Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

AGOSTO] Parceria público-privada agiliza realização de cirurgias cardíacas em Fortaleza

 


No Hospital São Camilo Fortaleza, 50 pacientes já foram operados por meio do projeto 

O Hospital São Camilo Fortaleza iniciou este ano uma parceria público-privada com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, para a realização de um projeto de cirurgias cardíacas em pacientes do SUS. Em três meses, foram realizados 50 procedimentos, alcançando um resultado positivo, com baixo tempo de permanência hospitalar. 

Claudia Regina Fernandes, coordenadora do Bloco Operatório do Hospital São Camilo Fortaleza, diz que o destaque é para a média de seis dias de internação, o que é muito positivo em procedimentos de alta complexidade como estes.  

O coordenador da Cardiologia no São Camilo, Rafael Macêdo, explica que este tempo reduzido se explica pelo fato de o hospital ter adotado medidas para otimizar os processos, como planilha de acompanhamento, avaliando o tempo de internação, protocolos pré e pós-operatórios, otimização de fluxos no centro cirúrgico e UTI. “Chegamos a ter pacientes com quatro dias de internação, mesmo naqueles potencialmente graves, com quadro de obesidade, hipertensão, entre outros”, afirma o médico.  

Esta parceria, segundo Macêdo, é positiva para todos os envolvidos. “Nos fortalece como referência em cirurgia cardiovascular e melhora nossos fluxos internos, nosso know-how e experiência. Para o Hospital de Messejana, foi um grande apoio, pois representou o fim da fila de espera, e para a população, que está sendo atendida, representa a solução de um problema de saúde”, diz. 

Além da participação dos médicos Cláudia Regina e Rafael Macêdo, o projeto realizado no Hospital São Camilo conta com equipe multidisciplinar, tendo o médico Roberto Lôbo como cirurgião cardíaco; e o médico Mozart Rolim como coordenador da Terapia Intensiva. O projeto foi idealizado pelo secretário de Saúde, Dr. Cabeto.  

Nenhum comentário: