Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 12 de junho de 2015

FÓRUM] Fórum discute sustentabilidade e gestão de resíduos sólidos



A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas no local no dia do evento, dia 15. Os participantes terão direito a certificado online


Soluções práticas para a gestão ambiental das cidades serão discutidas durante o Fórum Estadual de Gestão Pública em Resíduos Sólidos, na próxima segunda-feira, 15 de junho, das 8h às 20 horas. O evento será realizado no auditório do Sebrae, na Praia de Iracema, com a participação de gestores públicos, movimentos sociais, iniciativa privada e meio acadêmico. Entre os temas, serão abordados os avanços e desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), as experiências na gestão de resíduos, a inclusão social, a logística reversa e os acordos setoriais.  

O evento é uma realização da Fundação Demócrito Rocha, juntamente com O POVO e a rádio O POVO CBN FM 95.5. O coordenador técnico do fórum, João Martins, destaca que, desde 2010, foi instituída a PNRS, e as prefeituras precisam adaptar o lixão para aterros, criar uma infraestrutura de aproveitamento e separação do lixo seco do úmido e promover a inclusão social dos catadores. A palestra magna será do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

O grande avanço da PNRS é prever a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, defende o diretor de operações de Serviços Ambientais do Grupo Marquise, Hugo Nery, que estará no painel “Avanços e Desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos”.

Também participa do painel a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma), Águeda Muniz. De acordo com ela, atualmente é realizada a coleta de aproximadamente 100 toneladas de resíduos por mês em Fortaleza, que são destinados a três centros de triagem públicos: Bonsucesso, Ascajan e Planalto Universo. Ela cita como avanços a parceria da secretaria com a Rede de Catadores e o diálogo intersetorial.

A secretária do Meio Ambiente de Crateús, Márcia Andrade, participará do painel “Experiências de Gestão da Política Nacional de Resíduos Sólidos”. Ela vai compartilhar os resultados positivos do Programa de Coleta Seletiva que foi implantado em 2012 e hoje atende 75% da cidade e 50% da zona rural. O programa tornou-se referência no País e ganhou o prêmio nacional Cidade Pró-Catador.

Sustentabilidade -  O professor e consultor de sustentabilidade Dalberto Adulis participa do painel “Resíduos no Caminho da Sustentabilidade” e discutirá a destinação adequada dos resíduos e a reinserção na cadeia produtiva, a chamada economia circular. “A reciclagem movimenta cerca de R$ 12 bilhões por ano, mas o Brasil ainda perde outros R$ 8 bilhões por não reaproveitar os resíduos que são destinados aos lixões ou aterros controlados”. Ele destaca ainda que o descarte correto dos resíduos sólidos é fundamental para evitar uma série de prejuízos ao meio ambiente e à população, como a poluição visual, do solo, do ar e do lençol freático, além de danos à saúde humana.

Texto: Cristina Fontelene



Serviço:
Fórum Estadual de Gestão Pública em Resíduos Sólidos
Inscrições podem ser realizadas no site www.fdr.com.br/residuossolidos
Entrada franca

Nenhum comentário: