horas, concorrendo ao Trofeu João Andrade Joca e premiações em determinadas categorias. São esquetes selecionados pela curadoria do Festival composta por Mário Jorge Maninho; Anderson Márcio Mendes e Leuda Patrício Bandeira.
> Mostra Paralela. Serão apresentados no Auditório Dragão do Mar a partir das 15 horas, concorrendo a premiação do júri popular. São esquetes selecionados pela curadoria do Festival composta por Mário Jorge Maninho; Anderson Márcio Mendes e Leuda Patrício Bandeira para a programação alternativa.
> Oficinas. Serão realizadas no turno da manhã, das 8 horas às 12 horas. Como parte do fomento ao teatro, o FECTA 2010 oferece quatro oficinas dentro de sua programação. Os interessados podem escolher entre as oficinas de Clown ou Técnicas Circenses com o Grupo Garajal; Elaboração de projetos Culturais.
> Infectando: Festa de encerramento do Festival para a solenidade de entrega dos troféus e premiações. A confraternização entre os artista ocorrerá na Praça Mestre Pedro Boca Rica (Anexo ao Theatro José de Alencar), na noite do dia 31 com intervenções artísticas, forró pé-de-serra e DJ.

Companhia Teatral Acontece
A Cia. Teatral Acontece (CTA) surgiu no dia 16 de Julho de 2002, com o objetivo de gerar oportunidade aos novos atores e novos arte-educadores. Realizou várias atividades para a classe teatral e a comunidade, além do FECTA:

- CITA - Curso de Iniciação Teatral Acontece - criado em julho de 2002 - que já formou, até 2009, 15 turmas de atores; uma em Baturité, uma em Pacajus, uma em Horizonte e doze em Fortaleza;
- CONARCE - Confraternização dos Artistas Cearenses - criado em dezembro de 2003 - que valoriza e integra os artistas de todo o Estado do ceará através do PRÊMIO CITA e integra a classe artística;
- Jornal bARTEdores - que circulou de 2003 a 2005 - com informação a todos os Artistas do estado do Ceará;
- Jornal da CTA - Informativo das atividades da Cia. Teatral Acontece e dos eventos realizados pela classe artística do Estado do Ceará, que circulou de 2006 a 2008.
- Inaugurou em 2008 a Casa do Artista Cearense Acontece-CACA com espaços para ensaios, formação, leitura e informática.
Espetáculos montados

“Nordeste Independente” - 2002
“Uma Viagem a São Saruê”, “A Princesinha Acontece” e “A Maldição das Bruxas” - 2003
“O Eclipse” e “O Casamento da Chapéu” - 2004
“Nos Olhos da Alma” - 2005
“O Homem do Sol no Céu da Boca”, “A Escada de Jacó”, “Emilia Quer Ser Princesa” e “Onde Canta a Jandaia” - 2006
“A Gata Borralheira”, “Filé com Fritas ao Vinagrete” - 2007
“As Filhas da Glória” - 2008
“Pecatorium, o auto dos 7” - 2009
“O Casamento de Adão e Eva” - 2009
“Estrelinha” - 2009
“Peter Pan” – 2009

Teatro Experimental de Cultura
À frente do grupo Teatro Experimental de Cultura está o autor Walden Luiz que, desde 1962, mantém uma relação de amor e produção com o teatro cearense. Walden também se destaca como ator, figurinista e cenógrafo. Ele faz parte de um regionalismo todo próprio e tende para a comédia de costumes utilizando uma linguagem acessível que provoca o riso. Marcus Miranda, o Praxedinha, também colaborou com o grupo, participando principalmente como diretor em alguns espetáculos. Entre as produções artísticas estão:
A Moça e o Bode: História que pode se passar em qualquer cidade onde haja gente desocupada, fuxico e inveja. Conta a trajetória de um bode milagroso que surge para ajudar a ingênua Maria do Socorro que está caindo na língua das fofoqueiras.
As Filhas da Glória: Retrata a situação de um cabaré interiorano ameaçado pelo repúdio da sociedade por essa classe social e pela especulação imobiliária. Esse espetáculo também foi montado pela Cia Teatral Acontece, em 2008.
O Eclipse: A peça conta de forma bem humorada, porém abrindo espaço para uma tomada de consciência, a história de uma eleição no interior com corrupção, demagogia e conchavos. O Eclipse também foi montado pela Cia Teatral Acontece, em 2004.
Irreverência Moleque: Retrata o modo de vida do cearense, acostumado a enfrentar as controvérsias com seus próprios meios. Walden Luiz junta histórias verídicas e outras prováveis de veracidade mostrando os costumes e modos de agir dos freqüentadores de bares, praças, enfim, de quem vive e ama a Fortaleza à sua maneira.
O Padre e o Podre: Fruto de pesquisa entre o povo e de consulta a diversas obras, o espetáculo focaliza estórias baseadas em fatos vividos pela gente simples do sertão. Uma visão do mundo místico e pitoresco, pobre, atingido pela miséria, mas rico em excentricidade e folclore.
No repertório de Walden Luiz ainda estão outros espetáculos, como “A Feira”; “Metamorfose”; “Espanta Gato”; “Fortaleza de cabo a rabo”.

Nenhum comentário: