Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 22 de julho de 2010

[Eventos - CE] Programação cultural gratuita da Prefeitura de Fortaleza

DIA 22 – QUINTA
QUINTA CULTURAL\\
O projeto Quinta Cultural, que tem como característica a aproximação de diversas linguagens artísticas em uma mesma noite no Mercado dos Pinhões, recebe nesta semana o Grupo Escuta de teatro e música, apresentando o espetáculo Jogueiros: Guerreiros Novos.  

O espetáculo conta a história do Bairro Pici e as histórias de vida das pessoas do lugar. Um casal de retirantes lutando contra a seca, uma menina que conta um pouco da base velha do pici, uma mulher que espera seu amado, um louco que constrói as casas do bairro, o conflito de um neto e seu avô e dois irmãos que discutem sobre o amor da mãe, sobre frei Tito e a juventude de agora.

O espetáculo também reconstrói a trajetória de formação artística do Grupo Escuta. No palco atores e bonecos, numa concepção que passeia pelas formas mambembes e pela graciosidade dos elementos da cultura popular, vai tecendo, de forma cênica e poética, alguns momentos dessa história, a partir do olhar da juventude do Escuta, que há seis anos protagoniza um processo de formação: trabalho e estudo em arte, por meio da experiência dos círculos de cultura brincantes – um projeto de arte e educação

O Grupo Escuta atua na arena do teatro e da música. O repertório musical do grupo é mais chegado nas músicas populares, como ciranda, coco, maracatu, bois, reisados, xote e baião. O grupo busca fazer uma fusão entre musica e teatro nas suas apresentações, com a brincadeira de boi, brincadeira de coco e outras brincadeiras populares. Apresenta a animação de musicas com poesias e a brincadeira do Mateus e Catirina, personagens arquétipos da Cultura Popular Nordestina. Recentemente o grupo gravou um CD com musicas de domínio publico e músicas autorais, compostas em parceria com Ângela Linhares e a colaboração de diversos músicos amigos convidados. Teatralmente, o grupo produz espetáculos para palco e rua. Destacam-se como produções atuais para rua o espetáculo Mateus e Catirina nas Rodas de Rua, que nasce do desejo de ligar personagens como Mateus e Catirina, característico dos espetáculos de boi, com a realidade das periferias de Fortaleza. 

A cada quinta-feira, o Quinta Cultural, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), fortalece sua posição como palco de todas as artes e coloca o Mercado dos Pinhões no centro da política de recuperação e requalificação dos espaços públicos abraçada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Serviço
Quinta Cultural. Dia 22, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli - Centro), a partir das 18h30.

DIA 23 – SEXTA
SOL MAIOR\\
O projeto Sol Maior, que leva atrações diversas ao Passeio Público, recebe nesta sexta-feira La Coquine e sua seleção de música para o pé do ouvido.

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

CHORINHO NO MERCADO\\
Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o nosso chorão referencial, o Macaúba. 
O show do dia 23 é com o Regional Cordas que Falam, grupo que existe desde 1997 e, com a atual formação, há oito anos. Formado por Fernando do Pandeiro, Luis José no cavaquinho, Márcio Ramalho no violão de sete cordas, Manuel Guerreiro no violão de seis cordas e Saraiva do Bandolim, o Cordas que Falam executa pérolas do gênero, incluindo grandes nomes do choro no repertório. 

Serviço
Chorinho no Mercado - Dia 23 show com Cordas que Falam, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

DIA 24 - SÁBADO
SOL MAIOR\\
O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (24), a partir das 12h30, o músico Gugu do Cavaco, tocando seu repertório de chorinho, com a participação do grupo ArtChoro.

Julio Cesar Izidorio, conhecido como Gugu do Cavaco, iniciou seus estudos no cavaquinho ainda criança. Desde 1998 toca profissionalmente com grandes solistas como Carlinhos Patriolina, Macaúba, Luizinho Calixto, além de participação em shows de grupos de samba como Grupo Nobreza e Além da Razão entre outros. Atualmente, é integrante do grupo de Chorinho ArtChoro formado no início de 2009 que teve como grande incentivador o saudoso Zé Renato. O grupo Artchoro tem uma proposta diferenciada de interação com o público, trazendo as histórias e curiosidades que fazem parte da concepção das músicas e de seus compositores.

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

DIA 25 – DOMINGO
PIQUENIQUE NO PASSEIO PÚBLICO\\
Um lanche fora de casa com ares bucólicos. A toalha xadrez vermelha no chão, bolos, sucos, frutas, sanduíches e a família reunida. Gostou da ideia? Que tal reunir a família e os amigos para um programa que, cada dia mais, é esquecido? O piquenique é uma atividade tão fácil de preparar quanto de se apreciar. E ainda mais de for no Passeio Público, praça mais antiga e arborizada da Cidade que agora abre seus portões aos domingos pela manhã para mais esta novidade. O Passeio Público, com suas árvores centenárias, quiosque, bancos e chafariz, está aberto a mais essa troca afetiva e simbólica. Aproveite a dica e organize um saboroso encontro, regado a brisa, mar e cantos dos passarinhos.

Neste domingo, 25, a atração é Linda Mascarenhas, a boneca contorcionista, do Circo Tropical. 

Serviço
Piquenique no Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n, Centro - ao lado da Santa Casa de Misericórdia). Todos os domingos, a partir das 9h. Informações: 8766-5633.

PROJETO ENSAIO ABERTO \\
Todos os domingos, sob as árvores centenárias do Passeio Público, a mais antiga praça da Cidade, artistas e coletivos realizam ensaios abertos de seus trabalhos em desenvolvimento nas diversas linguagens artísticas, seja na música (samba, chorinho, afoxés, maracatus, forró, entre outros), no teatro ou na dança.

Neste domingo, ensaio é da companhia Zumbart de Arte e Cultura, que parte da busca pela diversidade de uma proposta estética aliada à ideia de pesquisar movimentos de capoeira e o seu contexto histórico. O projeto Ensaio Aberto é um elogio ao encontro e ao intercâmbio de experiências entre artistas que começam a maturar novas ideias e projetos, atraindo um público também interessado nos processos artísticos.          

Serviço
Projeto Ensaio Aberto – Todos os domingos, a partir das 15h30, no Passeio Público
(Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro)

DOMINGO DA LIBERDADE \\
Todos os domingos é dia de dançar e tocar os ritmos do afoxé no Parque da Liberdade (Parque das Crianças). Religiosamente, o Afoxé Oxum Odolá ensaia no local, das 15h às 18h, com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), através da Coordenadoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Coppir). O Domingo da Liberdade, como o encontro foi batizado, é aberto a quem quiser dançar, cantar, tocar os instrumentos (agogôs, tantans, agbês e atabaques) e conhecer melhor o toque Ijexá. O Afoxé Oxum Odolá foi fundado em 2009 pelo Instituto de Difusão da Cultura Afrobrasileira (Indica), como forma de celebrar a cultura e a religiosidade negras e reverenciar a orixá Oxum, mãe das águas doces e da música, orixá da beleza, do amor, do ouro e dos rios.

Serviço
Domingo da Liberdade - Ensaio aberto do Afoxé Oxum Odolá. Todos os domingos, das 15 às 18h, no Parque da Liberdade (Parque das Crianças). Maiores informações: (85) 8811.8798 e 8712.2873.

FORRÓ NO MERCADO\\
Todos os domingos, o Mercado dos Pinhões é o lugar mais indicado da cidade para quem quer ouvir os legítimos representantes do forró pé-de-serra. É que lá acontece o projeto Forró no Mercado, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). No próximo domingo, 25, o show será com o sanfoneiro Zé de Manu. 

Com uma carreira de 52 anos, Zé de Manu nasceu José Tomás Sobrinho no Sítio Varzinha, zona rural de Cedro, na região Centro-Sul do Ceará. Ganhou o apelido do pai, o agricultor, Manoel Tomás de Aquino, conhecido por Manu.

Zé de Manu cedo descobriu vocação para a música. Aos seis anos de idade, dividia o tempo entre a escola, o trabalho na roça e os instrumentos musicais. O jovem instrumentista recebeu o apoio do pai e da mãe, Maria Gonçalves Bezerra. Aos 12 anos, foi presenteado com um banjo e, poucos meses depois, começou a aprender violão. Antes, aos 9 anos de idade, acompanhava nas andanças o tio Joaquim Gonçalves (Jaca) que tocava fole de oito baixos, animando as festas, então conhecidas por sambas, nos sítios da região sertaneja.

Zé de Manu recebeu forte influência musical da família. O interesse pela sanfona surgiu aos 14 anos, quando o tio Jaca comprou uma sanfona de 80 baixos. Pouco tempo depois ganhou do pai uma sanfona semi-nova, de 48 baixos, que lhe custou o trabalho de uma safra de algodão. Aos 16 anos de idade firmou em definitivo parceria com a sanfona. Até hoje não largou o acordeon. A relação entre o músico e o instrumento tornou-se uma paixão enraizada.

Na cidade de Cedro, participou do conjunto Tabajaras, que no repertório incluía jazz e músicas de orquestra. As partituras vinham do Rio de Janeiro e as composições eram decifradas e ensaiadas sob a orientação do maestro, Zé Pretinho. Tocou com Luiz Gonzaga e por sete anos participou das festas no Parque Asa Branca, em Exu. Foi um dos artistas que recebeu de presente do rei do Baião uma sanfona.

Serviço
Forró no Mercado com Zé de Manu, dia 25, a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

Nenhum comentário: