Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Beleza] Do degradê ao clássico: homens assumem vaidade e aquecem o crescente mercado das barbearias


 

Responsável por 30% do faturamento do setor da beleza, homens se rendem às tesouras em barbearias que movimentam a economia com espaços cada vez mais descolados e cheios de identidade.

Barbaterapia, pigmentação, penteado, hidratação e alisamento. O leque de serviços oferecidos vai além dos tradicionais desenhos simples de barba ou corte de cabelo. A figura do homem moderno exige mais e conquista um espaço totalmente segmentado para os interesses estéticos deles. O ramo das barbearias tem evoluído e prosperado muito nos últimos anos, assim como todo o setor de beleza masculina. Segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o segmento de saúde, beleza e bem-estar teve crescimento médio de 10% na última década, chegando a atingir um faturamento de R$100 bilhões, sendo que 30% do faturamento ao ano vem do público masculino.

Essa constante no crescimento se reflete no aumento de serviços especializados. Antes estabelecimentos onde eram feitos somente cortes de barba e cabelo, hoje as barbearias oferecem serviços especializados com ambientes modernos que proporcionam o bem-estar, a descontração e até o lifestyle representado pela escolha do corte.

Um mercado para apostar

Em passos contrários à crise, o segmento das barbearias caminha contra a recessão econômica do Brasil. O antigo segmento encontrou uma maneira de ganhar novas vertentes e mais dinheiro numa economia que rasteja. Tal lucratividade atraiu profissionais de outras áreas para o investimento, como o caso dos amigos Ruberval Arruda, 26, estudante de engenharia ambiental e João Meneleu, 32, publicitário, que hoje administram a Seu José barbearia, localizada na zona oeste de Fortaleza. “Apesar de atuarmos em ramos completamente divergentes ao da beleza, tínhamos em comum o desejo de empreender. Ao buscar entender a realidade do mercado mais ‘seguro’ para um investimento, percebemos a força do crescimento das barbearias dentro de um cenário econômico desfavorável e, ao mesmo tempo, ainda não absurdamente explorado na cidade. Fizemos cursos, buscamos profissionais capacitados, apostamos numa estrutura com espaço para lazer, e tem dado muito certo. Nossa proposta era reunir tudo que homem gosta”, conta Ruberval.

Vintage e atual

O mercado está, sem dúvidas, se desenvolvendo a todo vapor. A aposta tem sido em ambientes modernos, atrativos e com identidade própria que vão da estrutura ao vestuário dos profissionais. “Nós queríamos unir o clássico ao moderno. Começando do nome da barbearia. Resolvemos investir em uma estrutura ampla, clean, com instalações elétricas aparentes. Criar um ambiente para reunir os amigos, ouvir música, tomar cerveja, jogar conversa fora e ainda cuidar do visual”, ambienta João.

Outra forma de oferecer comodidade aos clientes é a disposição de um aplicativo mobile para agendamentos de serviços e programa de fidelização na barbearia, otimizando o tempo e evitando o uso de papel, cumprindo também com sua responsabilidade ecológica.
Dos tradicionais aos mais ousados

Cortes e de penteados mais pedidos nas barbearias e apostas para 2018.

Social: este penteado é ótimo para homens de cabelo liso, cacheado e até crespo. O desenho dele é perfeito para quem trabalha em um lugar mais formal e precisa seguir uma linha mais clássica! Nas laterais e na parte traseira, o volume é menor e, depois, ele cresce sutilmente no topo e na parte frontal.

Degradê: o cabelo curto com degradê está entre os cortes de cabelo masculino em alta para 2018. Este tipo de crop tem o comprimento perfeito para criar uma forma na sua cabeça: o estilo skin fade nas laterais cresce sutilmente até o topo e também na altura da testa. Este estilo é perfeito para homens que querem seguir um visual mais leve mas, mesmo assim, querem continuar estilosos.

Textura e fios mais longos: neste corte, você pode diminuir o tamanho dos os na parte inferior da cabeça e jogar o restante do cabelo por cima, como se a franja caísse para o lado. Porém, tome cuidado: esse tipo de corte só fica legal se você for um homem que tem muito cabelo.

Undercut: é o corte que deixa os fios bem baixos nas laterais da cabeça, às vezes até raspados com a máquina, e mais volume de cabelo em cima da cabeça. Normalmente é feito com degradê no tamanho dos fios. David Beckham e Brad Pitt estão entre os primeiros a adotar esse corte.

Razor part: Inspirado em cortes populares das décadas de 30 e 40, traz as laterais mais curtas aparadas com máquina ou navalha e a parte de cima da cabeça com fios mais longos. O diferencial é o risco da navalha em um dos lados, que marca a divisória de para onde o cabelo será penteado.Está entre os preferidos dos jogadores de futebol.

Slicked back: Mais adotado por homens com cabelos lisos, o corte traz como principal característica o cabelo penteado para trás, com o cabelo aparado dos lados e comprido em cima.É fundamental o uso de um finalizador, como gel ou pomada, para fixar o penteado.

Não para de crescer

De acordo com números revelados pela Euromonitor International, empresa de pesquisa que monitora o setor de beleza em 80 países, o mercado brasileiro de cuidados pessoais para homens tende a seguir com um belo desempenho. Nos últimos cinco anos, o setor de beleza masculina dobrou e deve continuar crescendo 7,1% ao ano até 2019, quando deve se tornar o maior mercado do mundo na categoria, movimentando US$ 6,7 bilhões em vendas.















Serviço:

Endereço: Avenida Jovita Feitosa, 2170 - Parquelândia.

Telefone: (85) 3393-3230

Site: http://seujosebarbearia.com.br/

Instagram: @seujosebarbearia

Facebook: Seu José Barbearia


Nenhum comentário: