Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 25 de junho de 2016

Oficina] Nas quintas-feiras, 23 e 30/6, tem oficina de danças da Guiné na Vila das Artes

 
Dança inicia com as jovens, mostrando sua beleza junto a um espelho, em seguida, os homens as tiram para dançar, em dupla, e mostrar a beleza de suas mulheres ao público

A Vila das Artes, em parceria com a Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira), em Redenção (CE), oferta especialmente, nos dia 23 e 30/6 a Oficina de Danças da Guiné, da etnia Mandjaco, às 19h30. A ação faz parte do projeto “Performances da Cultura Afrodescendente – Diálogos Estéticos da Capoeira”, programa de extensão do professor Ricardo Nascimento, da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira), em Redenção (CE).

A oficina, aberta ao público, será ministrada pelo guineense, Manuário Nunes, estudante do Bacharelado em Humanidades da UNILAB e integrante do projeto do professor Ricardo Nascimento.

A formação visa trazer um pouco dos movimentos dessa dança que pertence a um grupo étnico, situado ao norte da Guiné-Bissau, na África, em uma região chamada Cacheu. É uma dança feita em duplas, em que as jovens iniciam seus movimentos, mostrando sua beleza junto a um espelho. Em seguida, os homens podem retirar as jovens para dançar, em dupla, e mostrar a beleza de suas mulheres ao público.

O projeto Diálogos Estéticos da Capoeira – Performances da cultura afrodescendente  tem como objetivo destacar o potencial performático da cultura africana e afrodescendente como forma expressiva, detentora de valores éticos e estéticos que podem ser utilizados por outras expressões artísticas. As oficinas de dança e percussão são parte do calendário anual do projeto e pretendem expandir-se a outras práticas culturais de países africanos.
Toda terça e quinta, o professor Ricardo Nascimento ministra aulas de capoeira na Vila das Artes, abertas ao público.

Sobre o dançarino
Manuário Nunes Correia é um natural da Guiné-Bissau, estudante do Bacharelado em Humanidades da UNILAB, em Redenção, e integrante do projeto Performances da Cultura afrodescendente.

Serviço:
Oficina de Danças da Guiné – Projeto Diálogos Estéticos da Capoeira – Performances da cultura afrodescendente
Professor: Manuário Nunes
Quando: 23 e 30 de junho de 2016
Horário: 19h30
Onde: Vila das Artes (24 de Maio, 1221. Centro)
Mais informações: Ricardo Nascimento - professor da Unilab

Email: ricardonascimento@unilab.edu.br

Nenhum comentário: