Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

[Exposição – CE] Galeria Antônio Bandeira inaugura a exposição Terra dos Posseiros de Deus

Abertura da mostra é dia 9/11, às 18h. Exposição segue em cartaz até dia 11/12

Patativa do Assaré voa em versos e prosas. Suas obra e vida servem de inspiração para poesias, composições musicais, filmes, repentes, cordéis e biografias. E para os educadores da Aprender Editora serve também para inspirar obras de artes visuais. O resultado desse trabalho, que também une as áreas de linguagens e códigos (leitura e escrita), pode ser apreciado na Galeria Antônio Bandeira, equipamento mantido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), na exposição “Terra dos Posseiros de Deus”, que entra em cartaz dia 9/11 e segue até o dia 11/12.
A exposição propõe um mergulho no universo da arte como canal aberto às construções e ampliações da corporeidade, das subjetividades, das referências imagéticas e estéticas relacionadas ao homem-terra e ao dia a dia que se compõe, incessantemente, à medida que deslocamos e decodificamos nossos sonhos e ações. O cotidiano sob olhares poéticos e pueris serve de roteiro para esse trabalho, cujas linguagens estéticas, extraídas do poeta Patativa do Assaré, servem de terreno para as proposições dos trabalhos.
Sob curadoria da artista Eunice Siebra, a mostra reúne as áreas de arte e educação. “Compreendendo a educação como ponte irrefutável ao desenvolvimento de uma sociedade, ampliar competências e habilidades se mostra indispensável a todo e qualquer projeto de cidadania. Ativar o pensamento crítico, analítico e criativo é uma meta constante, cujas fronteiras se desfazem quando as possibilidades se agigantam”, diz a curadora.
A Galeria Antônio Bandeira é um espaço de difusão cultural que existe há mais de 30 anos e traz no nome uma homenagem a Antônio Bandeira, artista cearense considerado referência na pintura abstracionista. Há alguns anos, o espaço recebe o mais importante salão de artes do Ceará, o Salão de Abril, além de exposições de vários artistas locais, nacionais e internacionais. A Galeria Antônio Bandeira também foi palco de eventos como a II Bienal Internacional Ceará de Gravura. O espaço oferece visitas guiadas por educadores e, a partir de mediações culturais, busca provocar o desenvolvimento de um olhar crítico e sensível às artes visuais.

Serviço:
Exposição “Posseiros da Terra de Deus” – Galeria Antônio Bandeira (Rua Conde D’Eu, 560 – Centro / Centro de Referência do Professor), de 9/11 a 11/12. Horário de visitação: segunda à sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h Visitas guiadas podem ser agendadas pelo telefone (85) 3105.1403.

Nenhum comentário: