Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 22 de julho de 2010

[Festas – CE] Tradição e originalidade: Kbra da Peste e Clementino Moura fazem shows no Kukukaya

Muito xote, xaxado e baião. O fim de semana será de muito arrasta-pé no Kukukaya, casa de shows que se destaca no cenário local pelo compromisso assumido com as raízes e tradições culturais do Ceará. Na sexta (23), a festa fica por conta dos meninos da Kbra da Peste. Já o sábado é de Clementino Moura, considerado um dos melhores sanfoneiros do Ceará.

Apesar da pouca idade, os rapazes da Kbra da Peste sabem exatamente a que vieram. Com a musicalidade no sangue, herdada do pai baterista e da mãe pianista, Jonathan, Thiago, Roberto Júnior e Matheus fazem questão de mostrar em seu trabalho a mais forte expressão cultural do Nordeste, sobretudo do Ceará: o forró.

O caminho musical dos irmãos vem de uma persistente história de amor à música, que se iniciou quando seus pais lhe presentearam com uma sanfona, um zabumba e um triângulo. Mas, o grupo teve início como uma brincadeira: os meninos tocavam em reuniões familiares, até terem a primeira oportunidade de se apresentarem em público. A partir de então, resolveram encarar a banda com profissionalismo - passo para dado para a aceitação do público e o reconhecimento.

Com seis anos de estrada, a principal característica dos Kbra da Peste é fazer um som de qualidade, passeando por mestres da música nordestina até nomes que fazem o forró hoje, incluindo composições autorais. Qualidade musical, irreverência e muito charme dos rapazes são características marcantes da banda. Não à toa, eles vêm ganhando espaço no mercado nacional, se apresentando em programas como Jornal Hoje e Faustão (Rede Globo).

No sábado, a alegria forrozeira fica sob a batuta de Clementino Moura. Nascido na pequena cidade de Capistrano, onde morou toda sua infância, ele cresceu em contato com acordeon, devido aos grandes músicos da região. Para entrar no universo musical foi só uma nota: tocar acordeon era uma extensão de tudo que vivera. E daí para se tornar compositor, lançando mão da poesia típica da vida e da paisagem locais, como a estação da estrada de ferro que ligava o Cariri e o Riachão, foi um ‘dedilhar’.

Sempre tocou com desenvoltura e, devido a isso, fez várias apresentações em várias casas noturnas e clubes de Fortaleza e em algumas cidades do Ceará. O talento de Clementino também é responsável pela iniciação de Otílio Moura, seu irmão, na carreira musical. Para Otílio, Clementino sempre foi inspiração e aprendizado.

Programação
DIA 23
Zé de Manu
Kbra da Peste
Bob Araújo

DIA 13
Vanin do Acordeon
Clementino Moura
Bob Araújo

Serviço
Shows de Kbra da Peste e Clementino Moura no Kukukaya (Av. Pontes Vieira, 55, Dionísio Torres). Dias 23 e 24, respectivamente. Informações: (85) 3227.5661.

Nenhum comentário: