Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Concurso – CE] COMIDA DI BUTECO 2014



O concurso acontece simultaneamente em 16 cidades brasileiras. Em Fortaleza participam 20 botecos.

Mais Amor e mais Boteco, Por favor! Com esse manifesto à alegria, o Comida di Buteco abre nesta sexta-feira, 11 de abril, a temporada da cozinha de raiz. O Concurso, que completa 15 anos, acontece simultaneamente em 16 cidades brasileiras, somando 388 receitas inéditas. Com essa dinâmica a ideia é fazer de abril e maio os meses da cozinha de boteco no Brasil. O TEMA do petisco em 2014 é LIVRE e a criatividade é larga! Em Fortaleza, a quarta edição do concurso acontece até o dia 05 de maio, com a participação de 20 botecos.

DINÂMICA DO CONCURSO - Essa é a eleição do melhor boteco da cidade. Cada participante cria um petisco para concorrer. O público e um corpo de jurados tem que visitar os botecos e votar no local. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados de 1 a 10, a HIGIENE, o ATENDIMENTO, a TEMPERATURA DA BEBIDA e o  PETISCO (que leva 70% da nota). O voto do júri vale 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 16 cidades.

AS CIDADES - O Comida di Buteco 2014 acontece nas seguintes cidades: Em MG: Belo Horizonte, Montes Claros, Ipatinga, Poços de Caldas, Uberlândia e Juiz de Fora. Em SP: São Paulo capital, Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Belém (PA), Manaus (AM), Salvador (BA).

EM FORTALEZA - O Comida di Buteco chega à quarta edição em Fortaleza, com 20 botecos apresentando novas receitas de deliciosos petiscos! Desses 20, 15 são veteranos no concurso e 5 participam pela primeira  vez. São botecos diversos, com estruturas bem particulares, alguns mais novos, outros já tradicionais, modernos ou rústicos, em bairros nobres ou mais populares, mas todos com uma característica em comum: são verdadeiros botecos, com o dono à frente, comandando tudo, da cozinha ao atendimento, e cuidando para que a bebida seja sempre gelada, o tira-gosto saboroso e que os botequeiros sintam-se em casa!

OS VETERANOS:  
·                    ALPENDRE - Petisco: Carne de Sol ao Forno
·                    BAR CHÁ DA ÉGUA - Petisco: Feijão Verde à Bar Chá da Égua
·                    BAR DO CIÇO - Petisco: Tatu Bola´s
·                    BAR DO HELANO - Petisco: Bacalhau desfiado à moda do Helano
·                    BAR DO PAPAI - Petisco: Surpresa do Papai
·                    BAR O CAMOCIM - Petisco: Parece mas não é
·                    BIROSCA DA FARRA - Petisco: Baião na farra
·                    FLÓRIDA BAR - Petisco: Carneiro guisado
·                    KASA KAIADA - Petisco: Baião de cinco Kasa Kaiada
·                    KINA DO FEIJÃO VERDE - Petisco: 100% Nordestino
·                    NOITE A FORA - Petisco:  Guga Noite a Fora
·                    PONTO DE LUZ - Petisco: Tulipa verde
·                    PRIMEIRA PÁGINA - Petisco: Bolinho nordestino
·                    SUVACO DE COBRA - Petisco: Fidalgo
·                    TRONCO DO GAÚCHO - Petisco: No Ceará é assim

OS NOVATOS:
·                    BADUBEL - Petisco: Bolinho ao Bel
·                    BESOURO VERDE - Petisco: Feijão do BV
·                    FEIJÃO MARAVILHA - Petisco: Feijão Maravilha
·                    O ASSIS - Petisco: Carne do sol com macaxeira
·                    SENHOR BAR - Petisco: Camarão do Chefe

O COMIDA DI BUTECO

Criado em 2000, o Concurso tem a missão de TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAÍZ, fazendo do BOTECO uma EXTENSÃO DE SUA CASA, e estimular os pequenos estabelecimentos às novas criações, cumprindo assim, um importante papel de fomento à cultura gastronômica de boteco e desenvolvimento do setor. Concurso pioneiro nesse universo é um dos maiores responsáveis por legitimar o boteco como um importante ícone da cultura e gastronomia do Brasil.

São 15 anos de histórias de vidas transformadas pela força de um evento que mobiliza milhões de pessoas, em várias cidades do Brasil, em volta das mesas dos botecos. Uma trajetória marcada por muita criatividade, envolvimento do público, geração de empregos, e mais de 380 receitas novas a cada edição. Já inscreve um legado à cozinha brasileira e ainda ganha mais força ano a ano, se consolidando como plataforma sócio-econômica em cada uma das cidades onde é realizado.

TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ:

Plataforma de desenvolvimento sócio-econômico - Graças à sua dinâmica e formato, estimulando a visitação aos botecos participantes, o concurso alavanca o desenvolvimento do boteco e do próprio setor como um todo. A mensuração de resultados realizada pela organização aponta, ano a ano, crescimento do impacto na cadeia produtiva relacionada.
Um bom exemplo da influência positiva proporcionada pelo Comida di Buteco em Fortaleza é o bar O Camocim, localizado no Centro da cidade e participante do concurso desde a primeira edição na capital cearense, em 2011. Simples e modesto, o bar funcionava há anos com uma estrutura não muito adequada na cozinha e (até então) um único banheiro. O quesito HIGIENE do concurso foi um fator incentivador para a reforma do local, com nova cozinha e novos banheiros. Os resultados foram comprovados nas edições seguintes do Comida di Buteco: Em 2012, com a conquista de mais clientes "botequeiros", o bar foi o que mais vendeu caipirinha, sendo premiado pela patrocinadora Ypióca. No ano seguinte a conquista foi ainda maior, sendo eleito o segundo melhor boteco e ainda teve sua caipirinha considerada a melhor dentre os concorrentes.

O PERFIL DOS BOTECOS ESCOLHIDOS

O Comida di Buteco escolhe para participar os botecos classificados pela realização do concurso como “ESPONTÂNEOS", que são aqueles boteco em que o proprietário, obrigatoriamente, administra o negócio; sua história e seu dia a dia comungam com a identidade do dono, que na maioria das vezes conta com a força de trabalho de mais pessoas da sua família.

O boteco espontâneo não faz parte de uma rede ou franquia de marca. Vários botecos que participam são muito tradicionais, tendo de existência, grande parte da própria vida de seus donos.  Alguns passaram de pai pra filho, avô para neto. E tem aqueles que são mais recentes, mas com alma de boteco tradicional e espontâneo. Já nasceram com ótima relação com sua vizinhança e seguem fazendo tradição mesmo com menos tempo de existência. São todos estabelecimentos que tem na sua espontaneidade uma marca que os torna únicos e portanto, especiais. O que vale é que tenha cozinha boa, a cara do dono e alma de boteco.

PATROCINADORES

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam no seu valor como plataforma de desenvolvimento de suas marcas.

Realizado em todo o país pela COMIDA DI BUTECO PRODUÇÕES GASTRONÔMICAS, o Concurso tem como apresentadores oficiais em Fortaleza a Ypióca, tradicional marca de cachaça que desde a primeira edição na cidade, 2011, está no Concurso, e o Mastercard, cartão de crédito que atende a consumidores, pequenas e grandes empresas em 210 países. Tem como patrocinadores as marcas Lay´s e Tridente. É uma promoção da TV Globo via TV Verdes Mares e tem o apoio de: Doritos, Philadelphia, jornal Diário do Nordeste, Ribeiro Lago, ABRASEL e SENAC. A apuração dos votos em todas as cidades participantes é da Vox Populi.

NÚMEROS do COMIDA DI BUTECO

 Ao longo de 15 anos o Comida di Buteco alcançou:
·                    Mais de 2 milhões de votos
·                    Mais de 1.5 milhão de tira-gostos vendidos, apenas no período do evento
·                    Mais de 100 milhões de mídia espontânea
·                    Mais de 15 milhões de pessoas impactadas diretamente pelo concurso
·                    Mais de 1000 botecos impactados

Números do Comida di Buteco 2013
·                    Botecos participantes: 380

·                    Votos do público: 480 MIL

·                    Empregos gerados: 3.600

·                    Tira-gostos vendidos: 380 MIL

·                    Cadeia de valor impactada: 81 MILHÕES

·                    37 MIL TURISTAS


SERVIÇO
COMIDA DI BUTECO 2014 em FORTALEZA - De 11 de abril a 05 de maio em 20 botecos de Fortaleza. Site: www.comidadibuteco.com.br.
Redes Sociais: www.facebook.com/comidadibuteco. www.twitter.com/_comidadibuteco. www.instagram.com/_comidadibuteco. www.foursquare.com/_comidadibuteco.

Nenhum comentário: